Frederick Fleet, 24, o vigia que primeiro avistou o iceberg. Ele passou a servir em ambas as guerras mundiais. Em 1965, ele experimentou depressão e depois se enforcou.
A história do Titanic, da White Star Line, é uma das mais tragicamente curtas que se pode conceber. O mundo esperou ansiosamente por seu lançamento e novamente por sua partida; tinha lido relatos sobre seu tamanho tremendo e sua completude e luxo sem precedentes; sentira a maior satisfação que um barco tão confortável e, acima de tudo, tão seguro tenha sido projetado e construído - o “barco salva-vidas inafundável”; - e então, em um momento, ouvi que havia afundado com 1.500 passageiros! A improbabilidade de algo assim acontecer foi o que surpreendeu o mundo.
Se a história do Titanic tivesse que ser escrita em um único parágrafo, seria mais ou menos assim: “O RMS Titanic foi construído pelos Srs. Harland & Wolf em suas conhecidas obras de construção naval em Queen's Island, Belfast, ao lado de seu navio irmão, o Olympic. As embarcações Twin marcaram um tamanho tão grande que oficinas de marcenaria e caldeiraria especialmente projetadas foram preparadas para ajudar em sua construção, e o espaço normalmente ocupado por três docas foi cedido a eles. A torre de menagem do Titanic foi lançada em 31 de março de 1909, e ela foi lançada em 31 de maio de 1911; ela passou nos testes perante os oficiais do Conselho de Comércio em 31 de março de 1912, em Belfast e chegou a Southampton em 5 de abril, e partiu na quarta-feira seguinte, 10 de abril, com 2.208 passageiros e tripulação, em sua viagem inaugural para Nova York. Ela ligou para Cherbourg no mesmo dia, Queenstown quinta-feira, e partiu para Nova York à tarde, esperando chegar na manhã da quarta-feira seguinte. Mas a viagem nunca foi concluída. Ela colidiu com um iceberg no domingo às 23h45 e afundou duas horas e meia depois; 815 de seus passageiros e 688 de sua tripulação morreram afogados e 705 foram resgatados por Carpathia. ”
Imediatamente após o naufrágio, centenas de passageiros e tripulantes morreram no mar gelado, cercados pelos destroços do navio. A desintegração do Titanic durante sua descida ao fundo do mar fez com que pedaços flutuantes de detritos - vigas de madeira, portas de madeira, móveis, painéis e pedaços de cortiça das anteparas - voassem para a superfície.
Os sobreviventes do Titanic foram resgatados por volta das 04h00 de 15 de abril pelo RMS Carpathia, que navegou durante a noite em alta velocidade e correndo um risco considerável, pois o navio teve que se esquivar de vários icebergs no caminho. As luzes de Carpathia foram avistadas pela primeira vez por volta das 3h30, o que animou muito os sobreviventes, embora tenham demorado várias horas para que todos fossem embarcados. No total, 705 sobreviventes embarcaram em Carpathia.
Quando Carpathia chegou ao Pier 54 em Nova York na noite de 18 de abril, após uma difícil viagem através de gelo, nevoeiro, tempestades e mar agitado, cerca de 40.000 pessoas estavam paradas no cais, alertadas do desastre por um fluxo de mensagens de rádio de Carpathia e outros navios. Foi só depois que Carpathia atracou - três dias após o naufrágio do Titanic - que toda a extensão do desastre se tornou de conhecimento público.
A reação pública prevalecente ao desastre foi de choque e indignação, dirigida contra várias questões e pessoas: por que havia tão poucos botes salva-vidas? Por que Ismay salvou sua própria vida quando tantos outros morreram? Por que o Titanic entrou no campo de gelo a toda velocidade
A indignação foi impulsionada principalmente pelos próprios sobreviventes; mesmo enquanto estavam a bordo do Carpathia a caminho de Nova York, Beesley e outros sobreviventes decidiram “despertar a opinião pública para salvaguardar as viagens marítimas no futuro” e escreveram uma carta pública ao The Times pedindo mudanças nas leis de segurança marítima.
Em lugares intimamente associados ao Titanic, a sensação de tristeza era profunda. As perdas mais pesadas ocorreram em Southampton, lar de 699 tripulantes e também de muitos dos passageiros. Multidões de mulheres chorando - esposas, irmãs e mães da equipe - se reuniram em frente aos escritórios da White Star em Southampton para receber notícias de seus entes queridos. A maioria deles estava entre os 549 residentes de Southampton que morreram.
Em Belfast, as igrejas estavam lotadas e os trabalhadores do estaleiro choravam nas ruas. O navio era um símbolo das conquistas industriais de Belfast, e não havia apenas um sentimento de tristeza, mas também de culpa, pois aqueles que construíram o Titanic começaram a sentir que tinham sido responsáveis de alguma forma por sua perda.
O iceberg que afundou o Titanic.
Sobreviventes do Titanic se aproximam do Carpathia.
Sobreviventes do Titanic em um barco salva-vidas.
Sobreviventes a bordo do Carpathia.
Um esboço do naufrágio desenhado por John B. Thayer enquanto ele estava em um bote salva-vidas virado e preenchido por PL Skidmore a bordo do Carpathia.
Os sobreviventes se amontoam para se aquecer no convés do Carparthia.
As pessoas esperam por notícias fora dos escritórios da White Star Line em Nova York.
Os botes salva-vidas do Titanic são devolvidos ao cais da White Star Line em Nova York.
Multidões aguardam na chuva a chegada do Carpathia a Nova York.
Multidões aguardam a chegada do Carpathia em Nova York.
Tripulação sobrevivente, da esquerda para a direita, primeira fila: Ernest Archer, Frederick Fleet, Walter Perkis, George Symons e Frederick Clench. Segunda fila: Arthur Bright, George Hogg, John Moore, Frank Osman e Henry Etches.
Uma multidão em Devonport se reúne para ouvir um sobrevivente contar sua história.
J. Hanson, sentado à direita, secretário distrital da União Nacional de Marinheiros e Bombeiros, concede pagamento por naufrágio aos sobreviventes.
Parentes esperam em uma plataforma ferroviária enquanto os sobreviventes do Titanic chegam a Southampton.
Parentes esperam por sobreviventes em Southampton.
Parentes esperam que a tripulação sobrevivente desembarque em Southampton.
Parentes esperam por sobreviventes em Southampton.
Parentes aguardam sobreviventes em Southampton.
Os sobreviventes são recebidos por parentes após seu retorno a Southampton.
Um membro sobrevivente da tripulação beija sua esposa ao chegar a Plymouth.
Os comissários sobreviventes fazem fila do lado de fora de uma sala de espera da primeira classe antes de serem chamados para interrogatório por uma comissão de inquérito.
Um sobrevivente dá um autógrafo a uma mulher.
Um sobrevivente dando um autógrafo.
Os quatro irmãos Pascoe, tripulantes que sobreviveram ao naufrágio, voltam para Southampton.
Sobreviventes não identificados, mais tarde identificados como Michel, 4 e Edmond Navratil, 2. Para embarcar no navio, seu pai assumiu o nome de Louis Hoffman e usou seus apelidos, Lolo e Mamon.
Edmond e Michel Navratil se reencontram com sua mãe.
A operadora sem fio Harold Thomas Coffin é questionada por um comitê do Senado no Waldorf-Astoria em Nova York.
Uma enfermeira segura o recém-nascido Lucien P. Smith Jr. Sua mãe, Eloise, estava grávida dele ao retornar de sua lua de mel a bordo do Titanic. O pai de Lucien morreu no desastre. Eloise mais tarde se casou com um outro sobrevivente, Robert P. Daniel.
(Crédito da foto: FPG / Hulton Archive / Getty Images / Biblioteca do Congresso).
13.12.20
Quando os sobreviventes do Titanic chegaram em casa, 1912
Disponível em: https://rarehistoricalphotos.com/titanic-survivors-pictures/