14.5.11

Parnasianismo – Simbolismo

Parnasmo e Parnasianismo

O Parnasianismo deve ser entendido como o ápice de um longo processo de realização ao sentimentalismo piegas e à frouxidade dos versos dos últimos românticos. Esta reação inicia-se no Brasil desde os anos 60, por influência da Questão Coimbrã e da conseqüente publicação de obras realistas na poesia portuguesa como Visão dos Tempos, de Teófilo Braga (1864) e Odes Modernas de Antero de Quintal. O momento crucial da luta contra o “uso profissional e imoderado das lágrimas” que “ofende o pudor dos sentimentos mais sagrados, segundo a expressão de Leconte de Lisle, é quando, em 1878, os novos desfecham contra os velhos uma violenta campanha em versos agressivos de má qualidade pelas páginas do Diário do Rio de Janeiro. Os poetas de então, cujos nomes se acham hoje em sua maioria no mais solene esquecimento devido à fraqueza inconteste de um homem de gênio chamado Artur de Oliveira. A essa altura os epígonos românticos mais visados pelos defensores da IDÉIA NOVA eram Rosendo Munis e Melo Morais. Falou-se também, sempre em versos, contra “Abreus e Varelas”, “As Falenas do Assis” e a “Nebulosa”, de Joaquim Manuel de Macedo. Esta polêmica ficou conhecida como A BATALHA DO PARNASMO, assim chamada por travar-se em versos. De parnasianismo, no entanto nada tinha o ideal que os impulsionava: poesia participante que pregasse a justiça, a república fraternal e exaltasse o progresso, realizada, aliás, antes deles com talento e de maneira convincente por um romântico chamado Castro Alves. A IDÉIA NOVA dilui-se também numa certa poesia científica que encontra em Martins Júnior seu defensor mais aplaudido e imitado.

O Parnasianismo, tal como hoje o concebemos, só se definiria, no entanto, na década de 80 (séc. XIX), com poetas de talento, porém, não de gênio, como Alberto de Oliveira (Meridionais, 1884), Raimundo Correia (Versos e Versões, 1887) e Olavo Bilac (Poesias, 1888). Estes, fiéis seguidores da Arte pela Arte de Theóphile Gauthier, dariam a feição mais característica à nossa poesia anti-romântica, não tanto pelo abandono do sentimentalismo quanto pela instauração de um novo estilo artístico.

Contenção Lírica

Para desidentificar-se da antiquíssima síntese entre eu e o mundo, para introduzir um hiato entre essas duas instâncias unitárias do real, o narrador parnasiano (o eu lírico) procura transformar a poesia em puro trabalho, artefato, construção. Transformada em produto de trabalho, a poesia mostrará sua independência em relação àquele que o produziu. Insinua-se a metáfora do ourives, que pacientemente modela sua jóia, sem se confundir com ela. O parnasianismo não percebe que a ourivesaria tem a vantagem do requinte e da raridade, mas a tremenda desvantagem de ser supérflua relativamente àquilo que é fundamental à existência do homem. Isto também traduz uma obsessão pelo adorno e um esquecimento das verdadeiras essências históricas. O parnasianismo não capta a história naquilo que ela tem de revelador e inédito, mas em seus fogos de artifício; não penetra naquilo que é interno e verdadeiro no processo da vida, mas naquilo que é logro e ostentação sob a máscara da beleza e do prestígio.

Mito da Objectualidade

Os novos poetas querem apreender descritivamente o real, sem perceber que confundem a realidade – que é complexa, sutil, movediça – com o mecânico e estático das coisas. Há uma ânsia por aquilo que é exterior e particularizado, especialmente aquilo que desfrute de algum prestígio na hierarquia médio-burguesa do “bom gosto”: vasos gregos, recantos aprazíveis, “naturezas-mortas”, monumentos, medalhas, velhos alfarrábios, besouros esvoaçantes, dedos deslizantes sobre o teclado, histórias de mandarins, orgias gregas, bacanais latinos, rubis engastados no firmamento… É o gosto do exótico, do diferente – pelo prazer da raridade. Ora, um dos aspectos mais repelentes da vulgaridade é o esforço medido e planejado para fugir dela. A obsessão do diferente nada mais é do que a tentativa de esconder ou preencher o vazio criativo. Isto reflete não simplismente um problema de competência poética, mas uma das formas de que se revestiu a nova fragmentação da cultura e do trabalho: os novos poetas são profissionais do direito, da medicina, do magistério… Não têm tempo integral para a poesia. Não vivem por ela. Praticam-na apenas.

Separação de forma e informação

Diz Ezra Pound que a grande poesia consiste “na linguagem carregada de significação no mais alto grau possível”. Noutros termos, ele afirma que a boa poesia deve pelo menos ter a qualidade de dizer bastante, mas o mínimo suficiente de palavras. O parnasianismo, que cultiva a apologia da linguagem (e realmente os parnasianos eram exímios conhecedores a língua), esquece que a informação do sentido (= informação semântica) deve ser tão rica e nova quanto a organização léxica e gramatical do discurso poético. É claro que toda a palavra dentro de um poema parnasiano tem seu significado. Porém o parnasiano necessita de um soneto inteiro para traduzir um pensamento importante, como em “Mal Secreto”, de Raimundo Correia. Tal soneto diz que as dores que correm no espírito não são percebidas no rosto e que se tal ocorresse um dia, teríamos pena de quem temos inveja. Isso é tudo. O restante é preenchimento alegórico. Na grande poesia, cada palavra deve vibrar como um novo predicado.

A trama do Kitsch

Diz-se que um artista pratica o kitsch quando mistura formas e truques com o fito de impressionar o apreciador. O kitsch e suas astúcias são umas das bases ideológicas da indústria cultural. O contrário do kitsch é o trabalho espontâneo e legitimamente criativo, que nasce de uma intuição original do artista. Isto não impede que ele imite. É impossível a originalidade absoluta. A história da arte é a profunda genealógica: ela retoma e refunde as formas do passado. Mas o kitsch revela inconsciência do valor humano e modelador da arte. Seu objetivo é ostentar, provocar admiração, através de certos efeitos previamente estudados. Digamos, por exemplo, uma dessas salas de visita de classe média neurotizada pelo status: mesas de jacarandá, poltronas berrantes, móveis provençais, janelinha “estilo colonial”, gatos de porcelana, pele de urso no chão, retratos na parede (Mozart e Chico Buarque)… É impossível sentir unidade em tudo isso. Qual a finalidade? Provocar efeitos, sugerir conotações prestigiosas disso e daquilo. O parnasianismo foi muito disso. Nenhum parnasiano foi helenista. Nenhum conheceu o espírito complexo e dialético dos gregos. Mas a poesias parnasianas trazem em geral evocações gregas estereotipadas (galerias, mármores, vasos, Partenons, etc.). O mesmo ocorreu com a exibição erótica. O erotismo tem sua unidade no próprio ato de vivê-lo. A essência do erotismo está no esconder-se. O parnasiano (Olavo Bilac, principalemte) faz um show de Laíses desnudas, seios que fazem sofrer, preâmbulos sacanas, orgias báquicas (e tudo isso naquele Rio de Janeiro e naquele São Paulo do tempo, tímidas províncias que nada tinham da Hélade).

Olavo Bilac

Seu nome completo era Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac – um perfeito verso alexandrino -, coincidência que alguns interpretariam como predestinação para a poesia. Seu pai, no entanto, o cirurgião militar Dr. Brás Martins do Guimarães, encaminhara-o para a Faculdade de Medicina antes dos 18 anos exigidos por lei. Esta irregularidade foi suprida por uma autorização legislativa facilmente obtida pelo médico patriota que servia no front quanto lhe nascia o filho, já ao fim do primeiro ano da Guerra do Paraguai.

Bilac abandona, contra a vontade paterna, os estudos médicos e dedica-se à poesia e ao jornalismo, ligando-se a José do Patrocínio, Raimundo Correia e Coelho Neto. Seu espírito boêmio e inconstante leva a um rompimento definitivo com o pai que não o admite nem mesmo no leito de morte. Sabe-se, no entanto, que, depois de morto o velho ranzinza e autoritário, foi encontrado debaixo do seu colchão, e todo manuseado, o volume POESIAS que o filho editara em 1888, em São Paulo, aonde fora em vão tentar regularidade na faculdade de Direito. Seu destino era mesmo a poesia e o jornalismo e… mais tarde uma tremenda adequação à vida burocrática.

Quanto aos amores, chegou a ser noivo de Amélia de Oliveira, irmã de seu amigo Alberto de Oliveira que juntamente com Raimundo Correia, saudou com entusiasmo seu livro de estréia. Mas como havia outro irmão engenheiro que não gostava de poetas boêmios e impediu o casamento. Bilac ficou solteirão e Amélia manteve-lhe até o fim fidelidade espiritual.

Em 1893, por ocasião da Revolta Armada, refugiu-se em Ouro Preto (ex-capital de Minas). Dali, por escândalo em que se envolvera no Hotel Martinelli, passou por Juiz de Fora. Uma vez no Rio, foi detido, mas obteve a liberdade por interferência do florianista Coelho Neto. No Governo Campos Sales (1898-1902), foi nomeado inspetor escolar. Em 1906, o Barão de Rio Branco, seu amigo e admirador, o nomeia delegado a duas Conferências Pan-Americanas, uma no Rio e outra em Buenos Aires. Bilac fez quase vinte viagens ao exterior e em 1913, estando em Paris, foi eleito pela revista francesa Fon-Fon “Príncipe dos Poetas Brasileiros”. Poucos dos nossos escritores gozaram de tanto prestígio em vida como ele.

Em agosto de 1914 explode na Europa a I Grande Guerra. O governo Venceslau Brás se preocupa e acha no prestígio de Bilac junto à mocidade brasileira um instrumento para a propaganda da obrigatoriedade do serviço militar. Embora criticado, Bilac sai pelo país fazendo conferências pregando o patriotismo. É preciso acrescentar que o poeta acreditava que a caserna pudesse contribuir para a alfabetização do país.

Desde a campanha modernista que a obra poética de Bilac vem sofrendo grande desrespeito pela parte intelectualizada da crítica e dos leitores. Não resta dúvida que sua poesia é fácil demais para ser considerada grande poesia. Mas há nela momentos de prazer tão descompromissados que, se a excluíssemos de nossa literatura, o certo é que esta sairia perdendo. Bilac soube como poucos compor um soneto em decassílabos e tornear uma frase elegante que, às vezes, somos levados a pensar que ele é ruim nem tanto pelo que fez mas pelo que levou os outros a fazerem: a mania do soneto com métrica, rima rica, chame de ouro e tudo mais. Há ainda hoje quem os faça à sua sombra.

O volume POESIAS, de 1888, além de uma introdução em verso chamada “Profissão de Fé”- espécie de manifesto parnasiano – continha três partes distintas: Panóplias: poemas estritamente elaborados segundo os cânones parnasianos, com predomínio do descritivo ornamental e cheio de referência superficiais à cultura greco-latina; Via-Láctea: trinta e cinco sonetos dominados por um lirismo amoroso platônico bem kitsch, que nos convida a leitura; Sarças de Fogo: surge aqui um sátiro cujos poemas eróticos a gente só consegue ler gozando, ou seja, achando graça, o que contrasta com o espírito original. Mas, mesmo sabendo que é um erotismo que se reduz ao puro jogo bem arranjado de palavras, a gente gosta de ler poemas como “O Julgamento de Frinéia”, “Satânia” ou a “Tentação de Xenócrates”. De resto, nestes dois últimos livros e em quase todos acrescidos à edição de 1902 de POESIAS nota-se a presença de um veemente temperamento romântico, controlado a custo pela disciplina formal aprendida, já aos 23 anos, com os parnasianos Théophile Gautier, Leconte de Lisde e José Maria Heredia. Em seu livro póstumo, Tarde, o poeta produz poemas de esforço reflexivo.

Bilac, em suma, é um poeta necessário e, talvez, a única coisa imperdoável que tenha feito seja mesmo o seu cometimento épico nas sextilhas e alexandrinos de O Caçador de Esmeraldas.

Em mim também

Em mim também, que descuidado vistes,

Encantado e aumentando o próprio encanto

Tereis notado que outras cousas canto

Muito diversas das que outrora ouvistes.

Mas amastes, sem dúvida … Portanto

Meditai nas tristezas que sentistes

Que eu, por mim, não conheço cousas tristes

Que mais aflijam, que torturem tanto.

Quem ama inventa as penas em que vive

E, em lugar de acalmar as penas, antes

Busca novo pesar com que as avive.

Pois sabei que é por isso que assim ando:

Que é dos loucos somente e dos amantes

Na maior alegria andar chorando.

Leio-te

Leio-te: — o pranto dos meus olhos rola:

Do seu cabelo o delicado cheiro,

Da sua voz o timbre prazenteiro,

Tudo do livro sinto que se evola …

Todo o nosso romance: – a doce esmola

Do seu primeiro olhar, o seu primeiro

Sorriso, – neste poema verdadeiro,

Tudo ao meu triste olhar se desenrola.

Sinto animar-se todo o meu passado:

E quanto mais as páginas folheio,

Mais vejo em tudo aquele vulto amado.

Ouço junto de mim bater-lhe o seio,

E cuido vê-Ia, plácida, a meu lado,

Lendo comigo a página que leio.

Olha-me!

Olha-me! O teu olhar sereno e brando

Entra-me o peito, como um largo rio

De ondas de ouro e de luz, límpido, entrando

O ermo de um bosque tenebroso e frio.

Fala-me! Em grupos doidejastes, quando

Falas, por noites cálidas de estio,

As estrelas acendem-se, radiando,

Altas, semeadas pelo céu sombrio.

Olha-me assim! Fala-me assim! De pranto

Agora, agora de ternura cheia,

Abre em chispas de fogo essa pupila…

E enquanto eu ardo em sua luz, enquanto

Em seu fulgor me abraso, uma sereia

Soluce e cante nessa voz tranqüila!

Raimundo Correia

Quando Rauimundo da Mota Azevedo Correia publicou Primeiros Sonhos (1879) estava em plena efervescência a “Batalha do Parnasmo”, versão brasileira da “Questão Coimbrã”: uma acesa polêmica entre poetas esteticamente vinculados ao Romantismo e os adeptos da “poesia nova”, científica, progressista, que se propunha exterminar a choradeira romântica. Sendo assim, criticavam a indecisão de Raimundo Correia que, neste livro de estréia, embora professasse a “idéia nova”- o Progresso – mostrava também fortes índices de anacronismo estético ao insistir na criação das imagens femininas, ainda relacionadas ao desgastado conceito romântico da “mulher-anjo”. A indefinição do autor é tão evidente que ele se desculpa duas vezes pela mediocridade do volume: na introdução e no encerramento. É o livro que vai indicar a agonia do Romantismo.

Neste tempo, o poeta fazia a Faculdade de Direito no Largo São Francisco e, juntamente com Augusto de Lima, Alexandre Coelho e Rodolfo Fabiano participa da fundação da Revista de Ciências e Letras (São Paulo, 1880). Esta revista teve muita importância, dada a qualidade excepcional de seus colaboradores e pela tendência nacionalizante que ela imprimiu no meio intelectual da época. Foi um dos nossos primeiros órgãos a defender e divulgar a cultura e a arte realistas.

A efervescência da vida acadêmica faz nascer em Raimundo Correia um ardente sentimento de liberalismo, que o levava a declamar em público os poemas socialistas de Antero de Quintal, uma de suas maiores influências. É do entusiasmo pelas novas idéias que nasce Sinfonias (1883), obra responsável pela cristalização do Parnasianismo na Literatura Brasileira. Comparado ao teor do livro, o título é paradoxalmente irônico, pois os poemas, principalmente os de direção reflexo-moralística, apresentam um tom soturno, sombrio, schoppenhauriano. Machado de Assis, comentado esta obra, diz da sua surpresa, elogiando a auto-contentação e a ausência de derramamento mostradas pelo autor. Serão as qualidades apontadas por Machado de Assis que amainarão as críticas lançadas contra Raimundo Correia, acusando-o de plágio, principalmente nos poemas “As Pombas”(emprestado do poeta parnasiano francês Theóphile Gauthier), “Mal Secreto” (tomado de Metássio, pseudônimo árcade do poeta italiano Luigi Arnaldo Vassalo) e “Carnaval”(transposto do poeta francês Jean Richepin).

Formando, o poeta ingressa na magistratura, indo servir em São João da Barra (1883), em Vassouras (1884-1888), onde se casa e funda com o amigo Luciano Filho o jornal O Vassourense. É no período passado nesta cidade fluminense que o poeta escreve e publica Versos e Versões (1887). Aqui, desaparece a poesia social e o autor concentra-se cada vez mais na poesia reflexiva, revelando uma visão do mundo que beira ao ceticismo, à descrença numa incoercível mostra de pessimismo. Evitando sistematicamente a 1ª pessoa, o poeta expressa num tom áspero e circunspecto, aquele que os modernistas chamarão de “carpideiras intelectuais”. Em nenhum momento, o poeta se apresenta descontraído; é sempre uma atitude reflexiva, em que manifesta desprezo e inquietação. É este posicionamento que vai mostrar no poeta, uma ânsia de pureza, de transcendência, de superação.

Após ter sido nomeado secretário da Presidência da Província do Rio de Janeiro, em 1889, Raimundo Correia exerce esta atividade até a proclamação da República. Aí, retorna à carreira de magistrado, trabalhando como juiz de Direito em São Gonçalo do Sapucaí e Santa Isabel, no estado de Minas Gerais. É o tempo de publicar Aleluias (1891), obra em que o poeta, certo da mediocridade e da limitação humanas, pinta sua poesia com tons levemente religioso e metafísicos. Mostrando necessidades de transcender o concreto, revela-se paradoxalmente angustiado e sarcástico. Num humor que é sempre corrosivo, propõe-se a desmistificar a Igreja, desenvolvendo poemas que superam o Parnasianismo e antecipam o Simbolismo, pelo vocabulário e pelas constantes onomatopéias musicais.

Mudando-se para Ouro Preto, o poeta ingressa na máquina burocrática do governo da Província de Minas Gerais, ocupando o cargo de secretário das Finanças da antiga capital da província. É aí também que acontece a curta experiência de Raimundo Correia no magistério superior, lecionando na faculdade de Direito até 1896.

No ano seguinte, encontramos Raimundo Correia morando no Rio de Janeiro ,onde participa da fundação da Academia Brasileira de Letras, ocupando cadeira nº5. Ingressa na carreira diplomática, como segundo secretario da Legação do Brasil em Lisboa, sendo depois removida para Paris. Quando ainda estava em Lisboa publicou poesias (1898) que confirmam a tendência para o noturno e para a transcendências, as curiosas experiências sinestésicas, a ousadia do artesanato poético, com o autor invertendo estruturalmente o soneto ao começar e terminar os quartetos, deslocando os tercetos para uma posição intermediária.

Suprimindo o cargo diplomático que ocupava, viaja em férias por toda Europa e, no retorno ao Brasil, voltou para o Rio de Janeiro, como juiz de vara cível, cargo em que permaneceu até 1911. Por motivos de saúde, partiu para Paris em busca de tratamento. Ali veio a falecer. Seus restos mortais ficaram em Paris até 1920. Naquele ano, juntamente com os do poeta Guimarães Passos – também falecido na capital francesa, para onde fora à procura de saúde – foram transladados para o Brasil, por iniciativa da Academia Brasileira de Letras, e depositados, em 28 de dezembro de 1920, no cemitério de São Francisco Xavier.

A Cavalgada

A lua banha a solitária estrada…
Silêncio!… Mais além, confuso e brando,
O som longínquo vem-se aproximando
Do galopar de estranha cavalgada.

São fidalgos que voltam da caçada;
Vêm alegres, vêm rindo, vêm cantando.
E as trompas a soar vão agitando
O remanso da noite embalsamada…

E o bosque estala, move-se, estremece…
Da cavalgada o estrépito que aumenta
Perde-se após no centro da montanha…

E o silêncio outra vez soturno desce…
E límpida, sem mácula, alvacenta
A lua a estrada solitária banha…

As pombas

Vai-se a primeira pomba despertada…
Vai-se outra mais… mais outra… enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sangüínea e fresca a madrugada…

E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada…

Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um, céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;

No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem… Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais…

O vinho de Hebe

Quando do Olimpo nos festins surgia
Hebe risonha, os deuses majestosos
Os copos estendiam-lhe, ruidosos,
E ela, passando os copos lhes enchia…

A mocidade, assim, na rubra orgia
Da vida, alegre e pródiga de gozos,
Passa por nós, e nós também, sequiosos,
Nossa taça estendemo-lhe, vazia…

E o vinho do prazer em nossa taça
Verte-nos ela, verte-nos e passa…
Passa, e não torna atrás o seu caminho.

Nós chamamo-la em vão; em nossos lábios
Restam apenas tímidos ressábios,
Como recordações daquele vinho.

Fonte:http://poucodetudo.com/2011/03/28/parnasianismo-simbolismo/