17.10.11

Catolicismo

O Cristianismo é a religião mais conhecida e com mais adeptos entre os brasileiros. Antes mesmo do Brasil ser descoberto, a Igreja de Roma, com suas paróquias, mosteiros e conventos espalhados por seus domínios, era a maior proprietária de terras de toda a Europa.
Tudo ia bem, até que o dinheiro que entrava cada vez mais nos cofres papais despertou a cobiça de alguns membros da igreja e acabou por levar a muito abuso e corrupção. "A falta de vergonha na Cúria Romana atingiu o clímax", escreveu um intelectual católico holandês, em 1518.
Um ano antes, o monge agostiniano Martinho Lutero havia pregado 95 teses na porta de uma igreja na Saxônia (parte da atual Alemanha), e fincado o marco da Reforma Protestante.
Hoje, muito tempo depois, a Igreja cristã está dividida. Encontramos no Brasil os tradicionais católicos, os protestantes pentecostais, os não pentecostais, as seitas; cada qual achando que seus métodos são os corretos. A grande maioria deles tem também outras afinidades: contam com grupos de jovens e adolescentes e estão prontos a receber quem quiser conhecer um pouco do que acontece dentro da igreja.
Espalhada por todo o país, os católicos contam com a Pastoral da Juventude, um órgão que como o próprio nome sugere trabalha com os jovens. Como conta o padre Tarcísio dos Santos, coordenador de Pastoral da Inspetoria Salesiana de São Paulo, as ações da pastoral têm sido feitas no sentido de convidar os adolescentes para participar da vida da Igreja e ela está aberta para todos.

A própria Bíblia revela que estas doutrinas são essenciais à fé cristã. Elas são: 1) a Divindade de Cristo, 2) Salvação pela graça, e 3) a Ressurreição de Cristo. Estas são as doutrinas que a Bíblia diz que são necessárias. Certamente existem muitas outras doutrinas importantes; estas três, porém, são as únicas que são declaradas pela Escritura como sendo essenciais. O verdadeiro regenerado pode ser ignorante a respeito de uma ou mais destas doutrinas no início da sua vida com Cristo, mas ele terá um entendimento apropriado destes três assuntos assim que ele começar a estudar a Palavra de Deus.

OS 10 MANDAMENTOS DA IGREJA CATÓLICA

1º - Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo;
2º - Não falar seu santo nome em vão;
3º - Guardar os domingos e festas;
4º - Honrar pai e mãe;
5º - Não matar;
6º - Não pecar contra a castidade;
7º - Não furtar;
8º - Não levantar falso testemunho;
9º - Não desejar a mulher do próximo;
10º - Não cobiçar as coisas alheias.

OS 5 MANDAMENTOS DA IGREJA CATÓLICA

1º - Participar da missa nos domingos e festas de guarda;
2º - Confessar-se ao menos uma vez cada ano;
3º - Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição;
4º - Fazer uma só refeição completa e nada de carne, nos dias que a Igreja determina;
5º - Pagar o dízimo segundo o costume.
Fonte:http://www.grupoescolar.com/pesquisa/catolicismo.html