3.11.08

MODELO DE PLANO DE AULA

MODELO DE PLANO DE AULA
Observação: no caderno de estudos da disciplina na Didática e Avaliação, página 68, existe dois modelos de Planos de Aula. Ou então, sugere-se este:

ESCOLA:
SÉRIE: 1ª
DATA DA INTERVENÇÃO:
ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa

I. Objetivos de Aprendizagem: (devem ser enxutos, neles não se inclui a metodologia)
. Acompanhar a leitura oral do texto.
. Contar a história do texto.
. Identificar as seguintes letras do alfabeto: P e C.
. Reconhecer as palavras solicitadas no texto.
. Recortar palavras em jornais que comecem com as letras: P e C.
. Escrever a primeira letra das palavras.
. Desenhar o texto.
. Expressar-se oralmente.

II. Conteúdos:
. Texto - poesia: O pato – Vinicius de Moraes
. Letras do Alfabeto: P e C.

III. Metodologia:
. Apresentação do texto em cartolina: O pato – Vinicius de Moraes
. Leitura coletiva do texto.
. Leitura intercalada do texto – dois grupos.
. Debate sobre a idéia do texto: do que fala o texto?
. Reconstrução do texto a partir da colagem das frases em folha sulfite. Para tanto, o texto será recortado e as frases estarão misturadas.
. Ao lado do texto impresso desenhar a idéia que o mesmo transmite.
. Enlace das palavras que comecem com as letras P e C.
. Cópia e desenho das palavras.
. Recorte e colagem de palavras que comecem com as letras ....
. Exercícios: palavra cruzada, completar a primeira letras das palavras, escrever as palavras dentro da coluna a que pertencem – por exemplo: primeira coluna palavras que iniciem com P e
C.
. Bingo de palavras.

IV. Recursos:
. Cartolinas
. Lousa e giz
. Folha mimeografada ou fotocópia.
. Folhas sulfite.

V. Avaliação:
. Observar e registrar o desempenho do aluno:
. Conhece os nomes das letras?
. Escreve as letras e palavras sem modelo?
. Reconhece outras letras e palavras?
. Utiliza o conhecimento sobre as letras para escrever outras palavras?
. Reconstrói o texto?
. Realiza os exercícios com autonomia?


VI Referências:
CÓCCO, Maria Fernandes e HAILER, Marco Antônio. Didática da Alfabetização. Decifrar o Mundo: alfabetização e socioconstrutivismo. São Paulo: FTD, 1996.

GROSSI, Esther Pillar. Didática do Nível Pré-Silábico. 8 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Fonte: Material De Apoio Curso Licenciatura em Historia Uniasselvi.