9.11.20

Theodore Roosevelt Jr, o único general a desembarcar com seus homens na primeira onda do Dia D



Ted em seu jipe ​​Rough Rider / Imagem: The National WWII Museum

Se eu disser que hoje vamos falar de Theodore Roosevelt e sua participação na Segunda Guerra Mundial, mais de um se colocará em destaque, lembrando que aquele que era o 26º presidente dos Estados Unidos morreu em 1919 e, portanto, não pôde participar daquele concurso. . É verdade, mas adicionar um Jr. no final do nome deixa as coisas mais claras: o protagonista deste artigo não é ele, mas seu filho mais velho, cujo nome era o mesmo e não só ele estava na frente, mas ele foi o único general que o dia D desembarcou com a 4ª Divisão de Infantaria em Utah Beach, na Normandia.

Roosevelt, que era um general de brigada para ser mais exato, tinha insistido que o alto comando o autorizasse a acompanhar os soldados porque considerava que veria seu líder com eles os tranquilizaria, serviria de exemplo e seria de grande ajuda aos oficiais quando precisassem instruções em meio à confusão. O comandante da divisão, general Raymond Barton, após recusar várias vezes, acabou aceitando com relutância, convencido de que iriam matá-lo.
General Theodore Roosevelt em Ste. Mere-Eglise, meia hora antes do ataque cardíaco que o matou / Imagem: Segunda Guerra Mundial Hoje

Assim, um Roosevelt voltou a estrelar uma famosa ação de guerra; na verdade, havia dois Roosevelts, já que seu filho Quentin era capitão e também estava no desembarque da Normandia, no caso dele, na praia de Omaha. Tanto na primeira onda, a mais brutal, com balas e pior assobiando. Deve-se notar que Teodoro não era um homem jovem, pois tinha 56 anos e muitos problemas de saúde.


Ele nasceu em Oyster Bay, Nova York, em 1887, quando seu pai ainda estava dando os primeiros passos de sua carreira política. Primogênito de quatro irmãos, uma irmã e uma meia-irmã, o pai depositou nele toda a sua ilusão, levando-o consigo para todo o lado, contando-lhe mil e um episódios da história e até o iniciando no uso de armas de fogo. Isso causou o fascínio da criança na mesma medida que o carregou de responsabilidade até que o oprimiu, como ele mais tarde admitiria. Ainda mais quando eles se mudaram para morar na Casa Branca.
A família Roosevelt em 1903; Ted é o terceiro à direita / Imagem: domínio público no Wikimedia Commons

Ele se formou em Harvard em 1909, mesmo ano em que seu pai foi destituído da presidência por William Howard Taft, e começou a trabalhar no setor empresarial antes de mudar para o banco. Entre eles ganhou uma fortuna que o levou a pensar em entrar na política, seguindo a tradição familiar. Mas ele teve que adiar porque primeiro teve que enfrentar um momento histórico: a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Como se sabe, os Estados Unidos não foram beligerantes até 1917, seguindo uma tendência isolacionista que, em parte, se baseava no fato de o país não estar militarmente preparado para um conflito desse porte. Em 1915, com a probabilidade cada vez maior de que um acordo seria necessário, a Lei de Defesa Nacional estabeleceu um programa de treinamento para preparar jovens ricos da alta sociedade como sargentos. O promotor deste projeto foi o general Leonard Wood, que acompanhou Roosevelt Sr. na guerra contra a Espanha em 1898 .
Quentin Roosevelt, irmão de Ted, alistou-se na incipiente Força Aérea dos Estados Unidos e foi um de seus primeiros pilotos / Imagem: DVIDS

Wood fundou um acampamento em Plattsburgh ao qual três irmãos Roosevelt se juntaram, Theodore entre eles. Quando Woodrow Wilson finalmente anunciou sua entrada na guerra, as forças armadas ofereceram posições a muitos dos que emergiram dessa iniciativa e foram a base para o Corpo de Oficiais da Reserva e o Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva. Roosevelt Sr. pediu ao general Pershing que deixasse seus filhos acompanhá-lo na AEF (Força Expedicionária Americana) que se preparava para rumar para a Europa e ele aceitou.


Foi assim que Teodoro recebeu a nomeação de major e seu irmão Archibald de segundo tenente. Os outros dois, Quentin e Kermit, haviam se alistado por conta própria na incipiente Força Aérea e nas fileiras britânicas destinadas à Mesopotâmia. Mas foi o primogênito, Ted, que atingiu a maior dimensão histórica ao entrar em combate na França e se tornou um dos melhores comandantes de batalhão, não só por suas habilidades de liderança, mas também pelo interesse que demonstrava em cuidar de seus homens. (Certa vez, ele comprou botas para todos eles pagando do bolso).
Ted Roosevelt na Primeira Guerra Mundial / Imagem: Biblioteca do Congresso

Substituiu o coronel de seu regimento, participou da primeira vitória americana (Cantigny) e foi ferido em 1918, poucos meses antes do fim da guerra. Foi pior para Quentin, que morreu quase ao mesmo tempo em que entrava no hospital. Teodoro, que voltou condecorado com a Cruz de Distinto Serviço e a Legião de Honra Francesa, foi quem teve a ideia de fundar a Legião Americana em 1919, órgão que reunia veteranos, com o objetivo de ajudá-los a se reintegrarem na vida civil. .

Ofereceram-no para ser seu primeiro comandante nacional, mas ele rejeitou porque já tinha em mente retomar a carreira política que teve de suspender por causa da guerra. Foi eleito pelo Partido Republicano para a Assembleia do Estado de Nova York em 1920 e repetido em 1921, protagonizando um curioso episódio ao votar contra a expulsão de cinco membros socialistas, num contexto em que se temia a implantação daquela ideologia revolucionária após o choque da Revolução Russa.
Em 1921, como Secretário Adjunto da Marinha / Imagem: domínio público no Wikimedia Commons

Mais tarde, ele se tornou secretário adjunto da Marinha com o presidente Warren G. Harding. Nessa posição experimentou seu primeiro contratempo, ao contratar suprimentos de combustível para a Marinha, sendo Archibald presidente de uma das petroleiras beneficiárias. Foi o que ficou conhecido como o escândalo do Teapot Dome e terminou com uma investigação do Senado sobre os dois irmãos, que apesar de terem sido absolvidos, viram suas reputações prejudicadas.


Pior foi a repercussão familiar daquele incidente, já que Franklin Delano e sua esposa Eleanor, ambos parentes de outro ramo dos Roosevelts, criticaram duramente o comportamento de seus primos, levando a um colapso. A verdade é que Franklin e Eleanor eram militantes do Partido Democrata e se dedicaram a ridicularizar a próxima campanha eleitoral de Ted (assim o chamavam), o que o fez acabar derrotado pelo candidato e romper com eles toda relação, acusando-os de negar o sobrenome . No final, apenas Alice, a meia-irmã, manteve contato entre as duas casas.
Franklin Delano Roosevelt em 1919, dois anos antes do colapso da família / Imagem: domínio público no Wikimedia Commons

Aqueles anos foram um bom exemplo da marca que Theodore Roosevelt Jr. recebeu de seu pai, o mítico Teddy. Ele não apenas foi da guerra para a política, mas também se comportou da mesma maneira em suas campanhas, agitando o chapéu e gritando "Bully!" (Thug!), E também participou de uma expedição exótica. Não era pela África, como o de seu pai, mas pela Ásia; Mas, como ele, ele atirou em tudo que se mexia e tem o triste recorde de ser o primeiro ocidental conhecido a caçar um urso panda.

Isso foi em 1929, mesmo ano em que o presidente Herbert Hoover o nomeou governador de Porto Rico, cargo que ocupou até 1932. Como esse período coincidiu com a Grande Depressão, Roosevelt teve que adotar medidas para amortecê-lo, aplicando iniciativas públicas voltadas para os desfavorecidos , captação de recursos entre filantropos e fortalecimento dos laços com os Estados Unidos para estimular a economia da ilha, entre outras medidas. Seu trabalho foi tão reconhecido que Hoover posteriormente o nomeou governador das Filipinas.
Ted com o presidente Coolidge em 1924 / Imagem: domínio público no Wikimedia Commons

No arquipélago, ganhou o apelido de One shot Teddy por sua pontaria de caça. Ele só esteve lá por alguns anos. Ele fez um movimento de retorno para colaborar na campanha de Hoover para a presidência porque o outro candidato era Franklin Delano Roosevelt e ele queria acertar suas contas pendentes com ele, mas a reação adversa da imprensa o fez finalmente ficar em Manila. Em seguida, Franklin ganhou a presidência e assumiu o lugar do primo, que voltou ao setor privado, primeiro em uma editora e depois como diretor da American Express.

Corria o boato de que ele iria disputar as eleições de 1936 para Franklin, mas não o fez, nem retomou a política em outros cargos para os quais parecia (vice-presidente com Alf Landon, governador de Nova York ...). E é que seu primo parecia bem estabelecido à frente de uma nação que o contexto foi empurrando aos poucos para uma nova crise global, então o que ele fez foi abraçar novamente o mundo militar, já que ainda era um reservista do exército, atendendo para treinamentos anuais no Pine Camp e cursos para oficiais e estado-maior geral.
Ted Roosevelt, Terry Allen e George Patton na Batalha de El Guetlar, Tunísia, março de 1943 / Imagem: domínio público no Wikimedia Commons

Por isso, quando estourou a Segunda Guerra Mundial, ele já era coronel. Quando o país entrou no conflito em 1941, recebeu o comando do corpo com o qual havia lutado na guerra anterior, o 26º Regimento de Infantaria, integrado à 1ª Divisão. Ele foi promovido a general de uma estrela no final do ano e foi enviado para o Norte da África, onde participou da Operação Tocha atacando Oran em 1942 e vencendo a Croix de Guerre francesa.

Outra coisa que ganhou foi a animosidade de Patton , que não gostava de seus costumes de se vestir de qualquer maneira e confraternizar com a tropa, e menos ainda na linha de frente (embora admitisse que sua coragem era excepcional). Ele também não aprovava seu relacionamento com um militar heterodoxo como o general Terry Allen, então Patton enviou a Eisenhower relatórios negativos de ambos. Nem o general Omar Bradley foi favorável às simpatias entre comandantes e soldados, por causa do efeito relaxante que eles poderiam ter sobre a disciplina, e acabou dispensando Allen e Roosevelt.


Ele participou da Operação Husky (invasão da Sicília), na tomada da Sardenha e em várias batalhas subsequentes pelo território italiano, atuando como um elo entre Eisenhower e os franceses. Assim veio a Operação Overlord, o desembarque na Normandia , de que falamos no início. Sua lancha desviou para o sul, saltando em terra - com uma pistola em uma mão e uma bengala na outra - a uma milha do alvo, mas ele decidiu avançar em vez de tentar realocar: 'Começaremos a guerra a partir de aqui!" foi sua frase para a posteridade.

O general deu as boas-vindas a cada nova onda pessoalmente, encorajando os soldados no solo assim que eles saíram da água com poemas e anedotas de seu lendário pai para que seus nervos não dominassem. Ele também dirigia pessoalmente o tráfego de tanques e caminhões no local em meio ao fogo inimigo, uma demonstração de coragem imprudente que o próprio Bradley reconheceu como o gesto mais heróico que já vira nas linhas de frente. Essa improvisação valeu a pena porque tornou possível atacar Utah Beach também pela retaguarda.
Generais Omar Bradley e Lawton Collins no funeral de Roosevelt; depois de Collins é Patton / Imagem: domínio público no Wikimedia Commons

Após a batalha, Roosevelt foi nomeado governador militar de Cherbourg, para onde viajou em um jipe ​​que havia batizado de Rough Rider em homenagem à unidade que seu pai comandava em Cuba. Mas o que as armas alemãs não fizeram, a natureza fez. Os ferimentos sofridos na Primeira Guerra Mundial, somados à artrite, obrigavam-no a andar com uma bengala e também sofria de problemas cardíacos que mantinha em segredo para não ser aliviado. Um ataque cardíaco acabou com sua vida em 12 de julho de 1944, exatamente no dia em que sua promoção a general de duas estrelas foi aprovada e ele foi nomeado para a Medalha de Honra do Congresso.

Bradley e Patton, entre outros comandantes, compareceram a seu funeral. Ele foi enterrado no cemitério americano da Normandia para os mortos na guerra e em 1955 o corpo de seu irmão Quentin, o piloto, abatido na guerra anterior, foi levado para o seu lado. No famoso filme de 1962, O Dia Mais Longo, seu personagem foi interpretado por Henry Fonda.