O tanque será restaurado e enviado a um museu, e a história de sua tripulação – que defendeu Stalingrado – será também publicada.
Especialistas acreditam que o tanque foi fabricado em uma das fábricas dos Urais, já funcionando na época, e foi enviado para o front diretamente da linha de montagem. O veículo encontrado, que era um dos dez tanques que seguraram a linha de aproximação de Stalingrado, provavelmente encerrou sua vida de combate em 1942.
Somente agora, 68 anos depois, pouco antes do aniversário da liberação de Stalingrado, o destino de sua tripulação poderá ser estabelecido.
Os restos mortais dos soldados serão enterrados com honras militares nacolina Mamaev (importante ponto de combates durante a batalha pela cidade) em 9 de maio de 2011, Dia da Vitória.
Enquanto historiadores trabalham para descobrir detalhes sobre a história dos homens, o tanque será enviado para reconstrução na Fábrica de Tratores de Volvogrado. Em seguida será colocado num pedestal no centro da cidade, em frente ao Museu da Batalha de Stalingrado.
Para o museu, será seu primeiro tanque que realmente tomou parte na crucial batalha às margens do rio Volga.
Fonte: Russia IC, 28 de janeiro de 2011.
13.7.11
Tanque T-34 é recuperado no rio Volga
Tanque T-34 é recuperado no rio Volga
Um veículo de combate T-34 foi recuperado do fundo do rio Volga no Distrito de Surovikinsky, na região de Volvogrado.