16.7.21

FATOS MARCANTES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

Fatos Marcantes da Segunda Guerra Mundial
e da Força Expedicionária Brasileira

>>1939 >>1940 >>1941 >> 1942 >>1943 >>1944 >>1945
1939
1º de setembro

Tropas alemãs invadem a Polônia, dando início à II Guerra Mundial.
3 de setembro

A Grã-Bretanha e a França declaram guerra à Alemanha. No Rio, o Governo brasileiro declara sua neutralidade em relação ao conflito.
3 de outubro

Reunidos no Panamá, os chanceleres dos países americanos reafirmam os princípios da solidariedade continental e traçam as normas que regularão a observância da neutralidade dos Estados americanos face ao conflito europeu. Uma das resoluções estabelece uma zona de segurança marítima no Continente.
13 de dezembro

Navios de guerra britânicos e o couraçado de bolso alemão Graf Spee travam uma batalha naval ao largo do litoral do Uruguai. O barco alemão é afundado por sua tripulação após deixar o porto de Montevidéu.
22 de dezembro

As nações americanas protestam junto aos governos alemão e britânico pela violação das águas da zona de segurança com o combate entre o Graf Spee e as belonaves britânicas.
1940
14 de janeiro

O Governo britânico não reconhece a inviolabilidade das águas na zona de segurança estabelecida pelos Estados americanos.
14 de fevereiro

O Governo alemão rejeita a resolução do Panamá sobre a zona de segurança marítima continental.
10 de junho

O conflito se amplia. A Itália declara guerra à França e à Grã-Bretanha.
11 de junho

O Brasil, neutro, encarrega-se dos interesses italianos na Grã-Bretanha e colônias.
Julho

Reunidos em Havana, os chanceleres dos países americanos aprovam uma declaração considerando que "todo atentado de um Estado não americano contra a integridade ou a inviolabilidade do território e contra a soberania ou independência política de um Estado americano será considerado como um ato de agressão contra os Estados que assinam esta Declaração" .
11 de outubro

Os britânicos apreendem no porto de Gibraltar o navio mercante brasileiro Siqueira Campos, sob o pretexto de ter a bordo, não coberto por certificado de navegação, mercadorias de procedência alemã.
27 de novembro

Autoridades navais britânicas retiram de bordo do navio mercante brasileiro Buarque, alegando tratar-se de contrabando de guerra, 38 caixas e 32 fardos.
1 de dezembro

Navio mercante britânico armado (cruzador auxiliar) detém o navio mercante brasileiro Itapé e retira de bordo 22 passageiros de nacionalidade alemã.
3 de dezembro

O Governo brasileiro protesta contra o episódio do Itapé.
7 de dezembro

O Governo brasileiro protesta junto ao Governo britânico contra a apreensão do Buarque.
30 de dezembro

O Governo britânico libera o Buarque, pondo fim satisfatoriamente ao incidente.


1941
18 de janeiro

O navio mercante francês Mendoza é capturado em águas da zona de segurança, em frente ao litoral brasileiro, por um cruzador auxiliar britânico.
22 de janeiro

Protesto do Governo brasileiro contra a apreensão do Mendoza.
11 de março

O Presidente Roosevelt, dos Estados Unidos, aprova o Lend-Lease Act (Lei de Empréstimos e Arrendamento), instrumento pelo qual os Estados Unidos poderão fornecer ajuda econômica e material aos países em guerra com a Alemanha.
22 de março

O navio mercante brasileiro Taubaté é atacado por um avião alemão no Mediterrâneo. O Brasil tem seu primeiro morto na guerra, o conferente do navio José Francisco Fraga. Outros 13 tripulantes ficam feridos.
6 de abril

Alemanha ataca a Iugoslávia e a Grécia.
27 de maio

O Presidente Roosevelt faz uma proclamação declarando o estado de emergência nacional.
13 de junho.

Um submarino alemão pára, a tiros de canhão, o navio mercante brasileiro Siqueira Campos, e só o libera após vistoriá-l o e fotografar documentos de bordo.
22 de junho

A Alemanha ataca a União Soviética.
14 de agosto

O Presidente Roosevelt e o Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill, assinam a Carta do Atlântico.
24 de novembro

O Governo norte-americano anuncia a ocupação da Guiana Holandesa, de acordo com a Holanda e o Brasil.
7 de dezembro

Os japoneses atacam a base norte-americana de Pearl Harbour, no Havaí. A guerra se generaliza. Cuba é o primeiro país do Continente a declarar guerra aos inimigos dos Estados Unidos.

1942


28 de janeiro

Encerra-se no Rio de Janeiro a 3ª Reunião de Consultas dos Ministros do Exterior das Repúblicas Americanas, aprovando resolusão recomendando o rompimento de relações dos Estados americanos com os países do Eixo. No discurso de encerramento, o Chanceler brasileiro Oswaldo Aranha anuncia o rompimento de relações diplomáticas do Brasil com a Alemanha, a Itália e o Japão.
16 de fevereiro

O navio mercante brasileiro Buarque é torpedeado e afundado nas proximidades de Norfolk, nos Estados Unidos. Um passageiro morre.
18 de fevereiro

O navio a vapor Olinda é torpedeado e afundado ao largo da costa do Estado de Virgínia, nos Estados Unidos.
7 de março

O navio mercante brasileiro Arabutan é torpedeado e afundado ao largo da costa da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. O enfermeiro de bordo morre.
9 de março

O vapor brasileiro Cairu é torpedeado e afundado ao longo da costa dos Estados Unidos. Um passageiro morre.
1º de maio

O navio brasileiro Parnaíba é torpedeado e afundado próximo a Trinidad.
24 de maio

O navio brasileiro Gonçalves Dias é torpedeado e afundado ao Sul do Haiti, no Mar das Caraíbas. Seis homens morrem.
1º de junho

O navio brasileiro Alegrete é torpedeado e afundado entre as ilhas de Santa Lúcia e São Vicente.
26 de junho

O navio mercante brasileiro Pedrinhas é torpedeado e afundado nas costas de Porto Rico.
26 de julho

O navio mercante brasileiro Tamandaré é torpedeado e afundado. Quatro homens morrem.
28 de julho

O navio brasileiro Barbacena é torpedeado e afundado próximo a Port of Spain. O mesmo ocorre com o navio brasileiro Piave, onde 18 homens morrem, além de seu comandante.
15 a 21 de agosto

A 20 milhas da costa do Estado de Sergipe são torpedeados e afundados os vapores brasileiros Baependi, Aníbal Benévolo, Araraquara, Itagipe e Araras. Muitos mortos, inclusive crianças.
22 de agosto

O Governo brasileiro comunica à Alemanha e à Itália que "ante o inegável ato de guerra contra o país", com o afundamento dos cinco navios na costa de Sergipe, foi criada "uma situação de beligerância que somos forçados a reconhecer na defesa da nossa dignidade, da nossa soberania e da nossa segurança e da América".
31 de agosto

O Governo brasileiro declara o estado de guerra em todo o território nacional.
16 de setembro

O Governo brasileiro ordena a mobilização geral em todo o território nacional.
27 de setembro

O vapor brasileiro Lajes é torpedeado e afundado a 75 milhas da costa paraense, na altura da cidade de Salinas. O mesmo ocorre com o vapor brasileiro Osório. Um homem morre.



1943
9 de janeiro

O Brasil declara sua adesão à Organização das Nações Unidas e à Carta do Atlântico.
20 de janeiro

A Comissão Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos se reúne para estudar a Recomendação nº 14, com o objetivo de organizar a defesa das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.
26 de janeiro

O Ministro da Guerra, General Eurico Gaspar Dutra, apresenta ao Presidente da República uma exposição de motivos, acompanhada de observações do Estado-Maior do Exército, admitindo a participação de uma força expedicionária brasileira fora do Continente.
29 de janeiro

Encontram-se em Natal Roosevelt e Vargas.
2 de fevereiro

Descoberta uma organização brasileira de quinta-coluna chefiada pelo espião nazista Niels Cristian Christensen.
9 de fevereiro

É preso no Rio de Janeiro um grupo de espionagem chefiado por Albrecht Gustav Engels.
18 de fevereiro

O navio brasileiro Brasilóide é torpedeado e afundado a cerca de cinco milhas da costa entre Maceió e Salvador. Oito pessoas ficam feridas.
02 de março

O navio brasileiro Afonso Pena é torpedeado e afundado no litoral da Bahia. No processo há controvérsia: morreram 92 ou 94 passageiros e 30, 32 ou 34 tripulantes.
11 de março

O Almirante Beauregard, chefe da Missão Naval norte-americana, envia ao Ministro da Aeronáutica, Salgado Filho, memorando sobre a participação da Força Aérea Brasileira na guerra.
15 de março

Getúlio aprova o memorando do General Dutra sobre as medidas para a criação do Corpo Expedicionário Brasileiro. É o primeiro passo para o surgimento da FEB.
17 de março

O Capitão-Tenente Valim de Vasconcelos, comandante do Jaguaribe, em serviço de comboio, ataca e avaria um submarino alemão, que a tripulação afunda.
24 de março

O Brigadeiro Eduardo Gomes conferencia com o General Eisenhower em Argel.
31 de março

The New York Times informa, em manchete, que o Brasil enviará força expedicionária para o exterior.
8 de junho

É aberto o voluntariado na Armada brasileira.
17 de junho

É aberto o voluntariado para o Exército Brasileiro.
30 de junho

O navio brasileiro Tutóia é torpedeado e afundado na altura de Juréia, ao norte de Iguape, no litoral de São Paulo. Sete pessoas morrem inclusive o comandante.
4 de julho

O navio brasileiro Pelotaslóide é torpedeado e afundado na foz do Rio Pará. Cinco pessoas morrem e cinco ficam feridas.
10 de julho

Tropas aliadas invadem a Sicília sob o comando do General Eisenhower.
25 de julho

Mussolini é forçado a renunciar ao cargo de Primeiro-Ministro da Itália. O Marechal Pietro Badoglio é nomeado Primeiro-Ministro.
31 de julho

O navio brasileiro Bagé é torpedeado e afundado no litoral de Sergipe. Morrem 20 tripulantes, inclusive o comandante, e oito passageiros. Três aviões brasileiros afundam um submarino alemão no litoral do Rio de Janeiro.
9 de agosto

Eurico Dutra convida o General Mascarenhas de Moraes para comandar uma das divisões que constituirão o Corpo Expedicionário Brasileiro. É criada a FEB, então constituída pela 1º Divisão de Infantaria Expedicionária e Orgãos-Não-Divisionários (1ª DIE), pela Portaria ministerial nº 47/44.
10 de agosto

Mascarenhas de Moraes telegrafa ao General Eurico Dutra aceitando o comando.
12 de agosto
O General Eurico Dutra parte em missão para os Estados Unidos, onde tratará da colaboração militar brasileira com os Aliados.
3 de setembro

O 8º Exército britânico desembarca na Península Itálica, iniciando a segunda frente de luta na Europa.
É assinado o armistício entre a Itália e os Aliados.
8 de setembro

Eisenhower anuncia a rendição incondicional das Forças Armadas italianas.
Em informe bienal ao Departamento de Guerra, O General Marshall declara ser o Brasil vitalmente importante para a defesa dos Estados Unidos, pois oferece o ponto de contato mais próximo do Continente com o teatro de operações europeu.
26 de setembro

O navio brasileiro Itapagé é torpedeado e afundado cerca de sete a oito milhas do litoral alagoano, do local Lagoa Azeda. Morrem 18 tripulantes e nove passageiros.
Também o veleiro brasileiro Cisne Branco é torpedeado e afundado. Viajava de Belém para Fernando de Noronha, mas não se tem notícia das coordenadas onde se encontrava. Quatro homens morrem.
1 de outubro

Os Aliados ocupam Nápoles.
20 de outubro

Início da inspeção de saúde nos oficiais do Exército que participarão da FEB.
O QG do General Mascarenhas de Moraes passa a ter autonomia administrativa.
23 de outubro

O navio brasileiro Campos é torpedeado e afundado a cinco milhas ao sul de Alcatrazes, no Estado de São Paulo. Morrem 12 pessoas.
28 de novembro

Roosevelt, Churchill e Stálin conferenciam em Teerã.
6 de dezembro

Mascarenhas de Moraes parte para Argel chefiando uma missão militar.
17 de dezembro

O General Maurício Cardoso é nomeado Chefe do Estado-Maior do Exército.
18 de dezembro

Pelo Decreto-Lei nº 6.123, o Governo cria o 1º Grupo de Aviação de Caça. E o Decreto de 27 de dezembro do mesmo ano classifica como seu comandante o Major-Aviador Nero Moura.
19 de dezembro
Mascarenhas de Moraes e a missão brasileira chegam a Nápoles.
1944


3 de janeiro

O 1º Grupo de Aviação de Caça, sob o comando do Major Nero Moura, decola rumo ao teatro de operações na Europa via Estados Unidos, onde fará estágio de treinamento em Orlando, na Flórida.
5 de janeiro

O Ministro da Guerra autoriza a abertura do voluntariado para o Corpo Expedicionário.
9 de janeiro

O Chefe do Estado-Maior da 4º Esquadra norteamericana, Capitão C. E. Braine, comunica à imprensa o afundamento de um navio alemão, que transportava contrabando de guerra do Japão para a Alemanha, nas costas pernambucanas. Participaram da operação unidades brasileiras e norte-americanas, inclusive aviação. A tripulação aprisionada era de 145 homens, alemães e italianos.
11 de janeiro

Desligados da Diretoria Geral das Armas, para constituírem o QG do General Mascarenhas de Moraes, os Tenentes-Coronéis Amaury Kruel, Humberto de Alencar Castelo Branco e Luís Braga.
1º de fevereiro

O General Osvaldo Cordeiro de Farias assume o comando da Artilharia Divisionária.
16 de fevereiro

The New York Times anuncia o afundamento de 18 submarinos do Eixo, em águas brasileiras, por forças aeronavais brasileiras e norteamericanas.
25 de fevereiro

Troca de prisioneiros brasileiros, entre os quais o Embaixador na França, Sousa Dantas, internados no campo de concentração de Godensberg, na Alemanha, por prisioneiros alemães no Brasil, tendo agido como intermediários os Embaixadores da Espanha
e Portugal.
13 de março

Segue para os Estados Unidos mais um grupo de aviadores brasileiros para estágio de treinamento. Aprovados pelo Presidente da República os Decretos-Lei nº 6.224 e 6.225, de 24 de janeiro, que instituíram o imposto sobre lucros extraordinários e a junta de ajuste desses lucros.
31 de março

Soldados da Infantaria da FEB fazem o primeiro desfile no Rio de Janeiro sob o comando do General Zenóbio da Costa.
10 de maio

Constituição do 1º Escalão da FEB.
17 de maio

O General Mascarenhas de Moraes é nomeado comandante do 1º Escalão da FEB, cumulativamente com as funções de comandante da 1ª DIE.
20 de maio

A Artilharia Divisionária, sob o comando do General Osvaldo Cordeiro de Farias, faz uma demonstração de tiro real no campo de instrução de Gericinó.
24 de maio

Toda a 1ª DIE desfila no Centro do Rio de Janeiro, na Avenida Rio Branco.
6 de junho

Vasco Leitão da Cunha vai a Nápoles, onde estabelece contato com o QG aliado, providenciando sobre a próxima chegada da FEB. Na ocasião, conferencia com Robert Murphy, representante pessoal de Roosevelt. Os aliados invadem a Normandia.
29 de junho

O General Mascarenhas de Moraes e o 1º Escalão da FEB embarcam no transporte de guerra norte-americano Gen W. A. Mann.
30 de junho

Getúlio Vargas se despede do 1º Escalão da FEB a bordo do Gen Mann.
2 de julho

Partida do 1º Escalão da FEB, com um total de 5 mil 81 homens, sendo 295 oficiais, 4 mil 769 praças e 17 de diversos serviços.
16 de julho

O navio-transporte Vital de Oliveira é torpedeado por um submarino alemão.
O 1º Escalão da FEB, tendo à frente o General Mascarenhas de Moraes, desembarca em Nápoles.
2 de agosto

O General Mascarenhas de Moraes é recebido pelo Papa Pio XII.
5 de agosto

O 1º Escalão da FEB é incorporado ao 5º Exército norte-americano.
8 de agosto

O General Zenóbio da Costa é recebido pelo Papa Pio XII.
9 de agosto

Os Generais Mascarenhas de Moraes e Zenóbio da Costa conferenciam com o Comandante do 5º Exército, General Mark Clark, no QG em Cecina.
18 de agosto

O 1º Escalao da FEB se transfere para Vada.
10 de setembro

O 1º Grupo de Caça parte dos Estados Unidos, a bordo do navio francês Colombie, com destino à Itália.
14 de setembro

O destacamento da FEB (unidade tática), sob o comando do General Euclides Zenóbio da Costa, substitui o Task Force 45 norteamericano, em uma frente de nove quilômetros.
15 de setembro

A tropa brasileira começa a participar das operações de guerra. Tem o seu batismo de fogo.
16 de setembro

A FEB ocupa Massarosa, Monte Comunale e Monte.
18 de setembro

A FEB ocupa Camaiore.
22 de setembro

Partida do Rio de Janeiro dos 2º e 3º Escalões da FEB, nos transportes norte-americanos General Mann e General Meiggs. No 2º Escalão havia 5 mil 123 homens, sendo 356 oficiais, 4 mil 757 soldados e 10 elementos diversos, sob o comando do General Osvaldo Cordeiro de Farias. No 3º Escalão, 5 mil 243 homens, dos quais 316 oficiais, 4 mil 922 pracinhas e cinco elementos diversos, sob o comando do General Olímpio Falconiere da Cunha.
24 de setembro

O General Eurico Dutra desembarca em Nápoles.
26 de setembro

A FEB ocupa Monte Prano.
30 de setembro

A FEB conquista Lama di Sotto.
1º de outubro

A FEB ocupa Fornaci.
6 de outubro

Os 2º e 3º Escalões da FEB aportam em Nápoles. O 1º Grupo de Caça desembarca em Livorno, porto a oeste da Itália, integrando-se à Força Aérea Aliada no Mediterrâneo.
11 de outubro

A FEB conquista Barga.
16 de outubro

O Ministro da Guerra, General Eurico Gaspar Dutra, passa em revista a tropa expedicionária estacionada em Pisa.
A FEB ocupa Galiciano e Barga.
30 de outubro

A FEB conquista Lama di Sotto, Lama di Sopra, Pradescello, Pian de los Rios, Collo e San Chirico.
06 de novembro

A FAB dá início às suas missões de guerra.
O primeiro oficial brasileiro abatido foi o Segundo-Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, atingido pela artilharia antiaérea nazista na zona de Bolonha.
8 de novembro

O Marechal Alexander visita o QG da FEB em Porreta-Terme.
23 de novembro

O 4º Escalão da FEB parte do Rio de Janeiro. Compunha-se de 4 mil 722 homens, sendo 280 oficiais, 4 mil 396 praças e 46 diversos.
24 de novembro

Primeiro ataque da FEB a Monte Castelo.
25 de novembro

Segundo ataque da FEB a Monte Castelo.
29 de novembro

Terceiro ataque da FEB a Monte Castelo.
7 de dezembro

O 4º Escalão da FEB chega a Nápoles.
12 de dezembro

Quarto ataque da FEB a Monte Castelo.
1945
4 de fevereiro

Conferência de Yalta: Roosevelt, Churchill e Stálin.
8 de fevereiro

Reunião do IV Corpo de Exército em Lucca para a exposição do Plano Encore e apresentação à FEB da 10ª Divisão de Montanha norte-americana.
O 5º Escalão da FEB parte do Rio de Janeiro a bordo do Gen Meiggs. Eram 5 mil 128 homens, sendo 247 oficiais, 4 mil 835 praças e 46 diversos.
21 de fevereiro

A FEB conquista o Monte Castelo.
22 de fevereiro
Chega a Nápoles o 5º Escalão da FEB.
5 de março

A FEB ocupa Castelnuovo.
8 de março

Assinada a Ata de Chapultepec, no México.
30 de março

O Brasil estabelece relações diplomáticas com a União Soviética.
12 de abril

Morte de Franklin Roosevelt.
Harry Truman é o novo Presidente dos Estados Unidos.
14 de abril

A FEB toma Montese.
21 de abril

A FEB conquista Zocca e Montalto.
25 de abril

Início da Conferência de São Francisco, com a presença de 50 países. O Embaixador Leão Veloso é o chefe da delegação brasileira.
27 de abril

Benito Mussolini é preso pelos partigiani italianos em Dongo, às margens do Lago de Como.
O Major H. Cordeiro Oest inicia os primeiros contatos com a 148ª D.I. Alemã para a rendição incondicional.
28 de abril

A FEB ocupa Collechio.
Início da rendição da 148ª D.I. Alemã.
29 de abril

Os soviéticos entram em Berlim.
Os parlamentares da 148ª D.I. Alemã se apresentam ao Comando da FEB, em Ponte Scodogna. Durante todo o dia prosseguiu a rendição da tropa, acompanhada de copioso material bélico.
O Brasil fez 14 mil 779 prisioneiros, além de 4 mil cavalos, mais de 1 mil 500 viaturas, 80 canhões de diversos calibres, grande quantidade de munição etc.
30 de abril

Hitler se suicida em Berlim.
1º de maio

O Almirante Dõenitz assume o Comando na Alemanha.
A FEB ocupa Turim.
2 de maio

Rendição incondicional dos alemães na Itália. Berlim é conquistada pelas tropas soviéticas do Marechal Zhukov.
7 de maio

Os militares alemães assinam a rendição incondicional.
8 de maio

Dia da Vitória na Europa: cessam todas as hostilidades.
10 de maio

Término da última batalha, a de Praga.
30 de maio

O 1º RI desfila em Piacenza, sob o comando do Coronel Caiado de Castro.
4 de junho

O cruzador Bahia afunda em conseqüência de uma explosão a bordo.
6 de junho

Aprovado o preâmbulo da Carta de São Francisco.
O Brasil declara guerra ao Japão.
25 de junho

Instalada a conferência para julgar os crimes de guerra.
26 de junho

Assinada a Carta das Nações Unidas.
6 de julho

O 1º Escalão da FEB parte de Nápoles para o Brasil.
11 de julho

O General Mascarenhas de Moraes chega ao Rio de Janeiro.
16 de julho

Os Generais Mark Clark e Crittenberger chegam ao Rio de Janeiro.
Teste da primeira bomba atômica, no Estado do Novo México, Estados Unidos.
17 de julho

Inicia-se a Conferência de Potsdam: Truman, Churchill e Stálin.
18 de julho

O 1º Escalão da FEB desembarca no Rio de Janeiro.
26 de julho

Clement Attlee, do Partido Trabalhista é o novo Primeiro-Ministro da Inglaterra.
6 de agosto

A bomba atômica explode sobre Hiroxima (dia 5 nos Estados Unidos).
8 de agosto

A União Soviética declara guerra ao Japão.
9 de agosto

Uma bomba atômica, mais poderosa que a anterior, explode em Nagasaki.
14 de agosto

Rendição incondicional do Japão.


Fonte: http://www.eb.mil.br/exercito-brasileiro?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=152781&_101_type=content&_101_urlTitle=fatos-marcantes-da-segunda-guerra-mundial-e-da-forca-expedicionaria-brasileira&_101_redirect=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fexercito-brasileiro%3Fp_p_id%3D3%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dmaximized%26p_p_mode%3Dview%26_3_keywords%3Dcampo%2Bgrande%26_3_advancedSearch%3Dfalse%26_3_groupId%3D0%26_3_delta%3D20%26_3_assetTagNames%3Dfeb%26_3_resetCur%3Dfalse%26_3_andOperator%3Dtrue%26_3_struts_action%3D%252Fsearch%252Fsearch&inheritRedirect=true


Novidades do Blog 

Grupo destinado a Força Expedicionária no Facebook

A Força Expedicionária Brasileira conta agora com mais um grupo no Facebook. É um grupo com postagens exclusivamente sobre a História da FEB. Para acessar clique na imagem abaixo ou neste link: https://www.facebook.com/groups/forcaexpedicionaria

Junte-se ao grupo. Conte sua história, publique, curta, compartilhe e comente. 


Links das postagens mais interessantes sobre a Força Expedicionária Brasileira do Blog

Segue abaixo os titulos e os links correspondentes a algumas das postagens mais interessantes sobre a Força Expedicionária Brasileira e os Pracinhas.


Clique no titulo escolhido para visualizar a postagem.

--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem:24.6.21
Titulo da postagem:Eu acredito - Imagens de 103 pracinhas da Força Expedicionária Brasileira. #pracinhas, #ex combatente, #feb, #força expedicionária, #brasil, #guerra na Itália.


Link da Postagem:http://hid0141.blogspot.com/2021/06/eu-acredito-imagens-de-103-pracinhas-da.html


Data da postagem: 19.6.21
Titulo da postagem: 221 imagens da Força Expedicionária Brasileira na Itália.

Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/06/221-imagens-da-forca-expedicionaria.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 17.6.21
Titulo da postagem: PRACINHAS DA FEB TOMBADOS EM SOLO ITALIANO


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/06/pracinhas-da-feb-tombados-em-solo.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 17.6.21
Titulo da postagem: LISTA DETALHADA DOS MORTOS DA F.E.B NA CAMPANHA DA ITÁLIA


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/06/lista-detalhada-dos-mortos-da-feb-na.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 28.5.21
Titulo da postagem: Honrar na paz os que lutaram pela liberdade acima de tudo. Fotos de 100 pracinhas da Força Expedicionária Brasileira.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/05/honrar-na-paz-os-que-lutaram-pela.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 6.4.21
Titulo da postagem: A história dos Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira. Fotos de 100 pracinhas da FEB.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/04/a-historia-dos-pracinhas-da-forca.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 2.3.21
Titulo da postagem: Relembrar, Heróis da Força Expedicionária, Expedicionários, Ex combatentes.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/03/relembrar-herois-da-forca.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 16.2.21
Titulo da postagem: M8 Greyhound - 6x6, Carro Blindado Leve da Força Expedicionária Brasileira na Itália.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/02/m8-greyhound-6x6-carro-blindado-leve-da.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 4.2.21
Titulo da postagem: MORTOS E EXTRAVIADOS DA FEB NA CAMPANHA DA ITÁLIA POR UNIDADES


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/02/mortos-e-extraviados-da-feb-na-campanha.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 3.2.21
Titulo da postagem: Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras, os Jeep da Força Expedicionária e seus nomes.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/02/esses-homens-maravilhosos-e-suas.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 29.1.21
Titulo da postagem: Missão dada, missão cumprida. Força Expedicionária Brasileira - Pracinhas - Ex combatentes - soldados da FEB


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/missao-dada-missao-cumprida.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 19.1.21
Titulo da postagem: O que é ser um Herói? Força Expedicionária Brasileira - F.E.B - Alguns Expedicionários.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/o-que-e-ser-um-heroi-forca.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 11.1.21
Titulo da postagem: Eles vieram de todas as partes do Brasil. Soldados do Brasil, Ex Combatentes, Libertadores, Expedicionários do Exercito Brasileiros, Pracinhas, mais algumas imagens.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/eles-vieram-de-todas-as-partes-do.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 7.1.21
Titulo da postagem: A Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial - Senta Pua


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/a-forca-aerea-brasileira-na-segunda.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 6.1.21
Titulo da postagem: Expedicionários da Força Expedicionária fazendo tiro ao alvo na Itália - Segunda Guerra - Força Expedicionária Brasileira.


Link Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/expedicionarios-da-forca-expedicionaria.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 5.1.21
Titulo da postagem: 441 Imagens da F.E.B - Força Expedicionária Brasileira - Algumas inéditas


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/441-imagens-da-feb-forca-expedicionaria.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 5.1.21
Titulo da postagem: Brasileiros da Força Expedicionária. F.E.B


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/brasileiros-da-forca-expedicionaria-feb.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 30.12.20
Titulo da postagem: Força Expedicionária Brasileira - Expedicionários - Pracinhas - Soldados da F.E.B


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/12/forca-expedicionaria-brasileira.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 13.12.20
Titulo da postagem: Os mortos da FEB na Segunda Guerra Mundial


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/12/os-mortos-da-feb-na-segunda-guerra.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 8.12.20
Titulo da postagem: CONFIRA 10 EXPRESSÕES QUE OS PRACINHAS FALAVAM NA II GUERRA


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/12/confira-10-expressoes-que-os-pracinhas.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 8.12.20
Titulo da postagem: 14 de Abril - Dia da Tomada de Montese


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/12/14-de-abril-dia-da-tomada-de-montese.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 9.11.20
Titulo da postagem: Laminas com uniformes da Feb (Força Expedicionária Brasileiria) usados durante o período da segunda guerra mundial.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/11/laminas-com-uniformes-da-feb-forca.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 24.10.20
Titulo da postagem: A Companhia de Fuzileiros na campanha da Itália


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/a-companhia-de-fuzileiros-na-campanha.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 23.10.20
Titulo da postagem: Herói da Fab. Senta Pua. Força Aérea Brasileira na segunda guerra. Ponte dell'Olio, Piacenza, Itália. P-47 Thunderbolt, pilotado pelo piloto Tenente Josino Maia de Assis.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/ponte-dellolio-piacenza-italia-p-47.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 23.10.20
Titulo da postagem: Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Linha Gótica


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/forca-expedicionaria-brasileira-feb-na.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 9.10.20
Titulo da postagem: Cronologia do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/cronologia-do-brasil-durante-segunda.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 3.10.20
Titulo da postagem: Força Expedicionária Brasileira (F.E.B) Eis aqui alguns expedicionários.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/forca-expedicionaria-brasileira-feb-eis.html
--------------------------------------------------------------------------------------

Para compartilhar as postagens escolhidas basta copiar os links