18.11.21

Os Temíveis Atiradores da Antiguidade

Os atiradores das Baleares eram procurados por mercenários


Os atiradores baleares em ação (Imagem: zen.yandex.ru )

magine que você está de pé em uma parede, segurando sua lança e olhando para a floresta próxima. Algo assustou um bando de pássaros. De repente, um soldado próximo a você grita em agonia e desmaia, com sangue jorrando de seu pescoço. Você imediatamente se agacha. Bem a tempo, porque uma pequena bala acabou de passar por cima de sua cabeça.

Você está sendo atacado por atiradores.
Os atiradores das Baleares trouxeram morte invisível aos antigos campos de batalha
Representação artística do lançador das Baleares (Imagem: Wikimedia Commons )

Os atiradores baleares lançaram balas que atingiram uma velocidade de 160 quilômetros por hora (cem milhas por hora). Eles podiam atingir seus oponentes a uma distância de 400 metros (1.300 pés), mas eram mais mortais a uma distância de 120 metros (400 pés).


Um atirador experiente pode dar sete tiros por minuto.

Eles carregavam três tipoias, uma na cabeça, uma na cintura e a terceira nas mãos. Diferentes estilingues foram usados ​​para atingir alvos em diferentes distâncias. Quanto mais comprida a tipoia, maior a distância que ela poderia cobrir.


Um exemplo de uma tipoia e balas de tipoia (Imagem: Pinterest )

Eles fabricavam as balas para fundas de pedra, chumbo ou argila.

Algumas balas de funda tinham buracos para emitir um som de zumbido, que lembrava uma vespa agitada. Essa era uma forma antiga de guerra psicológica.

Freqüentemente, as balas continham inscrições e imagens. As mais comuns eram as imagens de um raio, uma cobra ou um escorpião. Algumas balas tinham inscrições como: “Pegue isso”, “Pegue”, “Ai” ou “Fique grávida com isso”.
Uma das técnicas de estilingue (Imagem: zen.yandex.ru )


Os atiradores das Baleares - do berço ao túmulo
Toda a família balear praticando com fundas (Ilustração: Carlos Fernández del Castillo )

As Ilhas Baleares são um arquipélago espanhol no Mar Mediterrâneo. Hoje, essas ilhas são mais conhecidas como destinos turísticos, sendo as ilhas de Ibiza e Maiorca especialmente populares.

No entanto, na antiguidade, as Ilhas Baleares eram mais conhecidas pelos fundeiros mais mortíferos do Mediterrâneo.


Os atiradores baleares eram um bem cobiçado de todos os exércitos da antiguidade.

Na verdade, o nome para as Ilhas Baleares se originou da palavra grega “ballo” que significa “lançar”.

Os fundibulários das Baleares começaram a treinar assim que puderam andar. Supostamente, as mães não davam comida aos filhos até que eles atingissem seus objetivos.

Anos e anos de prática fizeram do estilingue sua segunda natureza e os transformaram em guerreiros revolucionários no campo de batalha.
Aníbal "apresentou" os fundibulários das Baleares aos romanosRecrutamento de atiradores das Baleares para o exército cartaginense (ilustração de Steve Noone)

Durante a Segunda Guerra Púnica (218-201 aC), o mestre geral cartaginês Aníbal causou estragos na Itália romana. Ele continuamente destruiu um exército romano após o outro.

Além do gênio de Aníbal, da cavalaria númida e dos elefantes de batalha, os romanos morriam de medo dos assassinos invisíveis - os atiradores baleares.

Os cartagineses reconheceram a habilidade dos fundeiros baleares e tentaram contratar o maior número possível. Curiosamente, os atiradores não queriam ouro; eles exigiam ser pagos com vinho e mulheres.

Por fim, os romanos derrotaram os cartagineses e garantiram que os fundeiros das Baleares se tornassem parte das unidades auxiliares das legiões romanas .

Além disso, os romanos treinaram cada um de seus legionários no uso de fundas.
Conclusão

O uso de fundas foi desaparecendo lentamente. Demorou anos e anos de prática para treinar guerreiros para usar esta arma com eficiência. Na Idade Média, os arqueiros exigiam menos esforço para treinar do que os fundeiros. Por fim, os arcos foram substituídos por armas de fogo, cujo uso poderia ser ensinado em questão de semanas.

Poderíamos dizer que o avanço da tecnologia tornou os slingers das Baleares obsoletos. No entanto, a história vai se lembrar deles por suas habilidades, reputação aterrorizante e admiração de inimigos e amigos.

Fonte: https://historyofyesterday.com/balearic-slingers-993b52917f44