10.6.10

Cemitério milenar é descoberto no Egito

Arqueólogos encontram conjunto de túmulos onde foram enterradas mais de 40 múmias de diversos períodos da história do país do Nilo
Jon Bodsworth / Wikimedia Commons
Lateral da pirâmide de Sésostris II, no sítio de Lahoun, mesmo local onde as tumbas ancestrais foram escavadas.
Uma missão arqueológica encontrou, a 130 km da cidade do Cairo, no Egito, uma coleção de 45 túmulos de antigos habitantes do reino dos faraós. Os achados datam de diferentes períodos, como a primeira e a segunda dinastias (2750 a 2649 a.C.), o Novo Império (2030 a 1660 a.C.) e o Período Tardio (724-343 a.C.). Ao todo, as descobertas cobrem mais de dois milênios de história egípcia.

O arqueólogo Zahi Hawass, Secretário Geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito (SCA), afirmou em seu
siteque as sepulturas abrigam sarcófagos de madeira com múmias em excelente estado de preservação. Em declaração à mesma página de internet, o professor Abdel Rahman El-Aydi, líder da expedição responsável pelo achado, disse que algumas dessas tumbas estão quase intactas, o que pode fornecer novos dados aos pesquisadores do antigo Egito.

As 45 tumbas foram encontradas no sítio arqueológico de Lahoum, na cidade de Fayoum. A equipe do professor El-Aydi já havia encontrado, no ano passado, 53 túmulos de pedra de vários períodos da história egípcia que ainda estão sendo escavados.

Fonte: