Paralelamente, ocorreram avanços tecnológicos, como a invenção do arco e da flecha, do arremessador de lanças e a obtenção de maior eficiência na utilização do fogo. Pintura em caverna Isso contribuiu para uma organização social cada vez mais complexa, até que se chegou a constituir aldeias. As grandes mudanças do final da época paleolítica constituem uma etapa denominada Mesolítico, a qual termina com o estabelecimento da sedentarização dos principais grupos humanos, inaugurando uma nova época denominada Neolítico. Este último período pré-histórico, também chamado de Idade da Pedra Polida, iniciou-se aproximadamente em 10000 a.C. e prolongou-se até 4000 a.C. As grandes transformações que se processaram nesse período, reformulando profundamente a forma de viver dos grupos humanos, como o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais, constituíram a chamada revolução neolítica.
Embora já conhecessem alguns metais, como o ouro e o cobre, os homens, no início desse período, tinham na pedra polida a matéria-prima básica para a fabricação de homo erectus armas e ferramentas de trabalho.
O polimento da pedra tornava esses instrumentos mais resistentes, permitindo, por exemplo, sua utilização na derrubada de árvores, com as quais podiam construir moradias, canoas, arados, etc. O final do período Neolítico – chamado Idade dos Metais – caracterizou-se pela intensificação do uso dos metais, graças à descoberta e ao desenvolvimento de técnicas de fundição. Com a evolução da metalurgia, os instrumentos de pedra foram sendo lentamente substituídos por instrumentos de metal, especialmente de cobre, de bronze e, mais tarde, de ferro. No período Neolítico, as relações familiares foram se tornando cada vez mais complexas, ao mesmo tempo em que se desenvolvia a noção de propriedade.
Os homens deixaram de viver em cavernas e passaram a construir suas próprias habitações – palafitas, cabanas de madeira, de barro, ou, ainda, tendas de couro.
O progresso das técnicas de fundição levou ao aperfeiçoamento dos utensílios e das armas. Com isso, a ação do homem sobre a natureza tornou-se mais intensa, permitindo às comunidades mais desenvolvidas exercerem domínio sobre outras, tecnicamente inferiores.
Foto: teachersnetwork.org
Fonte: http://faustomoraesjr.sites.uol.com.br/prehistoria.htm