Barão de Mauá ou Visconde de Mauá (1813-1889) foi um industrial e político brasileiro. Pioneiro da industrialização no Brasil. Notável empresário, industrial, banqueiro, político e diplomata brasileiro. Foi um símbolo dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX. Foi responsável por grandes obras como um Estaleiro, a Companhia Fluminense de Transporte, a primeira estrada de ferro ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis e investiu como sócio nas ferrovias de Recife e de Salvador que chegavam até o Rio São Francisco, entre várias outros empreendimento. Irineu Evangelista de Souza o Barão de Mauá (1813-1889) nasceu em Arroio Grande no Rio Grande do Sul em 28 de dezembro. De origem umilde, ficou órfão de pai e mudou-se para o Rio de Janeiro, em companhia de um tio, capitão da marinha mercante, e aos 11 anos empregou-se como balconista de uma loja de tecidos. Foi caixeiro da Companhia Inglesa Carruthers, especializada em importaçãp onde o proprietário Ricardo Carruthers lhe ensinou inglês, contabilidade e a arte de comercializar. Aos 23 anos tornou-se gerente e logo depois sócio da firma. Barão de Mauá começou a criar suas empresas, foi buscar recursos na Inglaterra e convenceu-se que o Brasil deveria caminhar para a industrialização. Em 1846 fundou o estaleiro da Companhia Ponta da Areia em Niteroi, alí produziu navios e canhões, usados nas lutas contra Oribe, Rosas e López. Produziu também velas e tubos de ferro. Barão de Mauá foi pioneiro no campo dos serviços públicos, fundou em 1852 a Companhia Fluminense de Transportes. Em 1853 criou a Companhia de Navegação a Vapor do Rio Grande do Sul e do Amazonas. Em 1854 fundou a Companhia de Iluminação a gás do Rio de Janeiro e Implantou a primeira estrada de ferro, da Raiz da Serra à cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro, inaugurou nesse mesmo ano o trecho inicial da União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do país, entre Petrópolis e Juiz de Fora. Em sociedade com capitalistas ingleses e cafeicultores paulistas, participou da construção da Recife and São Francisco Railway Company, da ferrovia dom Pedro II, atual Central do Brasil e da São Paulo Railway, hoje Santos-Jundiaí. Iniciou a construção do canal do mangue no Rio de Janeiro e foi o responsável pela instalação dos primeiros cabos telegráficos submarinos, ligando o Brasil à Europa. Barão de Mauá fundou, no final da década de 1850, o Banco Mauá, MacGregor & Cia, com filiais em várias capitais brasileiras como também em Londres, Nova Iorque, Buenos Aires e Montevideu. Ajudou a fundar o segundo Banco do Brasil pois o primeiro havia falido em 1829. Liberal, abolicionista e contrário à Guerra do Paraguai, forneceu os recursos financeiros necessários à defesa de Montevidéu quando o governo imperial decidiu intervir nas questões do Prata em 1850 e assim, tornou-se persona non grata no Império. Suas fábricas passaram a ser alvo de sabotagens criminosas e seus negócios foram abalados pela legislação que sobretaxava as importações. Em 1857 seu estaleiro foi criminosamente incendiado. O Barão de Mauá foi deputado pelo Rio Grande do Sul em diversas legislaturas, mas renunciou ao mandato em 1873 para cuidar de seus negócios, ameaçados desde a crise bancária de 1864. Apesar de todas as realizações O Barão de Mauá terminou falindo. Em 1875 com o encerramento do Banco Mauá, viu-se obrigado a vender a maioria de suas empresas a capitalistas estrangeiros. Doente, sofrendo com a diabetes, só descansou depois de pagar todas as dívidas, encerrando com nobreza, embora sem patrimônio. Recebeu o título de Barão em 1854 e de Visconde de Mauá em 1874. Faleceu em Petrópolis, no dia 21 de outubro de 1889.Biografia de Barão de Mauá:
Outras informações biográficas sobre Barão de Mauá:
Data do Nascimento: 28/12/1813.
Data da Morte: 21/10/1889
Morreu aos 75 anos.
Morreu há 122 anos atrás.
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