17.9.20

Cicatrizes de Gordon, um escravo chicoteado da Louisiana, 1863

Embora fugitivos da escravidão procurassem e recebessem proteção nos campos da União já em maio de 1861, o Ato de Confisco de 1862 declarava formalmente que escravos que buscavam refúgio atrás das linhas da União deveriam ser considerados cativos de guerra e receber sua liberdade. Muitos desses escravos libertos, conhecidos como “contrabandos”, aderiram à luta sindical. Em março de 1863, um homem conhecido apenas como Gordon escapou da escravidão em uma plantação da Louisiana e, após uma jornada angustiante, encontrou segurança entre os soldados da União acampados em Baton Rouge. Antes de se alistar em um regimento negro, ele foi examinado por médicos militares, que descobriram cicatrizes horríveis em suas costas - o resultado de uma chicotada cruel de seu ex-supervisor. Esta fotografia documentando a condição de Gordon causou sensação quando chegou ao público e rapidamente se tornou uma das provas mais poderosas da brutalidade da escravidão. Como um jornalista declarou: “Esta fotografia do cartão deve ser multiplicada por 100.000 e espalhada pelos Estados Unidos. Ele conta a história de uma forma que nem mesmo a Sra. [Harriet Beecher] Stowe pode se aproximar, porque conta a história para os olhos. ” No Dia da Independência de 1863, logo após a Batalha de Gettysburg, o Harper's Weekly apresentou vários artigos sobre a ação recente em campo por tropas negras que lutavam pela causa da União, incluindo um relato da fuga de Gordon da escravidão e seu subseqüente serviço militar. Com base em fotografias, as imagens que acompanham o artigo documentam a metamorfose de Gordon de escravo fugitivo a soldado norte-americano, pontuada por uma visão de suas costas com cicatrizes horríveis. O sargento Gordon teria lutado bravamente no ataque da União a Port Hudson em julho de 1863, como parte da Guarda Nativa da Louisiana do general Benjamin F. Butler, um regimento composto inteiramente de recrutas negros livres. Nada mais se sabe sobre sua vida.

As costas de Gordon estavam profundamente marcadas pelas chicotadas de um feitor.

A famosa fotografia de “escravo chicoteado” retrata o escravo fugitivo Gordon expondo suas costas severamente chicoteadas para a câmera de dois fotógrafos itinerantes, William D. McPherson e seu parceiro, Sr. Oliver. Gordon havia recebido severas chicotadas por motivos não revelados no outono de 1862. Essa surra o deixou com horríveis vergões em grande parte da superfície das costas.

A forma incomum, mas comum, com que essas cicatrizes crescem para fora da pele é um certo tipo de tecido cicatricial denominado “queloide”. É causada por uma proteína excessiva chamada colágeno no tecido de cicatrização e aumenta o tecido. Pessoas de cor têm maior probabilidade de desenvolver cicatrizes quelóides.

Gordon escapou em março de 1863 da plantação de 3.000 acres (12 km2) de John e Bridget Lyons, que o mantinha e quase 40 outras pessoas na escravidão na época do censo de 1860.

Ao saber de sua fuga, seu mestre recrutou vários vizinhos e juntos eles o perseguiram com uma matilha de cães de caça. Gordon previra que seria perseguido e carregado com cebolas da plantação, que esfregou no corpo para tirar o cheiro dos cães.

Essa desenvoltura funcionou, e Gordon - suas roupas rasgadas e seu corpo coberto de lama e sujeira - alcançou a segurança dos soldados da União estacionados em Baton Rouge dez dias depois. Ele havia viajado aproximadamente oitenta milhas.

Pherson e seu parceiro, o Sr. Oliver, que estavam no acampamento na época, produziram fotos carte de visite de Gordon mostrando as costas. Durante o exame, Gordon é citado como tendo dito:“A dez dias de hoje deixei a plantação. O supervisor Artayou Carrier me chicoteou. Fiquei dois meses acamado por causa das chicotadas. Meu mestre veio depois que fui chicoteado; ele dispensou o supervisor. Meu mestre não estava presente. Não me lembro das chicotadas. Fiquei dois meses de cama, dolorido pelas chicotadas e meu sentido começou a vir - eu estava meio louco. Tentei atirar em todo mundo. Disseram isso, eu não sabia. Não sabia que havia tentado atirar em todo mundo; eles me disseram isso. Queimei todas as minhas roupas; mas não me lembro disso. Eu nunca fui assim (louca) antes. Não sei o que me fez vir assim (loucura). Meu mestre veio depois que fui chicoteado; me viu na cama; ele dispensou o supervisor. Eles me disseram que eu tentei atirar em minha esposa primeiro; Eu não atirei em ninguém; Eu não fiz mal a ninguém. Meu mestre é o capitão JOHN LYON, plantador de algodão, em Atchafalya, perto de Washington, Louisiana. Chicoteado dois meses antes do Natal.


Este famoso dos vergões em suas “costas machucadas” foi levado enquanto ele estava sendo equipado para um uniforme.

A fotografia das costas de Gordon chicoteado tornou-se uma das imagens de escravidão mais amplamente divulgadas de seu tempo, galvanizando a opinião pública e servindo como uma acusação silenciosa da instituição da escravidão. As costas desfiguradas de Gordon ajudaram a trazer os riscos da Guerra Civil à vida, contradizendo a insistência dos sulistas de que sua posse de escravos era uma questão de sobrevivência econômica, não de racismo.

Gordon ingressou no Exército da União como guia três meses depois que a Proclamação de Emancipação permitiu o alistamento de escravos libertos nas forças militares. Em uma expedição, ele foi feito prisioneiro pelos confederados; eles o amarraram, bateram nele e o deixaram para morrer. Ele sobreviveu e mais uma vez escapou para as linhas da União.


Gordon em 1863, logo após chegar a um acampamento do Exército da União em Baton Rouge, Louisiana.

Gordon logo depois se alistou em uma unidade da Guerra Civil das Tropas Coloridas dos EUA. Diz-se que ele lutou bravamente como sargento no Corps d'Afrique durante o Cerco de Port Hudson em maio de 1863. Foi a primeira vez que soldados afro-americanos desempenharam um papel de liderança em um ataque.

Não há mais registros indicando o que aconteceu com Gordon. No entanto, esta famosa imagem de suas costas chicoteadas continua viva como um poderoso testamento da brutalidade da escravidão e da bravura exibida por tantos afro-americanos durante este período sombrio da história dos Estados Unidos.


Fonte: https://rarehistoricalphotos.com/scars-of-gordon-whipped-louisiana-slave-1863/