Rip foi um cão mestiço terrier encontrado nas ruas em 1940 e que foi escolhido para a experiência, após rápido treinamento, para ser o primeiro cão de salvamento. Como reconhecimento a sua grande coragem e valia no resgate de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, recebeu a Medalha Dickin por bravura em 1945. Medalha que levava faceiro em seu pescoço a partir de então até que morreu em 1946. Rip salvou as vidas de centenas de pessoas durante a Segunda Guerra.
Apesar do parco treinamento, Rip começou a atuar como um
cão de resgate de forma instintiva, depois de um intenso bombardeio em Londres em 1940, sendo utilizado para rastrear vítimas presas sob os escombros de edifícios e se converteu no primeiro cão de busca e resgate da história.
Em doze meses entre 1940 e 1941, resgatou mais de uma centena de vítimas dos bombardeios em Londres. Seu sucesso foi tanto que as autoridades militares decidiram treinar outros cães de busca e salvamento para o final da Segunda Guerra.
A novelista Jilly Cooper descreve o trabalho de Rip em "Animals in War" da seguinte forma:
- "As vítimas recebiam com boas vindas os primeiro sons de patas arranhando, o latido estridente de um terrier e a primeira vista do rosto sorridente do peludo com os seus alegres olhos amigáveis..."
Quando morreu em 1946, Rip já se convertera em um
grande herói sendo o primeiro de uma série de ganhadores da medalha Dickin em ser enterrado no cemitério PDSA em Ilford, Essex, Reino Unido. Em sua lápide é possível ler:
"O cão cujo corpo jaz neste local teve grande importância na Batalha de Grã-Bretanha".
Finalizamos hoje esta singela homenagem aos cães heróis de guerra. É bom ressaltar que os casos que divulgamos são apenas uma agulha no imenso palheiro destes queridos animaizinhos que se dedicaram a correr perigo para cheirar o inimigo, encontrar armadilhas, levar mensagens, remédios, munição e muitas outras tarefas negadas por humanos. Verdadeiros "amigos para sempre" tanto de aliados como do eixo.
Fonte: Cães de guerra - Rip, um herói do resgate na Segunda Guerra - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=23282#ixzz1pDSG9BeQ