O general da Wehrmacht, Anton Dostler, está preso a uma estaca antes de sua execução por um esquadrão de tiro em uma paliçada em Aversa, Itália, em 1º de dezembro de 1945. O general, comandante do 75º corpo de exército, foi condenado à morte por um exército dos Estados Unidos Comissão em Roma por ter ordenado o assassinato de 15 prisioneiros de guerra americanos desarmados, em La Spezia, Itália, em 26 de março de 1944. Leia mais sobre a história desta foto .
No final da guerra, milhões de pessoas estavam mortas e milhões de desabrigadas, a economia européia havia entrado em colapso e grande parte da infraestrutura industrial européia havia sido destruída. A União Soviética também havia sido fortemente afetada. As fronteiras foram redesenhadas e os bailes, expulsões e enterros estavam em andamento. Mas os enormes esforços para reconstruir acabavam de começar.
Apesar de sua aliança de guerra, as tensões entre a União Soviética e os Estados Unidos e os Aliados da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial, os EUA e a URSS tornaram-se concorrentes no cenário mundial e se engajaram na Guerra Fria, assim chamada porque nunca resultou em política aberta, declarou guerra quente entre as duas potências, mas foi caracterizada por espionagem, subversão política e guerras por procuração. A Europa Ocidental e o Japão foram reconstruídas através do Plano Marshall Americano, enquanto a Europa Central e Oriental caiu sob a esfera de influência soviética e, eventualmente, uma "Cortina de Ferro". A Europa foi dividida em um bloco ocidental liderado pelos EUA e um bloco oriental liderado pelos soviéticos.
Internacionalmente, as alianças com os dois blocos mudaram gradualmente, com algumas nações tentando ficar de fora da Guerra Fria por meio do Movimento Não-Alinhado. A Guerra Fria também viu uma corrida armamentista nuclear entre as duas superpotências; parte da razão pela qual a Guerra Fria nunca se tornou uma guerra "quente" foi o fato de a União Soviética e os Estados Unidos terem impedimentos nucleares uns contra os outros, levando a um impasse de destruição mutuamente garantido.
Como conseqüência da guerra, os Aliados criaram as Nações Unidas, uma organização de cooperação e diplomacia internacional, semelhante à Liga das Nações. Membros das Nações Unidas concordaram em proibir guerras de agressão na tentativa de evitar uma terceira guerra mundial. As grandes potências devastadas da Europa Ocidental formaram a Comunidade Européia de Carvão e Aço, que mais tarde evoluiu para o Mercado Comum Europeu e, finalmente, para a atual União Européia. Esse esforço começou principalmente como uma tentativa de evitar outra guerra entre a Alemanha e a França por cooperação e integração econômica, e um mercado comum para importantes recursos naturais.
O fim da guerra também aumentou a taxa de descolonização das grandes potências, com a independência sendo concedida à Índia (do Reino Unido), Indonésia (da Holanda), Filipinas (dos EUA) e várias nações árabes, principalmente de direitos específicos que foram concedidos a grandes potências pelos mandatos da Liga das Nações no período pós-Primeira Guerra Mundial, mas muitas vezes existiam de fato bem antes desse período. Também relacionado a isso, os EUA ajudaram Israel a obter uma independência controversa de seu status anterior como parte da Palestina nos anos imediatamente após a guerra. A independência para as nações da África Subsaariana veio mais lentamente. As consequências da Segunda Guerra Mundial também viram o aumento da influência comunista no sudeste da Ásia, com a República Popular da China,
Soldados soviéticos com baixos padrões das forças nazistas derrotadas durante o desfile do Dia da Vitória em Moscou, em 24 de junho de 1945.
Abatidos e magros, mas felizes com a libertação do cativeiro japonês, dois prisioneiros aliados guardam seus pertences escassos, depois de serem libertados perto de Yokohama, no Japão, em 11 de setembro de 1945, por homens de um esquadrão de misericórdia americano da Marinha dos EUA.
O retorno de soldados soviéticos vitoriosos em uma estação de trem em Moscou em 1945.
A vista aérea de Hiroshima, no Japão, um ano após a explosão da bomba atômica mostra uma pequena quantidade de reconstrução em meio a muitas ruínas em 20 de julho de 1946. O ritmo lento da reconstrução é atribuído à falta de equipamentos e materiais de construção.
Um japonês entre os destroços e os destroços queimados que já foi sua casa em Yokohama, no Japão.
Fotógrafo do Exército Vermelho Yevgeny Khaldei (centro) em Berlim com as forças soviéticas, perto do Portão de Brandemburgo em maio de 1945.
Um raio P-47 da 12ª Força Aérea do Exército dos EUA voa baixo sobre as ruínas desmoronadas do que foi o retiro de Hitler em Berchtesgaden, Alemanha, em 26 de maio de 1945. Pequenas e grandes crateras de bomba pontilham os terrenos ao redor dos destroços.
Hermann Goering, que foi o líder da formidável Luftwaffe e o segundo no comando do Reich alemão sob Hitler, aparece em uma foto de arquivo registrada no Registro Central de Criminosos de Guerra e Suspeitos de Segurança em Paris, França, em 5 de novembro de 1945. Goering se rendeu aos soldados dos EUA na Baviera, em 9 de maio de 1945, e acabou sendo levado a Nuremberg para ser julgado por crimes de guerra.
O interior do tribunal dos julgamentos de crimes de guerra de Nuremberg em 1946, durante o julgamento dos principais criminosos de guerra, processando 24 líderes civis e do governo da Alemanha nazista. Visível aqui é Hermann Goering, ex-líder da Luftwaffe, sentado na caixa no centro à direita, vestindo uma jaqueta cinza, fones de ouvido e óculos escuros. Ao lado dele, estão Rudolf Hess, ex-vice-Fuhrer da Alemanha, e Joachim von Ribbentrop, ex-ministro de Relações Exteriores nazista, Wilhelm Keitel, ex-líder do Supremo Comando da Alemanha (rosto embaçado), e Ernst Kaltenbrunner, o líder SS mais alto sobrevivente . Goering, von Ribbentrop, Keitel e Kaltenbrunner foram condenados à morte por se enforcarem com outras oito pessoas - Goering cometeu suicídio na noite anterior à execução. Hess foi condenado à prisão perpétua, que serviu na prisão de Spandau, em Berlim,
Muitas das aeronaves novas e experimentais capturadas da Alemanha foram exibidas em uma exposição como parte da semana de Ação de Graças de Londres, em 14 de setembro de 1945. Entre as aeronaves estão vários aviões a jato e foguetes. Aqui, uma vista lateral do Heinkel He-162 "Volksjaeger", impulsionado por uma unidade de turbo-jato montada acima da fuselagem, no Hyde Park, em Londres.
Um ano após o desembarque do Dia D na Normandia, os prisioneiros alemães montam o primeiro cemitério dos EUA em Saint-Laurent-sur-Mer, França, perto da praia de “Omaha”, em 28 de maio de 1945.
Os alemães sudetos seguem para a estação ferroviária de Liberec, na antiga Tchecoslováquia, para serem transferidos para a Alemanha nesta foto de julho de 1946. Após o fim da guerra, milhões de cidadãos alemães e alemães étnicos foram expulsos à força de ambos os territórios anexados pela Alemanha e anteriormente terras alemãs que foram transferidas para a Polônia e a União Soviética. O número estimado de alemães envolvidos varia de 12 a 14 milhões, com uma estimativa adicional de entre 500.000 e 2 milhões de mortos durante a expulsão.
Sobrevivente da primeira bomba atômica já usada em guerra, Jinpe Teravama retém cicatrizes após a cura das queimaduras da explosão da bomba, em Hiroshima, em junho de 1947.
Os ônibus com deficiência que lotavam as ruas de Tóquio são usados para ajudar a aliviar a escassez aguda de moradias na capital japonesa em 2 de outubro de 1946. Os japoneses sem teto que transportaram os ônibus em um lote vago estão convertendo-os em casas para suas famílias.
Um soldado americano coloca o braço em volta de uma garota japonesa enquanto ela vê os arredores do Hibiya Park, perto do palácio do imperador em Tóquio, em 21 de janeiro de 1946.
Esta é uma vista aérea da cidade de Londres ao redor da Catedral de São Paulo, mostrando áreas danificadas por bombas em abril de 1945.
General Charles de Gaulle (centro) apertando a mão das crianças, dois meses após a capitulação alemã em Lorient, França, em julho de 1945. Lorient foi o local de uma base de submarinos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Entre 14 de janeiro e 17 de fevereiro de 1943, cerca de 500 bombas aéreas altamente explosivas e mais de 60.000 bombas incendiárias foram lançadas sobre Lorient. A cidade foi quase completamente destruída, com quase 90% da cidade achatada.
O super navio de transporte, o general WP Richardson, aportou em Nova York, com veteranos da guerra europeia aplaudindo em 7 de junho de 1945. Muitos soldados eram veteranos da campanha africana, Salerno, Anzio, Cassino e da guerra de inverno nas montanhas da Itália.
Esta foto aérea mostra uma parte de Levittown, Nova York, em 1948, logo após a conclusão do subúrbio produzido em massa nas terras agrícolas de Long Island, em Nova York. Essa comunidade suburbana prototípica foi o primeiro de muitos empreendimentos habitacionais produzidos em massa, destinados a soldados que voltaram para casa após a Segunda Guerra Mundial. Também se tornou um símbolo dos subúrbios do pós-guerra nos EUA.
Este aparelho de televisão, vendido por US $ 100, é o primeiro receptor de preço moderado fabricado em quantidade. Rose Clare Leonard assiste à tela, que reproduz uma imagem 5 × 7, enquanto ela sintoniza na primeira exibição pública do pós-guerra em uma loja de departamentos de Nova York, em 24 de agosto de 1945. Embora a televisão tenha sido inventada antes da Segunda Guerra Mundial, a guerra impediu a produção em massa. Logo após a guerra, as vendas e a produção aumentaram e, em 1948, a programação comercial regular da rede havia começado.
Um soldado dos EUA examina uma estátua de ouro maciço, parte do espólio privado de Hermann Goering, encontrado pelo 7º Exército dos EUA em uma caverna na montanha perto de Schonau am Konigssee, Alemanha, em 25 de maio de 1945. A caverna secreta, a segunda encontrada até hoje, também continha pinturas roubadas de valor inestimável de toda a Europa.
Na Europa, algumas igrejas foram completamente arruinadas, mas outras ainda permanecem em plena devastação. A Catedral de Munchengladbach fica aqui nos escombros, embora ainda necessite de reparos, vista na Alemanha, em 20 de novembro de 1945.
Em 21 de maio, o coronel Bird, comandante do campo de Belsen, ordenou que a última cabana no campo de concentração de Belsen fosse queimada. Uma saudação de fuzil foi disparada em homenagem aos mortos, a bandeira britânica foi erguida no mesmo momento em que um lança-chamas incendiou a última cabana. Uma bandeira alemã e um retrato de Hitler pegaram fogo dentro da cabana em junho de 1945.
Mães alemãs levam seus filhos à escola pelas ruas de Aachen, na Alemanha, em 6 de junho de 1945, para matricular-se na primeira escola pública a ser aberta pelo governo militar dos EUA após a guerra.
Uma visão geral do Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente, em Tóquio, em abril de 1947. Em 3 de maio de 1946, os Aliados começaram o julgamento de 28 líderes civis e militares japoneses por crimes de guerra. Sete foram enforcados e outros foram condenados a penas de prisão.
Soviet soldiers on the march in northern Korea in October of 1945. Japan had ruled the Korean peninsula for 35 years, until the end of World War II. At that time, Allied leaders decided to temporarily occupy the country until elections could be held and a government established. Soviet forces occupied the north, while U.S. forces occupied the south. The planned elections did not take place, as the Soviet Union established a communist state in North Korea, and the U.S. set up a pro-western state in South Korea – each state claiming to be sovereign over the entire peninsula. This standoff led to the Korean War in 1950, which ended in 1953 with the signing of an armistice — but, to this day, the two countries are still technically at war with each other.
Nesta foto de outubro de 1945 da Agência Central de Notícias da Coréia do Norte, o líder comunista Kim Il Sung conversa com um fazendeiro de Qingshanli, Kangso County, sul de Pyongyang na Coréia do Norte.
Soldados do exército comunista chinês da Oitava Rota no campo de perfuração de Yanan, capital de uma enorme área no norte da China, que é governada pelo Partido Comunista Chinês, vista em 26 de março de 1946. Esses soldados são membros do batalhão "Night Tiger" . O Partido Comunista Chinês (PCC) travou uma guerra contra o Kuomintang (KMT ou Partido Nacionalista Chinês) desde 1927, disputando o controle da China. As invasões japonesas durante a Segunda Guerra Mundial forçaram os dois lados a deixar de lado a maior parte de suas lutas para combater um inimigo estrangeiro comum - embora eles ainda se enfrentassem de tempos em tempos. Depois que a Segunda Guerra Mundial terminou, e a União Soviética saiu da Manchúria, uma guerra civil em grande escala eclodiu na China em junho de 1946. O KMT acabou sendo derrotado, com milhões se retirando para Taiwan,
Esta fotografia de 1946 mostra o ENIAC (Integrador Numérico Eletrônico e Computador), o primeiro computador eletrônico de uso geral - uma máquina de 30 toneladas instalada na Universidade da Pensilvânia. Desenvolvido em segredo a partir de 1943, o ENIAC foi projetado para calcular mesas de tiro de artilharia para o Laboratório de Pesquisa Balística do Exército dos Estados Unidos. A máquina concluída foi anunciada ao público em 14 de fevereiro de 1946. Os inventores da ENIAC promoveram a disseminação das novas tecnologias através de uma série de palestras influentes sobre a construção de computadores digitais eletrônicos na Universidade da Pensilvânia em 1946, conhecida como Moore Palestras Escolares.
Uma explosão nuclear de teste codinome "Baker", parte da Operação Crossroads, no Atol de Bikini, nas Ilhas Marshall, em 25 de julho de 1946. A bomba atômica de 40 quilotons foi detonada pelos EUA a uma profundidade de 27 metros abaixo da superfície do oceano, 3,5 milhas do atol. O objetivo dos testes foi estudar os efeitos de explosões nucleares em navios. 73 navios foram reunidos no local - navios americanos obsoletos e capturados, incluindo o encouraçado japonês "Nagato". Leia mais sobre esta imagem .
O Flying Wing Bomber da Northrop, conhecido como XB-35 em vôo em 1946. O XB-35 era um bombardeiro pesado experimental desenvolvido para a Força Aérea do Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. O projeto foi encerrado logo após a guerra, devido a suas dificuldades técnicas.
Munição japonesa sendo lançada no mar em 21 de setembro de 1945. Durante a ocupação americana, quase toda a indústria de guerra japonesa e o armamento existente foram desmantelados.
Esses trabalhadores alemães não identificados em roupas de descontaminação destroem bombas tóxicas em 28 de junho de 1946, no Depósito de Serviços de Guerra Química do Exército dos EUA, em St. Georgen, Alemanha. A destruição e o descarte de 65.000 toneladas de tóxicos alemães, incluindo o gás mostarda, foram realizadas de duas maneiras: queimar ou despejar bombas e bombas vazias no mar do Norte.
As autoridades militares dos EUA se preparam para enforcar o Dr. Klaus Karl Schilling, 74, em Landsberg, Alemanha, em 28 de maio de 1946. Em um julgamento por crimes de guerra em Dachau, ele foi condenado por usar 1.200 prisioneiros de campos de concentração para experimentar a malária. Trinta morreram diretamente das inoculações e 300 a 400 morreram depois de complicações da doença. Seus experimentos, todos com sujeitos pouco dispostos, começaram em 1942.
O novo cemitério em Belsen, Alemanha, em 28 de março de 1946, onde 13.000 pessoas que morreram após a libertação do Campo de Concentração de Belsen foram enterradas.
Sobreviventes judeus do campo de concentração nazista de Buchenwald, alguns ainda em suas roupas de acampamento, estão no convés do navio de imigração Mataroa, em 15 de julho de 1945 no porto de Haifa, durante o mandato britânico da Palestina, no que mais tarde se tornaria o Estado de Israel. Durante a Segunda Guerra Mundial, milhões de judeus estavam fugindo da Alemanha e de seus territórios ocupados, muitos tentando entrar no mandato britânico da Palestina, apesar das rígidas restrições à imigração judaica estabelecidas pelos britânicos em 1939. Muitos desses supostos imigrantes foram capturados e cercados em campos de detenção. Em 1947, a Grã-Bretanha anunciou planos de se retirar do território, e as Nações Unidas aprovaram o Plano de Partição para a Palestina, estabelecendo um estado judeu e um palestino no país. Em 14 de maio de 1948,
Alguns dos milhares de órfãos de guerra da Polônia no orfanato católico de Lublin, em 11 de setembro de 1946, onde estão sendo atendidos pela Cruz Vermelha Polonesa. A maioria das roupas, além de vitaminas e medicamentos, é fornecida pela Cruz Vermelha Americana.
A Imperatriz do Japão visita um orfanato católico composto por freiras japonesas para crianças que perderam seus pais na guerra e ataques aéreos sobre Tóquio. A imperatriz inspecionou o local e fez uma visita à capela. Crianças agitam bandeiras japonesas para cumprimentar a Imperatriz durante sua visita a Fujisawa, em Tóquio, em 13 de abril de 1946.
Novos edifícios (à direita) surgem das ruínas de Hiroshima, no Japão, em 11 de março de 1946. Essas casas térreas construídas ao longo de uma rodovia de superfície dura fazem parte do programa do governo japonês de reconstruir seções devastadas do país. No fundo esquerdo, estão edifícios danificados, cuja alvenaria resistiu aos efeitos da primeira bomba atômica já detonada como arma.
Os relógios estão sendo preparados para exportação para os países aliados, mostrados como garantia para bens importados necessários ao Japão. Trinta e quatro fábricas japonesas produziram 123.000 relógios em abril de 1946. Foto tirada em 25 de junho de 1946.
O general norte-americano George S. Patton reconhece os aplausos de milhares durante um desfile no centro de Los Angeles, Califórnia, em 9 de junho de 1945. Pouco tempo depois, Patton voltou à Alemanha e controvérsia, ao defender o emprego de ex-nazistas em cargos administrativos em Baviera; ele foi dispensado do comando do 3º Exército e morreu de ferimentos causados por um acidente de trânsito em dezembro, depois de voltar para casa. A famosa fotografia de levantamento de bandeira de Joe Rosenthal, Iwo Jima, é visível no quadro de avisos de títulos de guerra.
Esta foto de 1945 mostra mulheres alemãs limpando os escombros na Tauentzienstrasse de Berlim, com as ruínas da Igreja Kaiser Wilhelm em segundo plano. A ausência de homens aptos para o corpo significava que a responsabilidade pela remoção dos destroços cabia principalmente às mulheres civis, que eram chamadas de “Truemmerfrauen”, ou senhoras dos escombros. As placas à esquerda marcam a fronteira entre o setor ocupado pelos britânicos e o setor americano da cidade.
A cena na Praça da República, em Berlim, diante do arruinado Reichstag Building, em 9 de setembro de 1948, como anticomunistas, estimados em um quarto de milhão, grita sua oposição ao comunismo. Na época, a União Soviética estava aplicando o bloqueio de Berlim, bloqueando o acesso dos Aliados às partes de Berlim sob controle dos Aliados. Em resposta, os Aliados começaram o transporte aéreo de Berlim até que os soviéticos levantaram o bloqueio em 1949, e a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental foram estabelecidas. Quando a reunião mostrada aqui terminou, uma série de incidentes entre alemães anti-vermelhos e tropas soviéticas trouxe tensão a um ponto febril quando os tiroteios ocorreram, resultando na morte de dois alemães.
Em março de 1974, cerca de 29 anos após o fim oficial da Segunda Guerra Mundial, Hiroo Onoda, um ex-oficial de inteligência do Exército japonês, sai da selva da Ilha Lubang, nas Filipinas, onde finalmente foi dispensado. Ele entregou sua espada (pendurada no quadril na foto), seu rifle, munição e várias granadas de mão. Onoda havia sido enviado à ilha de Lubang em dezembro de 1944 para se juntar a um grupo existente de soldados e impedir qualquer ataque inimigo. As forças aliadas invadiram a ilha apenas alguns meses depois, capturando ou matando todos, exceto Onoda e três outros soldados japoneses. Os quatro correram para as colinas e começaram uma insurgência de décadas que se estendia muito além do fim da guerra. Várias vezes encontraram ou receberam panfletos notificando-os de que a guerra havia terminado, mas recusaram-se a acreditar. Em 1950, um dos soldados se entregou às autoridades filipinas. Em 1972, os outros dois compatriotas de Onoda estavam mortos, mortos durante atividades de guerrilha, deixando Onoda em paz. Em 1974, Onoda conheceu um abandono escolar japonês, Norio Suzuki, que estava viajando pelo mundo, e através de sua amizade, o ex-comandante de Onoda foi localizado e voou para a Ilha Lubang para aliviar formalmente Onoda do dever e trazê-lo para casa no Japão. Ao longo dos anos, o pequeno grupo matou cerca de 30 filipinos em vários ataques, mas Onoda acabou se libertando, depois de receber o perdão do presidente Ferdinand Marcos. O ex-comandante de Onoda foi localizado e voou para a Ilha Lubang para aliviar formalmente Onoda do dever e trazê-lo para casa no Japão. Ao longo dos anos, o pequeno grupo matou cerca de 30 filipinos em vários ataques, mas Onoda acabou se libertando, depois de receber o perdão do presidente Ferdinand Marcos. O ex-comandante de Onoda foi localizado e voou para a Ilha Lubang para aliviar formalmente Onoda do dever e trazê-lo para casa no Japão. Ao longo dos anos, o pequeno grupo matou cerca de 30 filipinos em vários ataques, mas Onoda acabou se libertando, depois de receber o perdão do presidente Ferdinand Marcos.Leia mais sobre esta história .
(Crédito da foto: AP Photo).