Perto do final da Segunda Guerra Mundial, as batalhas estavam sendo travadas com grandes baixas e destruição nas ruas de Berlim. Era primavera de 1945 e todas as ruas estavam cheias de tropas alemãs e russas lutando de forma selvagem. Estava ficando cada vez mais claro que o Terceiro Reich estava prestes a cair. A Força Aérea Real e os bombardeiros soviéticos lançaram mais de 350 ataques aéreos contra Berlim nos últimos 5 anos, matando dezenas de milhares de civis e demolindo incontáveis edifícios. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas e todos os prédios famosos de Berlim ficaram em ruínas. Nada marcou o verdadeiro fim do Terceiro Reich, no entanto, mais do que encontrar os corpos de Adolf Hitler, 56, e Eva Braun, 33, dentro de um sólido bunker subterrâneo em 30 de abril de 1945. Pouco depois da Batalha de Berlim de duas semanas , um fotógrafo LIFE de 33 anos, William Vandivert, visitou a paisagem devastada de Berlim documentando as ruínas. Ele foi capaz de fotografar o próprio bunker em que Hitler e Eva passaram seus últimos meses antes de cometerem suicídio. Era o bunker em que se casaram e o mesmo em que morreram. Essas fotos são incrivelmente assustadoras e revelam uma parte da história que realmente atrai suas emoções. Dê uma olhada dentro do bunker de Hitler abaixo.
Isso é o que restou da Oberwallstrasse, que fica no centro de Berlim. Esta área recebeu uma quantidade incrível de combates e danos entre as tropas russas e alemãs na primavera de 1945.
Vandivert conseguiu fotografar dentro do bunker de Hitler. Ele havia sido parcialmente queimado pelas tropas alemãs em retirada e saqueado por soldados russos.
Por causa da destruição em Berlim, muitas áreas ficaram sem energia. William Vandivert teve que usar velas para a iluminação em muitas de suas fotos dentro do bunker de HItler. Acima está uma pintura do século 16 que foi roubada de um museu em Milão, Itália.
Usando apenas velas para iluminar seu caminho, esses correspondentes de guerra examinam um sofá dentro do bunker de Hitler que está manchado com uma grande quantidade de sangue no braço e na almofada.
Aqui estão alguns móveis abandonados e um grande tanque de gás que foi encontrado abandonado dentro do bunker.
Esses papéis datavam de 29 de abril de 1945, um dia antes de Hitler e Eva se suicidarem. Eram principalmente reportagens e histórias.
Aqui, um jovem soldado russo posa dentro do bunker de Adolf Hitler logo após a Batalha de Berlim.
Esta foi uma mesa usada por Adolf Hitler e seus associados.
Esta fotografia mostra o chapéu de um oficial da SS que obviamente passou por uma batalha. O infame emblema da cabeça da morte é visível na frente.
Este é um cofre que foi encontrado dentro do bunker de Hitler. Obviamente, foi aberto e saqueado após a batalha.
Um correspondente da revista TIME vasculha os escombros em uma cova rasa no jardim da Chancelaria do Reich. Disseram-lhe que foi aqui que os corpos de Hitler e Eva foram queimados.
Dentro dos jardins destruídos da Chancelaria do Reich.
Aqui está uma casamata fortemente danificada que quase foi destruída por tiros. Ele está localizado fora do bunker de Hitler.
Um homem mostra as dobradiças que seguravam a porta maciça que levava ao bunker de Hitler. As dobradiças foram totalmente destruídas para poder entrar no bunker.
O fotógrafo foi informado de que essas latas de gás eram supostamente as latas usadas para queimar os corpos de Hitler e Eva.
Um civil ajuda esses soldados russos a mover uma grande águia de bronze do Partido Nazista que estava acima de uma porta que dava para a Chancelaria do Reich.
Um soldado americano é visto zombando da saudação nazista dentro da estrutura destruída do Berliner Sportspalast, (Palácio dos Esportes).
Era tradição que os soldados comemorassem seus camaradas ou insultassem seus inimigos com pichações. Esta foi tirada no Reichstag em Berlim.
Fora da Chancelaria do Reich foi encontrado um globo esmagado e um busto caído da cabeça de Hitler, descrevendo perfeitamente Berlim e o reinado de Hitler em 1945.
Mais informações: LIFE
Essas imagens capturam verdadeiramente os dias finais da Batalha de Berlim e o terrível governo tirânico de Adolf Hitler. A destruição é imensa e o bunker subterrâneo é incrivelmente assustador. O fotógrafo William Vandivert e a Life Magazine capturaram uma parte da história que deve ser lembrada e mostrada. Muitos desses lugares e ruínas foram destruídos de forma irreconhecível poucos dias depois que essas fotos foram tiradas. Vandivert tirou fotos dentro do bunker de Hitler, são uma parte vital de uma época da história que nunca será esquecida.
7.11.20
19 fotos muito raras do Bunker secreto de Hitler
Labels: FEB