"O novo Estado judeu nasceu hoje na Palestina e imediatamente começou encarniçada luta entre hebreus e árabes pela posse de Jerusalém. Precisamente no justo momento em que se convertia em realidade o sonho judeu de quase dois mil anos - um Estado próprio - mediante a proclamação dos dirigentes judeus dada a conhecer às 16h de hoje, hoa local, as tropas da Haganah travavam luta com os árabes na Cidade Santa". Jornal do Brasil
Os horrores do genocídio dos judeus europeus durante a Segunda Guerra, levou a uma crescente demanda por um território próprio. E finalmente aconteceu que, no quinto dia do mês judaico de Iyar, o povo de Israel recebeu sua terra prometida - renascendo assim o Estado de Israel.
Ben Gurion, judeu polonês, foi o primeiro presidente da nova república sionista, acumulando essa função com a de Ministro da Defesa. A bandeira judia, azul e branco, com a estrela de David, em amarelo, drapejou sobre os edifícios estratégicos de Jerusalém.
O passado difícil, não seria menos árduo do que o caminho que o povo de Israel teria a trilhar. Como reconhecia seu presidente, desde o primeiro instante, rodeado de vizinhos que proclamavam a todo instante que ele deveria ser varrido da face da Terra, o novo Estado de Israel surgia num cenário de plena hostilidade manisfestada em diversos ataques ferrenhos. Mas, buscando no passado histórico e no presente político as bases morais e legais para sua fundação, Israel estava disposto a seguir em frente, ciente de que a liberdade nacional não era o fim, mas o começo para a retomada do desenvolvimento, tanto material, quanto espiritual.
14.5.11
14 de maio de 1948 - É criado o Estado de Israel
Fonte: Jblog