5.9.21

Notas para uma história da escravidão na era moderna.

As ilhas açucareiras

Os conquistadores da América logo se viram às voltas com o problema da escassez de mão de obra. Nos primeiros anos, não faltaram armas de trabalho. Os índios faziam parte do butim e Cristóvão Colombo tentou vender algumas centenas na Espanha. Sem sucesso. Além disso, com a conquista do México e do Peru e o início do roubo dos recursos do continente, os porões dos navios ficaram carregados de mercadorias mais preciosas. Os índios podiam ser usados ​​na hora, mesmo que lutassem para se adaptar à exploração implacável imposta pelos espanhóis. Na verdade, eles se tornaram escravos, embora fosse negado que o fossem. Então começou o colapso demográfico causado pela violência dos conquistadorese com as doenças introduzidas pelos europeus e o sistema de trabalho forçado travou. O problema poderia ser resolvido importando escravos africanos. Tratava-se de expandir uma experiência em andamento desde meados do século XV, com excelentes resultados.

Tudo começou nas ilhas da costa marroquina, as primeiras colônias da Europa moderna, postos avançados da expansão que cobriria o planeta de impérios sem limites. Na desabitada Madeira, ocupada em 1419, os colonos portugueses introduziram com sucesso o cultivo da cana-de-açúcar, um produto precioso, vendido na Europa a um preço elevado. A experiência foi imitada pelos espanhóis quando, ao longo do século, conquistaram as Canárias, liquidando violentamente a resistência da população indígena. Mas a produção de açúcar - incluindo o preparo da terra, cultivo, corte, transporte e moagem da cana - exigia grandes quantidades de mão de obra e da Europa, que ainda não havia se recuperado da grave crise demográfica em que havia sido precipitada por epidemias e fome, ele não poderia garanti-los. Os colonos o fizeram importando homens da África.

Não se tratava de reinventar uma figura jurídica e social esquecida. A escravidão, que sobreviveu ao fim do mundo antigo, nunca desapareceu. Nos anos quarenta do século XV, quando os portugueses começaram a assaltar homens nas costas africanas, para depois comprá-los, os escravos eram uma das vozes do tráfico comercial (também italiano). Eslavos e muçulmanos na Europa, cristãos e africanos no mundo islâmico eram uma mercadoria como qualquer outra, comercializada em mercados especializados. No entanto, eles não tinham mais um papel central na organização da produção. Substituída pela servidão, que se tornara marginal na vida econômica, a escravidão era um fenômeno não desprezível, mas limitado a áreas secundárias, como o trabalho doméstico. Com uma exceção importante, que consiste nos assentamentos coloniais italianos no Levante: nessas plantações, nessas fábricas e nessas minas era amplamente utilizado. A cana-de-açúcar na Madeira e nas Canárias estimulou a retoma dessa experiência.

O fato novo se constituiu no quadro em que se inseriu o antigo modelo de escravidão: não foi o último lampejo da economia colonial medieval, sem perspectivas de expansão, mas o primeiro passo da nova economia colonial atlântica, setor destinado a desenvolvimentos impressionantes e um papel decisivo no crescimento da sociedade que emergiu da crise do século XIV. Foi esse contexto que criou as condições para que a escravidão saísse de sua marginalidade, para voltar ao seio dos mecanismos produtivos. A economia da escravidão - e a organização eficiente que permitiria seu funcionamento - revelou-se assim o que era: não um aspecto da ganância feroz de um punhado de aventureiros, mas a verdadeira face da economia de plantation.

Um triângulo no Atlântico

No início do século XVI, os escravos negros já estavam nas ilhas americanas, principalmente em Hispaniola (Haiti), onde a população indígena estava desaparecendo. Eram pequenas quantidades, enviadas não diretamente da África, mas da Espanha. Então, as chegadas tornaram-se consistentes. Em 1518, a primeira carga da rota organizada desembarcou nas Índias Ocidentais. Foi lançado o asiento de negros , a licença exclusiva de transporte e venda, com a qual a Coroa regulamentava o tráfico de escravos dirigido às colônias, atribuindo o monopólio - em troca de um imposto sobre cada terra africana - e banindo aqueles que o praticavam. comércio sem autorização.

Na verdade, o comércio acabou imediatamente nas mãos dos portugueses, que desde 1448 iniciaram um tráfico regular de homens da África e que nas décadas seguintes consolidaram o seu domínio sobre a costa atlântica do continente, ao longo da qual se encontravam os seus navios. descendo, para procurar uma rota para a Ásia. Uma das primeiras bases do comércio havia sido a ilha de Arguim, ao norte do Senegal: ela se tornaria um centro de coleta capaz de garantir cargas de mil escravos por ano. Em 1481 os portugueses haviam pisado no continente, obtendo permissão de um rei da Costa do Ouro (Gana) para construir um forte em uma península que eles chamaram de Elmina.

A cota de importação nas colônias espanholas, fixada pelo asiento,foi progressivamente elevado. O cultivo da cana-de-açúcar se espalhava pelas Antilhas e os efeitos da crise demográfica americana tornaram necessário acelerar a substituição da mão de obra indígena. Por volta de meados do século XVI, os escravos desembarcavam na América espanhola a uma taxa de dois mil por ano. Depois foi a vez das regiões colonizadas do Brasil, onde também chegou a cana-de-açúcar, seguida do cultivo do café e do cacau, e onde se iniciaria uma intensa atividade de mineração. E aqui o reabastecimento ficava inteiramente a cargo dos portugueses, que estavam a completar a cadeia de escalas na costa africana e assim controlavam as rotas para as suas colónias brasileiras. Antes do final do século dezesseis, pelo menos duzentos mil escravos haviam chegado à América.
Escravos trabalhando em uma usina de açúcar brasileira (gravura do final do século 17)

O monopólio de Lisboa sobre o tráfico e comércio de africanos não estava, porém, destinado a durar muito. Já foi abalada no século XVI pelos empreendimentos de traficantes de escravos clandestinos, piratas e contrabandistas, então foi definitivamente quebrada. Os escravos nas plantações produziram poucos filhos. Portanto, era necessário proceder com o abastecimento regular, para renovar a população negra. Enquanto isso, as safras continuaram a se expandir e a demanda por escravos cresceu. O tráfico era agora um caso colossal e Portugal, com as suas fracas estruturas económicas, políticas e militares, não conseguia gerenciá-lo.

O golpe decisivo veio quando, no século XVII, Inglaterra, Holanda e França estabeleceram suas próprias colônias nas ilhas americanas. Eram nações em ascensão com fortes estruturas econômicas e comerciais e frotas poderosas. Eles não precisavam de intermediários. E foram os navegadores ingleses que instauraram o tráfico de escravos segundo um modelo triangular, o que garantia o máximo de lucros: exportação para a África de conhaque, fumo, armas de fogo e bens diversos (ferramentas, lâminas, barras de ferro e latão, pedaços de tecido, coloridos vidros, espelhos), carregados de escravos para as colônias, trocam na América com os preciosos produtos das plantações, com destino à Europa. Em suma, os navios sempre viajavam com porões cheios: cada lado do triângulo traçado entre os três continentes dava altos lucros. O comércio triangular tornou-se a regra.
Plano de carregamento de um navio negreiro. As mesas, difundidas pelo movimento antiescravista inglês entre o final do século XVIII e o início do século XIX para denunciar os horrores do tráfico, foram concebidas levando em conta a regulamentação introduzida em 1788 pelo Parlamento britânico para limitar a carga e aglomeração de escravos com base na tonelagem dos navios. Portanto, eles documentam as condições de transporte consideradas aceitáveis ​​e, em qualquer caso, melhores do que no passado

Patches of India

Na primeira metade do século XVII, mais de quinhentos mil escravos desembarcaram na América. Uma rota do norte foi adicionada às rotas para as Antilhas, América espanhola e Brasil, em direção às colônias da América do Norte. Aqui era o cultivo do fumo e, posteriormente, do arroz e do algodão, que exigia grande quantidade de mão de obra. A organização do trabalho escravo gradualmente se estendeu para a parte sul dos territórios colonizados pelos britânicos. Na segunda metade do século XVII, os escravos estavam presentes em todas as colônias do novo mundo.

Enquanto crescia o interesse inglês pelo comércio, estimulado também pelos novos assentamentos nas Antilhas e sobretudo pela colonização de Barbados, onde logo se introduziu o cultivo da cana, aumentava a pressão dos holandeses, que arrebataram importantes bases africanas do Português. No final do século, porém, foram os britânicos que se estabeleceram no comércio atlântico e sua primazia não foi mais afetada, nem mesmo quando aumentou a presença dos franceses, também impulsionados pelas plantações americanas: haviam entrado nas Antilhas no primeira metade do século e mais recentemente consolidaram a povoação de São Domingos, na parte ocidental de Hispaniola. Atestado na foz do Senegal, os franceses assumiram o controle daquele trecho da costa africana, também ocupando as ilhas de Gorée e Arguin, os dois centros de apoio mais importantes para os traficantes de escravos na costa noroeste. E também havia os contrabandistas, que continuaram a negociar com a África fora de qualquer controle.

A rota foi abastecida ao longo da costa, do Senegal ao Golfo da Guiné e Angola. No centro do sistema estavam o Níger e o trecho de costa que levou o nome de "Costa dos Escravos". Alguns contingentes de negros chegaram também da costa leste do continente, para onde convergiam os fluxos do comércio árabe, voltados para o Oriente Médio, tráfego que investia toda a imensa área entre o Mediterrâneo e o Índico e que deslocava sua raio de ação em um sul cada vez mais profundo.

Os navios contavam com os portos de escala, onde residiam os agentes das companhias europeias. Os ataques da primeira fase, perigosos e pouco produtivos, deram lugar a sistemas mais eficientes. Os traficantes de escravos não se aventuraram além das ilhas e da faixa costeira. A caça ao homem foi delegada a mediadores indígenas. Estabeleceram-se relações comerciais regulares com os reinos que controlavam as regiões do Atlântico: mercadorias diversas contra os homens, ouro e marfim. Em outros lugares, os europeus usaram hostilidades tribais tradicionais, interferiram em conflitos entre aldeias, talvez os provocaram ou reacenderam, ofereceram rifles e exigiram em troca os despojos dos prisioneiros.

Com o alargamento do comércio, as comunidades do litoral viram-se em permanente estado de guerra com as do interior e o resultado foi uma convulsão civil e social. O tráfico se tornou o principal recurso de reinos, tribos e aldeias. A corrupção, a desordem e o terror se espalham. Estados e instituições, organizações sociais, sistemas econômicos e culturas complexas caíram no caos. As cidades costeiras, que muitas vezes eram prósperas e mais populosas do que muitas capitais europeias, degradaram-se. As técnicas e práticas agrícolas foram abandonadas e esquecidas. Na vasta e fértil área entre o Saara, o Golfo da Guiné e a floresta equatorial, uma das mais densamente habitadas do mundo no final do século XV, a população começou a diminuir.

Os escravos eram levados aos centros de coleta como cabeças de gado. Desceram ao mar em longas marchas, ou seguindo o curso dos rios, amontoados em pirogas. Os homens amarrados a vigas, as mulheres amarradas com tiras, com as crianças penduradas no pescoço. Qualquer tentativa de fuga e desaceleração da marcha foram severamente punidas, mesmo com a morte. Aqueles que não puderam vir foram abandonados.

Na costa, arrebatados em cercados, escravos eram oferecidos aos mercadores. A negociação foi trabalhosa. De vez em quando, era necessário chegar a um acordo sobre a relação de troca entre o valor dos itens oferecidos e o das mercadorias trazidas da Europa. Freqüentemente, a unidade de medida era o "pedaço" de tecido: muitas armas, muitos metros de tela, muitos galões de conhaque, muitos colares de vidro eram equivalentes a um "pedaço", muitos "pedaços" a um escravo. E os escravos, no jargão dos traficantes como na linguagem do asiento , não passavam de piezas de India , "pedaços da Índia", isto é, os pedaços de algodão indiano com os quais eram comercializados.
Venda de escravos em mercado no Rio de Janeiro, 1858

Feito o acordo, o médico do navio fez um exame, descartando os idosos, os enfermos e os deficientes. Os escravos selecionados foram marcados com o emblema da empresa. Depois, a espera pelo embarque. Dramático, ainda que os traficantes de escravos tentassem encurtá-lo: os lucros dependiam em grande parte da rapidez com que conseguiam completar o carregamento e partir para a América, porque as condições precárias em que os escravos eram mantidos resultavam em alta mortalidade.

Uma vez a bordo, acorrentados aos pares, os homens foram enviados para os porões. Lá embaixo, amontoados em uma única sala, ou espalhados em mezaninos, se o navio fosse grande, eles teriam que conquistar seu pedaço de prancha. Eles não podiam se deitar ou se levantar. Eles tiveram que permanecer sentados, imóveis, esmagados por tetos de algumas dezenas de centímetros de altura. As mulheres e crianças, alojadas em enfermarias separadas, tinham espaços ainda mais confinados, mas geralmente eram trancadas apenas à noite. A higiene era inexistente, o ar irrespirável. Dizia-se que o fedor dos navios negreiros era sentido a cinco milhas de distância. Durante o dia, quando as condições do mar o permitiam, os escravos eram postos no convés e obrigados a esticar-se a dançar, enquanto as salas fechadas eram sumariamente limpas.
Escravos no convés de um navio negreiro capturados na costa de Cuba em 1860, quando o comércio agora estava proibido. O artigo publicado com a gravura (tirado de um daguerreótipo) especifica o número de africanos libertos: cerca de 500, para 80 por cento das crianças de 10 a 16 anos. Cem morreram durante a travessia

Na escuridão daqueles horrendos porões, o sentimento mais difundido era o desejo de acabar com tudo. A viagem foi interminável, o destino desconhecido, os dias marcados por desespero, terror, correntes, sujeira, doença, alimentação forçada e açoites. A única esperança era uma morte rápida, talvez suicídio. E a morte acompanhou toda a travessia. O asiento concedido em 1592 previa uma perda de 25%. Uma cota considerada aceitável mesmo um século depois. Manadas de tubarões seguiram na esteira dos navios, esperando os cadáveres atirados ao mar.

Quando o navio chegou ao destino, os escravos em condições precárias foram encaminhados para acampamentos especiais, para recuperar as forças e recuperar seu valor comercial. Os outros foram imediatamente colocados à venda. Os comerciantes costumavam comprar a granel para revender no varejo nas cidades do interior.
O tratamento de escravos em uma plantação na colônia holandesa do Suriname, c. 1774

Em seguida, as plantações e uma nova seleção: 20-30 por cento dos escravos não sobreviveram além dos primeiros três a quatro anos. O trabalho começou ao amanhecer, foi brevemente suspenso algumas vezes para comer e continuou até o anoitecer. A noite nas cabanas, com o chão de terra batida. Uma cama de palha por cama. O ar apenas vindo da porta. Promiscuidade e sujeira. As condições não eram as mesmas em todos os lugares, mas em geral era uma vida de fadiga, desnutrição, abuso, abuso sexual, humilhação, punições severas e tortura, até amputações e morte. E ferros nos pés e nas mãos, blocos de madeira para arrastar, para evitar tentativas de fuga, focinheiras de metal para evitar que os produtos do campo sejam comidos. O escravo era apenas uma unidade de trabalho. Todos os meios eram permitidos para dobrá-lo,

À direita: A punição de um escravo, Brasil 1839; esquerda: um rebelde, capturado durante a repressão de guerrilheiros desencadeados por gangues de escravos nas florestas do Suriname, enforcado vivo pelas costelas, 1774-75





O movimento anti-escravidão

No século XVII, os traficantes de escravos trouxeram mais de um milhão e meio de escravos para a América. Trezentos e cinquenta mil morreram na viagem. No século XVIII, principalmente a partir de meados do século, o tráfico atingiu cifras expressivas. Na Europa, o consumo de açúcar também se espalhava pelas classes populares: a demanda provocava aumento da produção e, portanto, do volume do tráfico. Outro estímulo veio da crescente demanda das colônias norte-americanas. Nessas regiões, por volta de 1775, os escravos já eram meio milhão. Ao longo do século, cinco milhões e seiscentos mil africanos desembarcaram. Um milhão morreu durante a travessia.

A essa altura, todas as nações europeias que tinham assentamentos coloniais na América tinham bases africanas e frotas de escravos. Os dinamarqueses e prussianos também negociavam no Golfo da Guiné. O tráfico, inicialmente controlado por empresas estatais, foi amplamente liberalizado. Parece que entre 1783 e 1793 os cento e cinquenta navios negreiros de Liverpool embarcaram trezentos mil africanos e o mesmo número, em três anos, por volta de 1800.

O tráfico e o comércio de produtos da organização do trabalho escravo estimularam o desenvolvimento de marinhas mercantes, bancos e seguradoras, geraram ricos lucros e abriram novos mercados para as indústrias. Na Inglaterra, Holanda e França eram setores especializados, administrados por grandes empresas. Reis e duques, príncipes e magistrados, banqueiros e notários disputavam para colocar seu dinheiro com os grandes mercadores, obtendo juros fixos, ou para comprar ações em sociedades comerciais. Imitado por uma multidão de burgueses obscuros, que investiam suas economias nas empresas que administravam os traficantes de escravos e o comércio atlântico. Os lucros do tráfico e do comércio colonial eram uma voz importante na formação do capital que estava lançando uma nova economia e uma nova sociedade, destinada a levar a Inglaterra, e depois a Europa, à era das máquinas e fábricas. Na África, empobrecida pelo tráfico atlântico e árabe de milhões de habitantes, em sua maioria jovens, inclusive deportados que morreram durante as incursões, antes do embarque e durante a travessia, as civilizações tribais se dissolveram.

Nessa situação dramática, a pintura pôs-se em movimento. Por um lado, começaram a se tornar frequentes notícias de inquietação e rebeliões dos povos negros da América e de comunidades de escravos fugidos das plantações, percebidas como uma ameaça pelos colonos. Por outro lado, ouviram-se as primeiras vozes dissidentes, fruto de uma cultura diferente daquela que aprovou ou tolerou a escravidão. Crescia entre o Iluminismo francês a crença de que isso era uma mancha na civilização europeia.
Revolta a bordo de um navio negreiro, 1839

No entanto, as primeiras medidas não foram decretadas na Europa, mas na América do Norte, durante a revolução: a contradição entre a condição servil e os princípios em cujo nome se travava o confronto com os ingleses. No entanto, o problema da emancipação dos escravos foi posto de lado e o ataque foi lançado contra o comércio, sem ser seguido de medidas que realmente o impedissem. A primeira disposição foi aprovada em 1774 pelo congresso da Filadélfia, como parte da abolição do monopólio inglês do tráfico com as colônias: escravos foram incluídos entre os bens boicotados. Durante a década que se seguiu à proclamação da independência, todos os estados do norte proibiram o tráfico ou impuseram restrições a ele.

A questão da emancipação era mais delicada. No norte - onde a escravidão servia apenas para fornecer cozinheiros e garçons às famílias ricas - ela foi facilmente resolvida, nos últimos vinte anos do século XVIII e no início do século XIX, com a abolição ou medidas graduais de libertação. Em 1804, a escravidão havia desaparecido, ou estava desaparecendo, em todos os estados do norte. No sul, porém, os fazendeiros nem mesmo colocavam o problema e os liberais consideravam perigosa a emancipação porque, com um número tão grande de escravos, abalaria todo o sistema econômico e social.

Entre 1787 e 1788, o movimento antiescravista emergiu simultânea e fortemente na Inglaterra e na França. A ofensiva abolicionista britânica foi liderada por Thomas Clarkson e William Wilberforce. O primeiro se engajou em uma intensa campanha para denunciar os horrores do tráfico e começou a ganhar a opinião pública. O segundo se juntou a ele com ação parlamentar efetiva. Na França, os anti-escravistas se reuniram na "Sociedade dos Amigos Negros". Então houve a revolução. Os abolicionistas estavam bem representados na nova classe dominante francesa, mas não conseguiram impor uma decisão rápida sobre a escravidão entre os compromissos urgentes.

Do outro lado do Atlântico, o outro grupo de revolucionários, saído da guerra pela libertação das colônias inglesas, continuava condicionado pelos interesses dos fazendeiros. A questão da escravidão foi ignorada pela Constituição de 1787. A Convenção Federal decidiu suspendê-la por vinte anos, sem prejuízo da situação: a economia de metade do país estruturada no sistema de plantation, mais de quinhentos mil escravos, dezenas de milhares de novos desembarques por ano, garantidos pelo tráfego que havia retomado a toda velocidade. Nem houve sinais de que a tendência se inverteu espontaneamente. Em 1793, na Geórgia, Elias Whitney inventou o gin. Permitia separar rapidamente as fibras do algodão das sementes, operação que, feita manualmente, era lenta e trabalhosa. Com aquela máquina o ciclo de produção foi consideravelmente acelerado e a quantidade de flocos que um escravo era capaz de processar tornou-se muito alta. O cultivo do algodão - matéria-prima essencial da revolução industrial inglesa - tornou-se extremamente lucrativo: incentivo à expansão das plantações e

ao uso massivo de trabalho escravo.
"Sede livres e cidadãos": a esperança da abolição imediata da escravatura na gravura da página de rosto de uma obra publicada na França em 1789

Os jacobinos negros

A ruptura do sistema ocorreu mais ao sul. Tudo começou com uma revolta no oeste de Hispaniola, Saint-Domingue, uma colônia que fornecia dois terços do comércio internacional da França, o centro da produção mundial de açúcar e o maior mercado de escravos. Durante anos, uma série de inquietações abalou o poder dos plantadores. O protesto dos crioulos, livres mas sem direitos civis, e a fúria serpenteante dos escravos negros, mantidos em condições desumanas de trabalho e vida, estavam entrelaçados.

As notícias da Bastilha e dos acontecimentos em Paris chegaram e os crioulos tentaram o último ombro: rosetas vermelhas da revolução sans-culott, a milícia transformada em guarda nacional. Uma repressão rápida, alguma abertura e confirmação tímida da escravidão. No ultramar, a utopia da liberdade, igualdade e fraternidade não superou a resistência do punhado de senhores de escravos que controlavam as colônias. E então chegou a hora de acertar as contas.

Em agosto de 1791, a revolta negra invadiu as plantações, devastando e matando. Paris, assustada, estendeu os direitos civis aos crioulos e aos negros livres e enviou uma força expedicionária. Os escravos perderam a aliança crioula, mas a revolta se tornou uma guerra de libertação e encontrou um líder: Toussaint Louverture, escravo libertado, filho de um chefe africano, autodidata. Ele foi um verdadeiro revolucionário, a favor de uma luta determinada, contra a devastação selvagem. Ele era, dir-se-ia na Europa, o líder dos 'jacobinos negros'.
Jacobinos negros - Toussaint Louverture em uma gravura publicada em 1802

Toussaint organizou seus homens em um exército, aliou-se a outros líderes guerrilheiros, derrotou os franceses várias vezes, rejeitou as propostas dos espanhóis, que esperavam estender seu domínio do leste a toda a ilha. Ele jogou de volta ao mar os ingleses que, da Jamaica, haviam tentado uma invasão para conquistar uma nova colônia e pôr fim a um movimento que ameaçava infectar todo o arquipélago.

Enquanto isso, uma nova imagem estava amadurecendo na França. Com a ditadura revolucionária dos jacobinos, a questão da escravidão, imposta pela revolta de São Domingos, foi finalmente abordada. Em 1793, a Convenção desferiu um golpe no comércio, eliminando os primeiros navios negreiros estaduais. Foi uma decisão importante, embora tenha sido precedida por um ato dinamarquês de 1792, que estabeleceu a proibição do tráfico a partir de 1803. Em São Domingos, o comissário francês proclamou a abolição imediata da escravidão. Em 4 de fevereiro de 1794, a Convenção estendeu a decisão a todas as possessões francesas.

No final de 1794, com a queda de Robespierre, o desembarque de uma nova força expedicionária marcou a retomada da luta. Nos anos seguintes, as tentativas francesas de retomar o controle da colônia se repetiram. Até agora, no entanto, dois resultados foram alcançados. Por um lado, a lei jacobina que aboliu a escravidão, confirmada na Constituição francesa de 1795 e retomada pelos papéis constitucionais de muitas "repúblicas irmãs": um precedente importante, junto com o decreto dinamarquês e as medidas aprovadas na América do Norte , que marcou um novo ponto de partida para o movimento abolicionista. De outro, o nascimento da primeira república negra da história. Toussaint não teria visto sua proclamação. Capturado e deportado para a França, ele morreria no exílio, enquanto seus companheiros retomavam a luta,

Da proibição do tráfico à abolição da escravatura

Em 1802, Napoleão revogou a abolição da escravatura. Os negros e as plantações eram dinheiro vivo: não podiam ser renunciados em nome de princípios abstratos e agora perdidos. A violência em curso na colônia forneceu então um argumento para justificar a decisão napoleônica e na França havia quem os acusasse de abolicionistas: os negros eram imaturos para a liberdade, sua libertação desencadeou instintos selvagens.

Essas eram as mesmas objeções dos proponentes ingleses da escravidão. Em 1793, quando parecia que o movimento abolicionista estava a um passo da vitória, foi precisamente a revolta de Saint-Domingue que assustou os parlamentares, apesar de os escravistas estarem agora em minoria na sociedade da revolução industrial, que prefere o trabalho assalariado ao servil. E então a abolição jacobina imprimiu no antiescravidão um sinal de radicalismo revolucionário que estava longe de agradar aos conservadores. Na realidade, para além das ideologias, grandes interesses estavam em jogo. Parecia absurdo que a escravidão fosse abolida quando o tráfico produzia ganhos sem precedentes, quando a ruína das plantações francesas causava o colapso da oferta e o aumento do preço do açúcar,

Teve que esperar alguns anos, mas o resultado foi ainda mais relevante do que os abolicionistas esperavam, porque o movimento também havia entrado nos Estados Unidos. Em 1806, o Parlamento britânico aprovou por esmagadora maioria uma resolução pedindo ao governo que tomasse "medidas eficazes para a abolição do comércio de escravos africanos". Em 2 de março de 1807, um decreto do presidente americano Thomas Jefferson proibia o tráfico a partir de 1º de janeiro de 1808. Três semanas depois, Londres também aprovou uma lei que proibia o tráfico de escravos, proibindo-o para navios, súditos e portos do reino. Em seguida, o tráfico foi declarado crime mesmo que praticado por estrangeiros, a costa africana foi patrulhada para evitá-lo e foi lançada uma intensa ação diplomática, composta de pressões e tratados bilaterais, porque também era proibido por outras nações. Em poucos anos, a Inglaterra se transformou de principal traficante de escravos no principal país de uma cruzada contra traficantes de escravos.

O resultado foi importante, mas o jogo decisivo ainda estava para ser disputado. Enquanto isso, era necessário que todos os estados aprovassem leis contra o tráfico e fornecessem instrumentos de repressão. Mas isso não foi suficiente. O problema central era a persistência em áreas muito grandes das Américas de sistemas de produção inteiramente baseados na escravidão. Até que esse nó fosse resolvido o problema permaneceria aberto e o tráfico, movendo-se pelo terreno da clandestinidade, teria mantido grandes dimensões.

O fim da escravidão nos territórios britânicos veio apenas em 1833, com um ato - em vigor desde 1834 - que simultaneamente deu início a um processo de emancipação gradual dos negros libertados. Outro passo foi dado com a segunda abolição da escravidão nas colônias francesas (1848). Mas foi preciso esperar a emancipação dos negros dos Estados Unidos, com a vitória do Norte na Guerra Civil (1865), e o fim da escravidão em Cuba e no Brasil (1886 e 1888) para romper o circuito entre a escravidão e a escravidão. a economia de plantação. E foi apenas no final do século que o ramo do tráfico controlado pelos árabes foi interrompido. A África estava de joelhos e agora vítima da partição colonial.

Não se sabe exatamente qual era o tamanho real da rota. Não se sabe quantos milhões de africanos, nos quatrocentos anos da escravidão moderna, foram arrancados de suas aldeias para serem carregados, como feras, através do Atlântico. Um cálculo conservador assume dez ou onze. Não se sabe quantos homens foram mortos durante as incursões, quantos morreram ao longo das marchas de transferência, ou antes do embarque, ou durante a travessia. Certamente mais milhões. Foi uma grande tragédia, que afetou dramaticamente, de várias maneiras, a história de três continentes e deixou marcas profundas, do subdesenvolvimento ao racismo. Um ponto é certo: não foi um acidente no contexto de uma evolução silenciosa e linear em direção ao progresso. Pelo contrário: o tráfico e a escravidão eram,
Abraham Lincoln proclama a emancipação dos escravos durante a Guerra Civil Americana (1863)



Todas as imagens que ilustram este artigo foram retiradas do arquivo fotográfico de Alessandro Piccioni ( https://www.immaginidellastoria.it/ )

Fonte: https://www.diatomea.net/speciale-dossier/la-tratta-atlantica-appunti-per-una-storia-dello-schiavismo-in-eta-moderna/?print=print