MODELO DE PLANO DE AULA
Observação: no caderno de estudos da disciplina na Didática e Avaliação, página 68, existe dois modelos de Planos de Aula. Ou então, sugere-se este:
Observação: no caderno de estudos da disciplina na Didática e Avaliação, página 68, existe dois modelos de Planos de Aula. Ou então, sugere-se este:
ESCOLA XXXX
SÉRIE: 1ª
DATA DA INTERVENÇÃO:
ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa
SÉRIE: 1ª
DATA DA INTERVENÇÃO:
ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa
I. Objetivos de Aprendizagem: (devem ser enxutos, neles não se inclui a metodologia
1 Acompanhar a leitura oral do texto.
2 Contar a história do texto.
3 Identificar as seguintes letras do alfabeto: P e C.
4 Reconhecer as palavras solicitadas no texto.
5 Recortar palavras em jornais que comecem com as letras: P e C.
6 Escrever a primeira letra das palavras.
7 Desenhar o texto.
8 Expressar-se oralmente.
2 Contar a história do texto.
3 Identificar as seguintes letras do alfabeto: P e C.
4 Reconhecer as palavras solicitadas no texto.
5 Recortar palavras em jornais que comecem com as letras: P e C.
6 Escrever a primeira letra das palavras.
7 Desenhar o texto.
8 Expressar-se oralmente.
II. Conteúdos:
1 Texto - poesia: O pato – Vinicius de Moraes
2 Letras do Alfabeto: P e C.
1 Texto - poesia: O pato – Vinicius de Moraes
2 Letras do Alfabeto: P e C.
III. Metodologia:
1 Apresentação do texto em cartolina: O pato – Vinicius de Moraes
2 Leitura coletiva do texto.
3 Leitura intercalada do texto – dois grupos.
4 Debate sobre a idéia do texto: do que fala o texto?
5 Reconstrução do texto a partir da colagem das frases em folha sulfite. Para tanto, o texto será recortado e as frases estarão misturadas.
6 Ao lado do texto impresso desenhar a idéia que o mesmo transmite.
7 Enlace das palavras que comecem com as letras P e C.
8 Cópia e desenho das palavras.
9 Recorte e colagem de palavras que comecem com as letras ....
10 Exercícios: palavra cruzada, completar a primeira letras das palavras, escrever as palavras dentro da coluna a que pertencem – por exemplo: primeira coluna palavras que iniciem com P e C.
11 Bingo de palavras.
1 Apresentação do texto em cartolina: O pato – Vinicius de Moraes
2 Leitura coletiva do texto.
3 Leitura intercalada do texto – dois grupos.
4 Debate sobre a idéia do texto: do que fala o texto?
5 Reconstrução do texto a partir da colagem das frases em folha sulfite. Para tanto, o texto será recortado e as frases estarão misturadas.
6 Ao lado do texto impresso desenhar a idéia que o mesmo transmite.
7 Enlace das palavras que comecem com as letras P e C.
8 Cópia e desenho das palavras.
9 Recorte e colagem de palavras que comecem com as letras ....
10 Exercícios: palavra cruzada, completar a primeira letras das palavras, escrever as palavras dentro da coluna a que pertencem – por exemplo: primeira coluna palavras que iniciem com P e C.
11 Bingo de palavras.
IV. Recursos:
1 Cartolinas
2 Lousa e giz
3 Folha mimeografada ou fotocópia.
4 Folhas sulfite.
1 Cartolinas
2 Lousa e giz
3 Folha mimeografada ou fotocópia.
4 Folhas sulfite.
V. Avaliação:
1 Observar e registrar o desempenho do aluno:
1 Observar e registrar o desempenho do aluno:
2 Conhece os nomes das letras
3 Escreve as letras e palavras sem modelo?
4 Reconhece outras letras e palavras?
5 Utiliza o conhecimento sobre as letras para escrever outras palavras?
6 Reconstrói o texto?
7 Realiza os exercícios com autonomia?
4 Reconhece outras letras e palavras?
5 Utiliza o conhecimento sobre as letras para escrever outras palavras?
6 Reconstrói o texto?
7 Realiza os exercícios com autonomia?
VI Referências:
CÓCCO, Maria Fernandes e HAILER, Marco Antônio. Didática da Alfabetização. Decifrar o Mundo: alfabetização e socioconstrutivismo. São Paulo: FTD, 1996.
GROSSI, Esther Pillar. Didática do Nível Pré-Silábico. 8 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001
CÓCCO, Maria Fernandes e HAILER, Marco Antônio. Didática da Alfabetização. Decifrar o Mundo: alfabetização e socioconstrutivismo. São Paulo: FTD, 1996.
GROSSI, Esther Pillar. Didática do Nível Pré-Silábico. 8 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001