18.2.19

Fotografias históricas mostram a evacuação Dunkirk em 1940




A Operação Dynamo , como era chamada a operação de resgate, começou em 27 de maio de 1940, depois que um avanço alemão de pinça forçou a Força Expedicionária Britânica (BEF) a recuar e cortar todos os portos, exceto Dunquerque. Sob pesado bombardeio e ataque aéreo da Luftwaffe alemã, os soldados britânicos, conhecidos como Tommies, bem como as tropas francesas e belgas foram evacuados. Os destróieres britânicos enviados para realizar o resgate não conseguiam chegar perto o suficiente da costa devido às águas rasas, então embarcações menores tiveram que agir como balsas para trazer os homens para fora da praia.

Fotografias do arquivo de imagens da AP mostram a cena da evacuação muitas vezes em imagens desfocadas das praias e com mais clareza ao retratar os homens resgatados a bordo do navio: Soldados descem às ondas para o que ficou conhecido coletivamente como os Naves Pequenos; dezenas de rostos sorridentes aparecem sob os capacetes de aço dos Tommies quando chegam à Inglaterra; os homens esperam em longas filas curvas na praia de Dunquerque; fumaça negra de tanques de petróleo queimando nas proximidades; a praia está repleta de casacos abandonados pelas tropas que partem; uma frota de navios grandes e pequenos, vistos em granulado preto e branco, faz a viagem de volta à costa inglesa.

Chamado de "o maior resgate da história militar" pela AP em 1940, o resgate em Dunquerque foi essencial para moldar o curso da guerra. Sem a bravura de soldados, marinheiros, aviadores e civis, a evacuação não teria conseguido:

o timoneiro disse que as primeiras palavras que ouviram quando chegaram à costa de Flandres foram a exclamação de um oficial de infantaria: “Graças a Deus, existem homens como você!"



Soldados da Força Expedicionária Britânica percorrem alguns dos pequenos navios que tentam evacuá-los de Dunquerque, na França, em 1º de junho de 1940.





Tropas da Força Expedicionária Britânica desembarcaram de um destróier em um porto britânico em 1 de junho de 1940 depois de serem evacuadas após a luta heróica de Flanders. Tropas da Força Expedicionária Britânica desembarcaram de um destróier em um porto britânico em 1 de junho de 1940 após serem evacuadas seguindo luta heróica de Flandres.





Centenas de homens da Força Expedicionária Britânica retirados de Dunquerque e do norte da França estão chegando à Inglaterra em um fluxo contínuo em 31 de maio de 1940.





Dois dos muitos pequenos barcos que ajudaram a trazer as tropas aliadas para a evacuação de emergência em Dunkirk, na França, são mostrados em 4 de junho de 1940 na Segunda Guerra Mundial. Artesanato privado de todos os tamanhos, arrastões, barcos a vapor, iates e barcos a motor foram usados ​​para evacuar mais de 300.000 tropas aliadas que foram cortadas do recuo em terra pela invasão nazista aos portos do Canal da França.





Na frente do Mar do Norte, a Marinha Francesa capturou membros do exército norte aliado antes de Dunquerque, em 18 de junho de 1940.





Tropas da Força Expedicionária Britânica veem o bombardeio nazista de Dunquerque de um transporte após sua evacuação da costa francesa durante a Segunda Guerra Mundial. A evacuação de emergência das forças aliadas, conhecida como Operação Dynamo, ocorreu entre 29 de maio e 3 de junho de 1940.





Milhares de tropas britânicas e francesas se aglomeraram na praia do porto de Channel, em Dunkirk, França, em 4 de junho de 1940, aguardando navios para devolvê-los à Inglaterra. Segundo relatos britânicos, 335.000 soldados aliados foram evacuados do bolso alemão guardado em Flandres, no que foi descrito como o maior recuo da história militar.





Os homens do BEF regressam a casa em segurança depois da luta galante em Flandres, vista em navios de transporte no cais em 6 de junho de 1940.





Um grupo de soldados britânicos chega à Inglaterra após a evacuação de Flandres, na França, em 6 de junho de 1940, na Segunda Guerra Mundial.





Soldados da Força Expedicionária Britânica percorrem águas rasas até uma embarcação de resgate que os levará de volta para a Inglaterra a partir de Dunquerque ocupada pelos nazistas, na França, em 13 de junho de 1940.





Tropas da Força Expedicionária Britânica desembarcando em um porto inglês em 31 de maio de 1940.





Um caça britânico Spitfire está com seu cockpit explodido, depois que ele caiu na praia de Dunkirk, na França, em 6 de junho de 1940.





As tropas britânicas que chegavam à Inglaterra em 6 de junho de 1940, depois de fugirem de Flandres, recebiam todos os tipos de frutas e alimentos das mulheres que as distribuíam enquanto paravam nas estações ferroviárias.





Fumaça e detritos em uma rua de Dunquerque, França, mostrando os efeitos do bombardeio, junho de 1940.





Derrotados pelas tropas alemãs na região de Flandres, estes soldados das Forças Expedicionárias Britânicas chegam em segurança a um porto desconhecido na Inglaterra, nos primeiros dias de junho de 1940, depois de um tiroteio de emergência heróico de uma cabeça de ponte em torno de Dunkirk, na França.





Uma massa fervilhante, mas surpreendentemente organizada, de chapéus de aço, à medida que mais e ainda mais milhares do BEF retornam à Inglaterra, em 1º de junho de 1940.





Soldado alemão, prisioneiro dos franceses, é protegido por marinheiros franceses que defenderam Dunkirk em 12 de junho de 1940.





Um marinheiro ajudando um soldado ferido, seguido por tropas francesas no retorno a Inglaterra, em 1 de junho de 1940.





Soldados britânicos capturados são levados pelas tropas alemãs em Dunquerque, na França, em junho de 1940.





Homens da Força Expedicionária Britânica que chegaram a um porto britânico em 6 de junho de 1940, após sua fuga da varredura alemã pela Flandres. Um soldado ajuda um companheiro ferido que anda com o auxílio de um bastão.

Fonte: https://www.vintag.es/2017/10/20-historic-photographs-from-ap-images.html