As notícias
Deixando para trás uma trilha negra de fumaça, ele se dirigiu para sudeste, na esperança de poder retornar a Pisa. Quando ele se viu em Piacenza, um forte cheiro de gasolina invadiu a cabine e os controles começaram a parar de responder. A pressão do óleo caiu repentinamente. O motor ficou louco. Então ele parou abruptamente. Ele havia chegado na Ponte dellìOlio. O piloto saltou com o pára-quedas e pousou em segurança no campo "Batù" afundando em meio metro de neve fresca ... "
(Retirado de: "Piacenza, uma cidade no tempo", volume 2, de Roberto Mori e Lucia Galeazzi, Edizioni Tip.Le.Co., 1998)
P-47 Thunderbolt
A história do que aconteceu
Josino Maia de Assis
O P-47 Thunderbolt caiu em janeiro de 1945 em Castione di Ponte dell'Olio foi pilotado pelo piloto Tenente Josino Maia de Assis , nascido em 27 de junho de 1919 em Bage (Brasil).
Às 07h50 do dia 29 de janeiro de 1945, do aeroporto de Pisa San Giusto, decolaram dois esquadrões formados por quatro P 47-D cada: o “Vôo Verde” comandado pelo tenente Josino Maia de Assis e composto pelos pilotos Costa, Meira e Perdigão; e o outro esquadrão, denominado "Red Flight", comandado pelo tenente Lafayette com os pilotos Wanderley, Keller e Meneses. Os oito caças-bombardeiros tinham a tarefa de bombardear um depósito de combustível nas proximidades de Piacenza e metralhar quaisquer colunas alemãs avistadas movendo-se ao norte de Piacenza em direção a Milão ... Assis completou a missão com sucesso, mas na fase de retorno, provavelmente na zona de Piacenza foi feito o sinal de vários disparos antiaéreos que o obrigaram, na Ponte dell'Olio, a pular de pára-quedas para se salvar. Sua aeronave, o P 47-D 28-RE, número de série 4419661, caiu alguns quilômetros ao sul do país ... Ele pousou em segurança não muito longe e logo foi feito prisioneiro pelas tropas alemãs que o enviaram após alguns dias para a Alemanha . Ele permaneceu no campo de prisioneiros alemão até o final de abril de 1945, quando os americanos vieram para libertá-lo. O avião, o que restou, foi recuperado sob o controle da milícia RSI, mas alguns guerrilheiros locais conseguiram, sem serem vistos, desmontar uma metralhadora a bordo e escondê-la em uma casa de fazenda próxima para recuperá-la mais tarde. A metralhadora Assis ficou muito tempo escondida sob uma pilha de madeira ... foi encontrada décadas depois durante uma reforma do prédio. Sua aeronave, o P 47-D 28-RE, número de série 4419661, caiu alguns quilômetros ao sul do país ... Ele pousou em segurança não muito longe e logo foi feito prisioneiro pelas tropas alemãs que o enviaram após alguns dias para a Alemanha . Ele permaneceu no campo de prisioneiros alemão até o final de abril de 1945, quando os americanos vieram para libertá-lo. O avião, o que restou, foi recuperado sob o controle da milícia RSI, mas alguns guerrilheiros locais conseguiram, sem serem vistos, desmontar uma metralhadora a bordo e escondê-la em uma casa de fazenda próxima para recuperá-la mais tarde. A metralhadora Assis ficou muito tempo escondida sob uma pilha de madeira ... foi encontrada décadas depois durante uma reforma do prédio. Sua aeronave, o P 47-D 28-RE, número de série 4419661, caiu alguns quilômetros ao sul do país ... Ele pousou em segurança não muito longe e logo foi feito prisioneiro pelas tropas alemãs que o enviaram após alguns dias para a Alemanha . Ele permaneceu no campo de prisioneiros alemão até o final de abril de 1945, quando os americanos vieram para libertá-lo. O avião, o que restou, foi recuperado sob o controle da milícia RSI, mas alguns guerrilheiros locais conseguiram, sem serem vistos, desmontar uma metralhadora a bordo e escondê-la em uma casa de fazenda próxima para recuperá-la mais tarde. A metralhadora Assis ficou muito tempo escondida sob uma pilha de madeira ... foi encontrada décadas depois durante uma reforma do prédio. caiu alguns quilômetros ao sul do país ... Ele pousou em segurança não muito longe e logo foi feito prisioneiro pelas tropas alemãs que o enviaram após alguns dias para a Alemanha. Ele permaneceu no campo de prisioneiros alemão até o final de abril de 1945, quando os americanos vieram para libertá-lo. O avião, o que restou, foi recuperado sob o controle da milícia RSI, mas alguns guerrilheiros locais conseguiram, sem serem vistos, desmontar uma metralhadora a bordo e escondê-la em uma casa de fazenda próxima para recuperá-la mais tarde. A metralhadora Assis ficou muito tempo escondida sob uma pilha de madeira ... foi encontrada décadas depois durante uma reforma do prédio. caiu alguns quilômetros ao sul do país ... Ele pousou em segurança não muito longe e logo foi feito prisioneiro pelas tropas alemãs que o enviaram após alguns dias para a Alemanha. Ele permaneceu no campo de prisioneiros alemão até o final de abril de 1945, quando os americanos vieram para libertá-lo. O avião, o que restou, foi recuperado sob o controle da milícia RSI, mas alguns guerrilheiros locais conseguiram, sem serem vistos, desmontar uma metralhadora a bordo e escondê-la em uma casa de fazenda próxima para recuperá-la mais tarde. A metralhadora Assis ficou muito tempo escondida sob uma pilha de madeira ... foi encontrada décadas depois durante uma reforma do prédio. Ele pousou em segurança não muito longe e logo foi feito prisioneiro pelas tropas alemãs que o enviaram para a Alemanha depois de alguns dias. Ele permaneceu no campo de prisioneiros alemão até o final de abril de 1945, quando os americanos vieram para libertá-lo. O avião, o que restou, foi recuperado sob o controle da milícia RSI, mas alguns guerrilheiros locais conseguiram, sem serem vistos, desmontar uma metralhadora a bordo e escondê-la em uma casa de fazenda próxima para recuperá-la mais tarde. A metralhadora Assis ficou muito tempo escondida sob uma pilha de madeira ... foi encontrada décadas depois durante uma reforma do prédio. Ele pousou em segurança não muito longe e logo foi feito prisioneiro pelas tropas alemãs que o enviaram para a Alemanha depois de alguns dias. Ele permaneceu no campo de prisioneiros alemão até o final de abril de 1945, quando os americanos vieram para libertá-lo. O avião, o que restou, foi recuperado sob o controle da milícia RSI, mas alguns guerrilheiros locais conseguiram, sem serem vistos, desmontar uma metralhadora a bordo e escondê-la em uma casa de fazenda próxima para recuperá-la mais tarde. A metralhadora Assis ficou muito tempo escondida sob uma pilha de madeira ... foi encontrada décadas depois durante uma reforma do prédio. foi recuperado sob o controle da milícia RSI, mas alguns guerrilheiros locais conseguiram, sem serem vistos, desmontar uma metralhadora de bordo e escondê-la em uma casa de fazenda próxima para recuperá-la mais tarde. A metralhadora Assis ficou muito tempo escondida sob uma pilha de madeira ... foi encontrada décadas depois durante uma reforma do prédio. foi recuperado sob o controle da milícia RSI, mas alguns guerrilheiros locais conseguiram, sem serem vistos, desmontar uma metralhadora de bordo e escondê-la em uma casa de fazenda próxima para recuperá-la mais tarde. A metralhadora Assis ficou muito tempo escondida sob uma pilha de madeira ... foi encontrada décadas depois durante uma reforma do prédio.
Josino Maia de Assis a bordo de seu P-47, durante uma missão
O relatório do não retorno
Cópia do relatório diário do 350º Grupo, onde consta a perda da aeronave pilotada por Assis
Pesquisa de campo
Com pacientes pesquisas de anos, realizadas em sua maioria por Luigi e Cristiano, em novembro de 2013 o GRAC, com a ajuda indispensável do Sr. Giancarlo Anselmi, identifica a área do acidente. A área indicada por Anselmi é bastante extensa, entre matas e campos, e as duas saídas feitas até agora não deram muitos frutos. Abaixo estão as fotos do último lançamento, em 22 de dezembro de 2013, e do artefato "de aspecto aeronáutico" encontrado.
O dia da descoberta
Sábado, 25 de janeiro de 2014: de volta a campo, é a quarta saída com os instrumentos, em busca do avião de Assis, sempre acompanhados por Giancarlo Anselmi e desta vez também por Remo Repetti, que presenciou o fato e nos indica com precisão da área do acidente. Depois de um tempo os instrumentos indicam a presença de peças de alumínio e ... o avião que permanecera no subsolo por setenta anos "reaparece". Abaixo estão momentos da pesquisa e as peças encontradas.
Outra saída e outros artefatos encontrados
26 de janeiro de 2014: outra busca realizada esta tarde nos permitiu encontrar outros artefatos e deu novas notícias sobre o acidente. O avião ou parte dele pegou fogo, como evidenciado pelos vários fluxos de material metálico encontrados na área de impacto ...
Fundições de metal
Pedaço de metal fundido
Entrevista com Augusto Rizzi
O Sr. Augusto Rizzi era criança na época do evento, mas os acontecimentos extraordinários que aconteceram naquele período ficam indelevelmente gravados em sua memória e suas memórias ainda são frescas, claras e precisas. Aqui está o testemunho ... (Entrevista com Luigi Buratti)
A perseverança infalível de Arrigo Arrigo
trouxe à tona outras descobertas interessantes do avião ...
A intervenção das "tropas blindadas" do AircrashPo
15 de março de 2014, hoje nossos amigos Luca e Stefano Merli do grupo de pesquisa cremoneense "AircrashPo" vieram ao campo de "Assis" e com seus instrumentos, muito mais performáticos que os nossos, fizeram uma "sonoridade" em profundidade. Os instrumentos detectaram sinais fortes em pelo menos dois lugares. Luca e Stefano presumem que partes substanciais do avião de Assis podem estar próximas a esses sinais. Mas para poder inspecionar a uma profundidade de 3-6 metros seria necessária uma escavadeira, a assistência das autoridades competentes e não menos a permissão dos proprietários ...
Abaixo estão algumas fases da pesquisa e alguns achados encontrados ...
Entrevista com Giancarlo Anselmi
Giancarlo Anselmi viu Assis se jogar para fora do avião em chamas sobre a Ponte dell'Olio, 29 de janeiro de 1945 ....(Entrevista por Luigi Buratti)
Ouça Pua!
"Senta a Pua" foi o grito de guerra do 1º Grupo de Caças Brasileiro (1º Grupo de Aviacion de Caza enquadrado no 350º Grupo de Caças da USAAF) na Segunda Guerra Mundial. O significado deste lema foi traduzido de várias maneiras: "Vamos"; "Greve"; "Entrando"; "Hit'em Hard"; "Sem medo" ... Quando o 1º Grupo de Caças chegou à Itália "Senta a Pua" era o lema da guerra brasileira e as aeronaves P-47 eram decoradas com essa insígnia. O 1º Grupo Brasileiro de Voo de dezembro de 1944 até o final do conflito operou a partir do aeroporto San Giusto, em Pisa.
Assis em Tarquinia
Esta foto foi tirada no aeroporto de Tarquinia no final de 1944, retrata alguns pilotos brasileiros: da esquerda para a direita, Ten. Coelho, Ten. Meira, Ten. Assis, Capit. Lagares, Tenente Rui e Tenente Perdigeo. Foto tirada de www.forgottenairfields.com