A maioria das pessoas que já possuíram um Volkswagen Beetle ou, digamos, um ônibus antecipado de pára-brisa VW ou mesmo um Karmann Ghia irão jurar que esses veículos desconfortáveis, relativamente bare-bones, estavam entre os carros favoritos que já dirigiram. Eles não são para todos, é claro -, mas para uma certa raça de motorista, os VW da velha escola ofereceram uma combinação rara de confiabilidade, facilidade de manutenção e, o mais importante, a personalidade que tantos outros automóveis produzidos em massa não tinham.
A história da Volkswagen, entretanto, é uma das mais fascinantes e, em alguns aspectos, a mais preocupante de qualquer fabricante de automóveis existente. Um exemplo bem documentado da sabedoria paradoxal da VW: em seus primeiros dias, durante a Segunda Guerra Mundial, a Volkswagen usou o trabalho escravo (a empresa admitiu tanto) para construir veículos para o esforço de guerra nazista; décadas mais tarde, os arquétipos Volkswagens, o Beetle e o ônibus T1 se tornariam os símbolos de quatro rodas do movimento "paz e amor" da década de 1960. De Hitler aos hippies: muitas outras empresas, automotivas ou outras, podem reivindicar esse tipo de narrativa corporativa bizarra.
Aqui, uma série de fotos feitas por LIFEO fotógrafo Walter Sanders na famosa fábrica de Wolfsburg da empresa em 1951. Um refugiado do próprio Alemanha de Hitler, que fugiu de seu país natal no mesmo ano em que a VW começou a fazer carros, Sanders captura essas imagens da fábrica e os trabalhadores das fábricas uma nação no processo de recriando-se. Aqui, em preto e branco, é um retrato do trabalho e da mecanização que mais uma vez tornaria a Alemanha uma das economias mais poderosas do mundo antes do final do século.
Cena na planta principal da Volkswagen, Wolfsburg, Alemanha, julho de 1951.
Inspecionando um motor VW, 1951.
Pessoas reunidas em torno de um ônibus VW, 1951.
As pessoas contemplam o fotógrafo Walter Sanders através do rolo aberto de um ônibus VW, 1951.
Uma jovem e um homem se divertem ao lado de um cabriolet VW, 1951.
Fonte:
http://www.vintag.es/2013/05/scene-at-volkswagens-main-plant.html