Em 1585, o inglês John White, governador de uma das primeiras colônias norte-americanas, fez uma série de esboços exquisitos de aquarela dos povos nativos de Algonkin, junto a quem os colonos tentariam viver. Benjamin Breen explora o significado dos esboços e seu link para o mistério do que se tornou conhecido como "Colônia Perdida".
'The Flyer', um indiano Secotan pintado por John White em 1585. British Museum, Londres.
UMASem sorte para muitos, como sinistro para o myselfe. Tal foi a avaliação sombria do colonizador elisabetano John White de seu mandato como o primeiro governador da colônia jovem da Grã-Bretanha na ilha de Roanoke, Virgínia. Enquanto White vivia seus últimos dias em uma plantação irlandesa em 1593, ele lutou para chegar a um acordo com seu legado ambivalente no "Newfound Worlde". Apenas oito anos antes, White partiu para a América do Norte como parte de uma expedição liderada por um cortesão ardente chamado Sir Richard Grenville. Esta viagem não estava sem seus desafios - White recordou laconicamente que, em uma batalha com os marinheiros espanhóis, ele foi "ferido na cabeça, uma vez com uma espada, e outra vez com um pique e machucou também no lado do buttoke com um tiro. "No entanto, nesta época, White também testemunhou maravilhas naturais, ajudou a construir uma nova colônia, e até mesmo comemorou o nascimento de sua neta agora famosa, Virginia Dare, o primeiro filho da parceria inglesa / cristã a nascer em solo americano. Em última análise, no entanto, as ambições de White terminaram em catástrofe, com o desaparecimento misterioso dos noventa homens, dezessete mulheres e onze crianças que compunham a colônia de Roanoke - um grupo que incluiu sua filha e sua neta.
Nos séculos desde a morte de White, sua história divergiu de maneira interessante. As gerações de escolares criados nos Estados Unidos provavelmente podem se lembrar de ler sobre a "Colônia Perdida" em Roanoke em livros didáticos. Nessas contas simplificadas, White e seus colegas colonos geralmente figuram como pioneiros condenados, mas visionários, em uma narrativa maior do excepcionalismo britânico-americano.
Entre os historiadores profissionais, White é igualmente famoso, mas por razões bastante diferentes. Nas histórias recentes da América britânica colonial, John White é o artista, ao invés de John White, o governador colonial, que ocupa um lugar central. Isso é porque White era um pintor de aquarela de extraordinário talento, cujas obras figuram entre as mais notáveis representações de americanos indígenas modernos que já foram criados.
Certamente, muitos outros contemporâneos europeus de White ofereceram representações visuais de nativos americanos. Os leitores da conta antecipada de André Thevet no Brasil, a singularidade da França antarctica (Paris, 1557), por exemplo, poderiam ser tratados com renderizações de índios Tupí colhendo frutas, cantando músicas (completo com notação musical gravada por Thevet) e até mesmo munching casualmente em coxas e nádegas humanas barbeadas.
UMASem sorte para muitos, como sinistro para o myselfe. Tal foi a avaliação sombria do colonizador elisabetano John White de seu mandato como o primeiro governador da colônia jovem da Grã-Bretanha na ilha de Roanoke, Virgínia. Enquanto White vivia seus últimos dias em uma plantação irlandesa em 1593, ele lutou para chegar a um acordo com seu legado ambivalente no "Newfound Worlde". Apenas oito anos antes, White partiu para a América do Norte como parte de uma expedição liderada por um cortesão ardente chamado Sir Richard Grenville. Esta viagem não estava sem seus desafios - White recordou laconicamente que, em uma batalha com os marinheiros espanhóis, ele foi "ferido na cabeça, uma vez com uma espada, e outra vez com um pique e machucou também no lado do buttoke com um tiro. "No entanto, nesta época, White também testemunhou maravilhas naturais, ajudou a construir uma nova colônia, e até mesmo comemorou o nascimento de sua neta agora famosa, Virginia Dare, o primeiro filho da parceria inglesa / cristã a nascer em solo americano. Em última análise, no entanto, as ambições de White terminaram em catástrofe, com o desaparecimento misterioso dos noventa homens, dezessete mulheres e onze crianças que compunham a colônia de Roanoke - um grupo que incluiu sua filha e sua neta.
Nos séculos desde a morte de White, sua história divergiu de maneira interessante. As gerações de escolares criados nos Estados Unidos provavelmente podem se lembrar de ler sobre a "Colônia Perdida" em Roanoke em livros didáticos. Nessas contas simplificadas, White e seus colegas colonos geralmente figuram como pioneiros condenados, mas visionários, em uma narrativa maior do excepcionalismo britânico-americano.
Entre os historiadores profissionais, White é igualmente famoso, mas por razões bastante diferentes. Nas histórias recentes da América britânica colonial, John White é o artista, ao invés de John White, o governador colonial, que ocupa um lugar central. Isso é porque White era um pintor de aquarela de extraordinário talento, cujas obras figuram entre as mais notáveis representações de americanos indígenas modernos que já foram criados.
Certamente, muitos outros contemporâneos europeus de White ofereceram representações visuais de nativos americanos. Os leitores da conta antecipada de André Thevet no Brasil, a singularidade da França antarctica (Paris, 1557), por exemplo, poderiam ser tratados com renderizações de índios Tupí colhendo frutas, cantando músicas (completo com notação musical gravada por Thevet) e até mesmo munching casualmente em coxas e nádegas humanas barbeadas.
Gravação de índios Tupí que colhem frutas de caju em Les Singularitez de la France Antarctique deAndré Thevet ; (Paris, 1557)
No entanto, as ilustrações de White se destacaram entre as de seus pares. Em vez de trabalhar através de impressão ou gravura em madeira, pinturas produzidas em branco em aquarelas vivas. Isso permitiu que ele conseguisse um nível de detalhes realistas que as ilustrações impressas não poderiam esperar combinar. Um dos exemplos mais marcantes dos olhos de White para o detalhe é encontrado em sua apresentação macia de uma mãe indígena algonquiana com sua filha.
No entanto, as ilustrações de White se destacaram entre as de seus pares. Em vez de trabalhar através de impressão ou gravura em madeira, pinturas produzidas em branco em aquarelas vivas. Isso permitiu que ele conseguisse um nível de detalhes realistas que as ilustrações impressas não poderiam esperar combinar. Um dos exemplos mais marcantes dos olhos de White para o detalhe é encontrado em sua apresentação macia de uma mãe indígena algonquiana com sua filha.
John White, "A chey Herowans wyfe de Pomeoc e sua filha de 8 ou 10 anos de idade". (1585) British Museum, Londres.
Em 1585, um dos companheiros de White na Virgínia, um filósofo e inventor natural chamado Thomas Hariot, observou que as crianças indígenas que encontrou na América "ficaram encantadas com os fantoches e os bebês que são broughtes de Inglaterra". A pintura de White, de fato, oferece um visual direto prova dessa observação: nas mãos do filho da mulher, pode-se observar uma pequena boneca feminina vestindo um vestido isabelino.
Como observa a historiadora Joyce Chaplin em seu livro Assunto: Tecnologia, Corpo e Ciência na Fronteira Anglo-Americana, 1500-1676 (Harvard University Press, 2003), essa imagem foi posteriormente recriada pelo gravador holandês Theodore de Bry, que usou as aquarelas de White para criar gravuras para o relatório de Thomas Hariot A Briefe e verdadeiro da nova terra encontrada da Virgínia (1590). A representação de Bry mostra a menina indiana que não só "uma boneca inglesa em roupas isabelinas", mas "uma esfera armilar", que serviu de "uma representação instrucional e decorativa do globo e dos céus" (Chaplin 36).
Em 1585, um dos companheiros de White na Virgínia, um filósofo e inventor natural chamado Thomas Hariot, observou que as crianças indígenas que encontrou na América "ficaram encantadas com os fantoches e os bebês que são broughtes de Inglaterra". A pintura de White, de fato, oferece um visual direto prova dessa observação: nas mãos do filho da mulher, pode-se observar uma pequena boneca feminina vestindo um vestido isabelino.
Como observa a historiadora Joyce Chaplin em seu livro Assunto: Tecnologia, Corpo e Ciência na Fronteira Anglo-Americana, 1500-1676 (Harvard University Press, 2003), essa imagem foi posteriormente recriada pelo gravador holandês Theodore de Bry, que usou as aquarelas de White para criar gravuras para o relatório de Thomas Hariot A Briefe e verdadeiro da nova terra encontrada da Virgínia (1590). A representação de Bry mostra a menina indiana que não só "uma boneca inglesa em roupas isabelinas", mas "uma esfera armilar", que serviu de "uma representação instrucional e decorativa do globo e dos céus" (Chaplin 36).
Gravação de Theodore de Bry após a aguarela de John White, de Thomas Hariot's A briefe e verdadeiro relatório da nova terra encontrada da Virgínia (1590)
White também teve uma habilidade notável para "ampliar" de uma cena para criar uma perspectiva isométrica imaginada. Sua pintura de uma aldeia algonquesa se destaca como uma das representações mais detalhadas da vida indígena da aldeia americana para sobreviver a partir do século XVI.
White também teve uma habilidade notável para "ampliar" de uma cena para criar uma perspectiva isométrica imaginada. Sua pintura de uma aldeia algonquesa se destaca como uma das representações mais detalhadas da vida indígena da aldeia americana para sobreviver a partir do século XVI.
Aldeia dos índios Secotan na Carolina do Norte, de John White em 1585. British Museum, Londres.
Como o detalhe do círculo de dança na parte inferior direita desta imagem sugere, White parece ter tido um interesse particular nas cerimônias religiosas algonquianas. Outra pintura de White ao longo de linhas semelhantes dá um vislumbre da prática religiosa indiana pré-contato e do cotidiano:
Como o detalhe do círculo de dança na parte inferior direita desta imagem sugere, White parece ter tido um interesse particular nas cerimônias religiosas algonquianas. Outra pintura de White ao longo de linhas semelhantes dá um vislumbre da prática religiosa indiana pré-contato e do cotidiano:
Cerimônia de guerreiros Secotan na Carolina do Norte. Aguarela pintada por John White em 1585. British Museum, Londres.
O que, então, foi o legado final de White? Em uma narrativa impressa pela primeira vez em Voyages de Richard Hakluyt, White descreveu seu retorno à Virgínia em 1590 em busca dos colonos que ele havia deixado em Roanoke (ele havia retornado à Inglaterra três anos antes em esforços para obter "suprimentos e outras necessidades"). Sua conta evoca a paisagem assombrada de uma história de fantasmas, e seus detalhes estranhos fizeram parte do folclore americano desde então. No dia 17 de agosto, White lembrou que três navios sob seu comando chegaram a Roanoke, onde "não encontraram nenhum homem, nem se firmaram com nenhum que esteve lá ultimamente". Na noite seguinte, um dos marinheiros de White espiou "um incêndio através do bosque "E os homens" tocaram uma trombeta, mas nenhuma resposta podíamos ouvir. "A luz do amanhecer revelou que não era" nada além do grasse, e algumas árvores podres queimando ".
Finalmente, no entanto, White encontrou evidências dos wherabouts dos colonos. Em uma árvore, ele descobriu que "três cartas romanques criaram CRO": este era um criador pré-organizado que White entendia "significar o lugar onde deveria encontrá-los": croata. A suspeita de White foi confirmada com a descoberta de uma cena que agora é quase mítica:
Não encontramos nenhum sinal de distresse; então nós fomos a um lugar onde foram deixados em diversas casas, mas nós os achamos todos tomados, e o lugar fortemente fechado com um alto Palizado [isto é, uma paliçada de estacas de madeira], muito forte; e em uma das postagens escritas em fayre capitall Cartas CROATAN, sem nenhum sinal de distresse, e muitos barres de Ferro ... e tais como coisas pesadas lançam aqui e ali, sobrecarga com grama e ervas daninhas ...
Curiosamente, a conta de White aqui conecta suas duas identidades como governador e pintor. Ele observa que seus homens "encontraram cofres diversos que haviam sido escondidos e cavados" em torno da paliçada. Entre esses baús, White ficou surpreso ao encontrar objetos que ele conhecia "para ser meu owne": "livros" e "imagens" que ele havia criado nos anos anteriores, agora "espalhados e downe ... [e] corpóreos".
No final, White não conseguiu acompanhar essas pistas estranhas: as tempestades obrigaram os navios da expedição a voltarem antes de chegarem aos croatas e ele voltou para a Grã-Bretanha com o mistério não resolvido. O destino final dos colonos de Roanoke continua a ser debatido. Alguns conjecturaram que os companheiros colonos de White podem ter optado por se juntar a uma tribo indígena algonquiana local e adaptar-se aos métodos ameríndios (e bastante mais efetivos) de enfrentar a dura paisagem americana.
É improvável que possamos saber o que aconteceu - mas se a filha e a neta de White realmente se tornaram incorporadas em uma tribo indiana, teria feito um tipo de sentido estranho. Poucos europeus do século dezesseis consideravam os indígenas americanos com algo além de um olho ictérico e preconceituoso. No entanto, os retratos sensíveis e humanos da vida quotidiana de White entre os algonquenses contam uma história diferente e sugerem que sua própria posição em relação aos povos nativos que encontrou no Novo Mundo era bastante mais complexa. Na descrição sensível de White da mulher algonquiana e seu filho segurando uma boneca européia, talvez possamos discernir um prefiguração do destino híbrido euro-americano de sua própria filha e neto. Os contos entrelaçados da colônia falida White governada, a família que ele criou,
O que, então, foi o legado final de White? Em uma narrativa impressa pela primeira vez em Voyages de Richard Hakluyt, White descreveu seu retorno à Virgínia em 1590 em busca dos colonos que ele havia deixado em Roanoke (ele havia retornado à Inglaterra três anos antes em esforços para obter "suprimentos e outras necessidades"). Sua conta evoca a paisagem assombrada de uma história de fantasmas, e seus detalhes estranhos fizeram parte do folclore americano desde então. No dia 17 de agosto, White lembrou que três navios sob seu comando chegaram a Roanoke, onde "não encontraram nenhum homem, nem se firmaram com nenhum que esteve lá ultimamente". Na noite seguinte, um dos marinheiros de White espiou "um incêndio através do bosque "E os homens" tocaram uma trombeta, mas nenhuma resposta podíamos ouvir. "A luz do amanhecer revelou que não era" nada além do grasse, e algumas árvores podres queimando ".
Finalmente, no entanto, White encontrou evidências dos wherabouts dos colonos. Em uma árvore, ele descobriu que "três cartas romanques criaram CRO": este era um criador pré-organizado que White entendia "significar o lugar onde deveria encontrá-los": croata. A suspeita de White foi confirmada com a descoberta de uma cena que agora é quase mítica:
Não encontramos nenhum sinal de distresse; então nós fomos a um lugar onde foram deixados em diversas casas, mas nós os achamos todos tomados, e o lugar fortemente fechado com um alto Palizado [isto é, uma paliçada de estacas de madeira], muito forte; e em uma das postagens escritas em fayre capitall Cartas CROATAN, sem nenhum sinal de distresse, e muitos barres de Ferro ... e tais como coisas pesadas lançam aqui e ali, sobrecarga com grama e ervas daninhas ...
Curiosamente, a conta de White aqui conecta suas duas identidades como governador e pintor. Ele observa que seus homens "encontraram cofres diversos que haviam sido escondidos e cavados" em torno da paliçada. Entre esses baús, White ficou surpreso ao encontrar objetos que ele conhecia "para ser meu owne": "livros" e "imagens" que ele havia criado nos anos anteriores, agora "espalhados e downe ... [e] corpóreos".
No final, White não conseguiu acompanhar essas pistas estranhas: as tempestades obrigaram os navios da expedição a voltarem antes de chegarem aos croatas e ele voltou para a Grã-Bretanha com o mistério não resolvido. O destino final dos colonos de Roanoke continua a ser debatido. Alguns conjecturaram que os companheiros colonos de White podem ter optado por se juntar a uma tribo indígena algonquiana local e adaptar-se aos métodos ameríndios (e bastante mais efetivos) de enfrentar a dura paisagem americana.
É improvável que possamos saber o que aconteceu - mas se a filha e a neta de White realmente se tornaram incorporadas em uma tribo indiana, teria feito um tipo de sentido estranho. Poucos europeus do século dezesseis consideravam os indígenas americanos com algo além de um olho ictérico e preconceituoso. No entanto, os retratos sensíveis e humanos da vida quotidiana de White entre os algonquenses contam uma história diferente e sugerem que sua própria posição em relação aos povos nativos que encontrou no Novo Mundo era bastante mais complexa. Na descrição sensível de White da mulher algonquiana e seu filho segurando uma boneca européia, talvez possamos discernir um prefiguração do destino híbrido euro-americano de sua própria filha e neto. Os contos entrelaçados da colônia falida White governada, a família que ele criou,
Aguarela de John White, de Fort Elizabeth, na baía de Guyanilla, em Porto Rico, onde os colonos se basearam antes de encontrar a Colônia Ranoake na Carolina do Norte.
Leitura adicional:
Michael Gaudio, Gravando o Savage: O Novo Mundo e Técnicas de Civilização (University of Minnesota Press, 2008)
Joyce Chaplin, Assunto: Tecnologia, Corpo e Ciência na Fronteira Anglo-Americana, 1500-1676 (Harvard University Press, 2003)
Daniel Richter, enfrentando o leste do país indiano (Harvard University Press, 2001)
Kim Sloan et al., Um Novo Mundo: a primeira visão da América da Inglaterra (University of North Carolina Press, 2007)
Leitura adicional:
Michael Gaudio, Gravando o Savage: O Novo Mundo e Técnicas de Civilização (University of Minnesota Press, 2008)
Joyce Chaplin, Assunto: Tecnologia, Corpo e Ciência na Fronteira Anglo-Americana, 1500-1676 (Harvard University Press, 2003)
Daniel Richter, enfrentando o leste do país indiano (Harvard University Press, 2001)
Kim Sloan et al., Um Novo Mundo: a primeira visão da América da Inglaterra (University of North Carolina Press, 2007)
Fonte:https://publicdomainreview.org/2012/04/24/painting-the-new-world/