28.5.10

Positivismo na educação

A educação no Brasil ainda esta permeada de velhos paradigmas, de modelos antigos que foram impostos no passado e ainda fazem parte de nossa realidade educacional. As formas engessadas positivistas ainda estão muito presentes no modelo atual, muitos profissionais ainda se utilizam dessas velhas formas antigas e metódicas.
O positivismo teve suas raízes bem definidas no período da ditadura militar, onde os conceitos prontos eram valorizados, uma educação segmentada e tecnicista que acabou prevalecendo ate os dias atuais. Os alunos tinham de decorar todo o conteúdo transmitido pelo professor como método de aprendizagem. Nessa geração as informações eram mais importantes que o desenvolvimento, até nossa bandeira tem gravada o pensamento positivista da época, “ordem e progresso”, a ordem era a assunto principal.
A educação hoje precisa ter os olhos voltados para nossa história, ter embasamento teórico, porém valorizar o desenvolvimento integral do educando deve estar em primeiro plano no processo ensino-aprendizagem, permitir que o aluno entenda o conteúdo e faça uma relação com sua realidade social, libertando-o se necessário, de sua condição de ignorância.
Infelizmente quando existe um professor disposto a vencer esses velhos paradigmas, ele descobre que o sistema ainda não permite mudança, em muitas realidades os alunos ainda não estão preparados para a mudança, eles ainda preferem ver o professor encher o quadro e depois ter o visto no caderno pra ganhar nota.
Como profissional da educação é necessário levar os nossos alunos a pensar, a questionar e dialogar. Libertá-los de sua condição social e/ou conscientizá-lo de sua responsabilidade na sociedade.


Referência bibliografia:

TRICHES, Ivo José. FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. Curitiba/Pr: IESDE Brasil S.A., 2006.