16.9.16

Operação Babylift: Fotos Históricas e a história de 78 órfãos vietnamitas que morreram na queda de um avião.




Durante o colapso do Vietnã do Sul em 1975, o presidente Gerald Ford ordenou a evacuação de órfãos vietnamitas de Saigon em face de uma maciça ofensiva norte-vietnamita. Esta missão, nomeada oficialmente Operação Babylift, começou a 04 de abril de 1975, e evacuou mais de 3.000 órfãos durante todo o mês.




Em meados de março mais de 2.000 refugiados vietnamitas do Sul tinha sido trazido para a relativa segurança de Saigon em jatos de passageiros doados pela World Airways. O primeiro vôo un-oficial Operação Babylift deixou Saigon, sem luzes de pista, um plano de voo ou autorização formal.





Órfão no Ghenh Rang orfanato no Vietnã do Sul antes da Operação Babylift. Julie Davis, que vive em Minneapolis, acredita que é ela olhando para a câmera. (Cortesia de Julie Davis)





Os bebês são amarrados em assentos de avião a caminho de Los Angeles durante a "Operação Babylift" com órfãos enviou por avião de Vietnã para os EUA. 12 de abril de 1975.





bebês Vietnamitas Sul em um vôo de Saigon para os EUA (provavelmente San Francisco) durante a Operação Babylift, a evacuação em massa de crianças de Vietnã do Sul no final da Guerra do Vietnã, de 03-26 abril de 1975. (Foto por Jean-Claude FRANCOLON / Gamma-Rapho via Getty Images)



Frustrado pela falta de resposta do governo dos EUA, Ed Daly tomou assunto em suas próprias mãos.Trabalhando com Amigos das Crianças do Vietnã, ele providenciado para 53 órfãos e 22 atendentes de adultos levado de helicóptero para o Presidio em San Francisco. A notícia da missão de resgate órfão de Daly chegou à Casa Branca. Foi relatado que a World Airways DC-8 "levou off, sem autoridade - sem luzes do aeroporto - sem assentos "e os bebês" deitado no chão em cobertores "nem os governos sul-vietnamitas nem nos havia sancionado o vôo de Daly.; os EUA considerou os aviões de carga inseguro e inadequado para vôo longo dos bebês.







Lisa Pauley era um voluntário em um hospital adventista em Hong Kong. Joyce Wertz Harrington, um colega enfermeira, fotografou sua jornada de 30 horas. (Cortesia de Joyce Wertz Harrington)





Bebês alinhados sobre assentos em um voo Pan-Americana para Seattle. Os bebês mais saudáveis ​​estavam em treinador, bebês mais doentes em primeira classe e os mais doentes foram na área do salão VIP. (Cortesia de Joyce Wertz Harrington)





Um ser americanos evacuados do Vietnã tende a bebês no voo Pan-Americana de Saigon. O vôo durou 30 horas, com várias paradas ao longo do caminho. (Cortesia de Joyce Wertz Harrington)





crianças vietnamitas no voo Pan-Americana de Saigon, em 5 de abril de 1975. "Tivemos bebês que estavam em assentos, tivemos-los em berços, sob os assentos, eles foram todos, mas saindo no corredor principal", disse Joyce Wertz Harrington, um voluntário.(Cortesia de Joyce Wertz Harrington)





Segurando bebês no voo Pan-Americana de Saigon, em 5 de abril de 1975. O vôo estava entre vários que evacuaram 2.547 crianças - cerca de 2.000 dos que acabaram em os EUA (Cortesia de Joyce Wertz Harrington)



Em Washington DC, um memorando de manhã cedo foi enviado para Theodore Marrs, um assistente especial do presidente. Nele, foi feita uma recomendação para liberação de recursos para agilizar o transporte aéreo de 2000 órfãos vietnamitas para os EUA, onde as suas famílias adotivas estão ansiosamente esperando por eles. As crianças estavam a voar em aviões seguros para locais na Costa Oeste.

Ao meio-dia, o presidente Ford, numa conferência de imprensa televisionada em San Diego Califórnia, anunciou que tinha autorizado o transporte aéreo, acrescentando: "Este é o mínimo que podemos fazer, e vamos fazer muito, muito mais."



crianças vietnamitas, parte da Operação Babylift, após o desembarque em Denver. (Helen H. Richardson / Denver Post / Getty Images)





Um voluntário americano leva a criança sul-vietnamita de um orfanato Saigon. (Washington Times)









Um funcionário da ajuda levanta uma criança para a evacuação. (Sacramento Bee)

Pessoal de terra carregada 250 crianças pequenas e uma equipe de voluntários e enfermeiros para o primeiro plano oficial de transporte Operação Babylift. Logo após a decolagem, as fechaduras na porta de carga traseira do C-5 falhou, e a porta explodiu. Os controles de vôo na cauda também foram severamente danificados. Os pilotos tentaram um pouso de emergência em Tan Son Nhut base aérea, mas o avião caiu em um pântano duas milhas curtas da pista. O impacto esmagou a plataforma de carga, onde quase todos os órfãos foram mantidos.Havia 138 pessoas mortas no acidente, incluindo 78 crianças e 35 adultos.









4 de abril de Bater local do Galaxy C5-A 1975.. O avião partiu de Saigon-Tan Son Nhut Aeroporto, e caiu logo depois da decolagem.Cem thiry e oito pessoas morreram no acidente, incluindo 78 crianças. (Foto: usmilitariaforum . Com )



4 de abril de Bater local do Galaxy C5-A 1975.. O avião partiu de Saigon-Tan Son Nhut Aeroporto, e caiu logo depois da decolagem.Cem thiry e oito pessoas morreram no acidente, incluindo 78 crianças. (Cortesia de Bud Traynor)



4 de abril de 1975. O avião caiu em uma plantação de arroz a apenas poucas milhas de Saigon, matando 138 dos mais de 300 a bordo. (Cortesia de Bud Traynor)



Autoridades militares americanas vasculhar os destroços.



Dois sobreviventes infantis são levados para o hospital em Saigon.

Ao ouvir sobre a tragédia Ford fez esta declaração: "Nossa missão de misericórdia vai continuar. Outros órfãos espera vai fazer a viagem. Esta tragédia não deve impedir-nos de oferecer uma nova esperança para os vivos. O governo e povo dos Estados Unidos oferecem essa esperança em nosso rededication a ajudar os órfãos vietnamitas como melhor e mais rápido que pudermos. " O presidente Ford e a senhora Ford viajou para atender os órfãos e seus cuidadores sobre o segundo vôo, que chegou . no Aeroporto de San Francisco famílias adotivas estavam esperando por seus filhos - incluindo aquelas famílias cujos filhos haviam morrido no primeiro vôo. A lista de fatalidades não tinha sido lançado, e os pais não sabiam se seus filhos estavam vivos.







52 órfãos vietnamitas chegar em um avião Mundial Airways no aeroporto de Oakland, 2 de abril de 1975. (Foto: Jerry Telfer, The Chronicle)



Órfãos a bordo do primeiro vôo Operação Babylift no final da Guerra do Vietnã olhar para fora das janelas de um mundo Airways DC-8 jato que voa para os Estados Unidos em abril de 1975. (AP)



Harmon Hall no Presidio de San Francisco é embalado com colchões, voluntários e órfãos vietnamitas na Operação Babylift. Órfãos voadas para os Estados Unidos do Vietnã do Sul viveu nos colchões durante quatro dias, como eles estavam sendo processados ​​para futura adoção. (Foto: David Cupp / Denver Post Via Getty Images)



Amarrado-in bebês estavam sendo movido para fora do Vietnã em alguns dos últimos momentos. (Washington Times)

Entre os pais ansiosos eram Yul Brenner e sua esposa Jacquline, que estavam à espera de seu bebé adotado.Jaqueline disse: "Yul e eu estamos muito preocupados com o nosso filho ... como milhares de outros americanos que aguardam palavra de qualquer tipo." Os Brenners contactado o seu amigo Hugh Hefner, que usou seu jato particular para levar 41 crianças para Aeroporto LaGuardia, em Nova York, em 9 de abril de 1975. Uma testemunha ocular, da primeira-dama Betty Ford secretária de imprensa Sheila Weidenfeld, escreveu: "Eu nunca vou esquecer . o olhar no rosto de uma mulher que estava esperando nervosamente para descobrir [sobre seu filho] ela foi uma boa notícia, seu filho tinha chegado com segurança ela permaneceu composta até que ela olhou para cima e viu a senhora Ford em pé lá e então alguma coisa. - um olhar compassivo da primeira-dama -? a fez desmoronar, e ela começou a chorar e chorando ".





2 de abril de 1975. World Airways aeromoças Carol Shabata (em pé) e Valerie Witherspoon (rebaixamento) brincar com os órfãos vietnamitas sobre o histórico vôo de evacuação. (Cortesia: World Airways)



2 de abril de 1975. O Oriente lado do Hangar 110, Aeroporto Internacional de Oakland como membros da imprensa e outros que cumpram o primeiro vôo "não-oficial" de órfãos vietnamitas. O autocarro visto na imagem foi um dos vários que transportou os órfãos que chegam ao Arsenal no San Francisco Presidio. (Cortesia: World Airways)



02 de abril de 1975 Pat Palazzolo fotografou o desembarque de voo não oficial "Babylift" de Ed Daly - ele ouviu a notícia da chegada do avião no rádio. (Foto: Pat Palazzolo)



2 de abril de 1975. Os órfãos vietnamitas chegar ao National Guard Armory Califórnia no Presidio. (Cortesia: YourDalyBread . Com )



4 de abril de 1975. As vistas interiores do primeiro vôo "Operação Babylift". Voluntários realizou os bebês e as crianças no colo durante o vôo. (Foto: usmilitariaforum . Com )



3 de abril de 1975. Numa conferência de imprensa, na Califórnia, o presidente Ford anuncia que está autorizando fundos para acelerar a transferência de órfãos vietnamitas para suas famílias norte-americanas adotivos. (Gerald Ford Presidential Biblioteca A3900 - 15A)



4 de abril de 1975. Antes do vôo, o piloto permitiu que repórteres para ir através do compartimento de carga e tirar fotos. Os dois fotógrafos de combate (MSgt Castro e Sgt Nance) foram neste compartimento para o voo e continuou filmando a direita até o fim.(Foto: usmilitariaforum . Com )



5 de abril de 1975. Os bebês vietnamitas em seus portadores. (A3854-04A Biblioteca Presidencial Gerald Ford)



5 de abril de 1975. Exames médicos faziam parte do processo de chegada para os bebés e crianças na chegada em os EUA (Gerald Ford Presidential Biblioteca A3854-03A)



5 de abril de 1975. Alguns dos bebês foram tratados por desidratação após o desembarque na Califórnia. (A3860-22A Biblioteca Presidencial Gerald Ford)



5 de abril de 1975. Presidente e Sra Ford transportando crianças vietnamitas durante a "Operação Babylift." Pais adotivos das crianças foram ansiosamente à espera-los no aeroporto. (A3860-25A Biblioteca Presidencial Gerald Ford)



05 de abril de 1975. Presidente Ford desembarca com uma criança nos braços. (A3860-28A Biblioteca Presidencial Gerald Ford)



05 de abril de 1975. Presidente Ford detém um bebê vietnamita em seu colo antes de chegar ao hangar do aeroporto. (A3860-35A Biblioteca Presidencial Gerald Ford)

Voos subsequentes de Saigon estavam cheios de bebês, crianças e, como o vietnamita exército norte aproximou Saigon, adultos. Em 17 de abril de 1975 o presidente Ford autorizou a evacuação de milhares de "em risco" vietnamitas que não eram cidadãos americanos. Na altura da evacuação , de 20 a 28 de abril de 1975, cerca de 40 aviões deixaram Saigon cada 24 horas. A aeronave foi projetada para transportar mais de 100 passageiros, mas às vezes eles transportadas além de 180 desalojados.







5 de abril de 1975. pessoal da Força Aérea dos EUA ajudar as crianças a bordo do vôo para sua nova casa nos Estados Unidos.(Foto: tavvntc.org)



Abril de 1975. Hugh Hefner desde seu avião o "Coelho grande" para o transporte de crianças vietnamitas para Nova York. Aqui, os bebês são atendidos por coelhinhas da Playboy.



Abril de 1975. Muitos dos funcionários destacados para o Adido de Defesa Escritório Saigon ajudou escolta evacuar órfãos vietnamitas de Saigon durante o colapso do Vietnã do Sul em abril de 1975. (Foto: dia.mil)



pessoal de abril de 1975. militares compareceram às crianças durante os voos para a sua nova casa nos Estados Unidos. Observe as caixas de papelão sendo usados ​​como berços para as crianças. (Foto: dia.mil)



Abril de 1975. Consolando uma criança vietnamita durante o vôo para os EUA (Foto: dia.mil)



Abril de 1975. Nigel Brooks estava trabalhando em Los Angeles Airport quando esses bebês vietnamitas chegou. Ele observou que os bebês foram embalou dentro das caixas de papelão durante o vôo. (Foto: Nigel Brooks)



Abril de 1975. Os voluntários e pessoal federais carregar os bebês como eles chegam em Los Angeles Airport. (Foto: Nigel Brooks)



Abril de 1975. Os voluntários manter os bebês segura. (Foto: Nigel Brooks)



Abril de 1975. O Presidio foi usado como estação de triagem - pessoal médico e voluntários verificou os bebés e crianças para a doença, os alimentou e manteve-los limpos. (Foto: NRS Golden Gate, Parque Archives, Hospital Letterman Exército fotográfica coleção de slides, GOGA 34.782.597)



Abril de 1975. A equipe médica no Presídio examina o bebê. (Foto: NRS Golden Gate, Parque Archives, Hospital Letterman Exército fotográfica coleção de slides, GOGA 34.782.598)



Abril de 1975. enfermeira no Presidio conforta bebê. Observe o emblema SPOVO. (Foto: NRS Golden Gate, Parque Archives, Hospital Letterman Exército fotográfica coleção de slides, GOGA 34.782.598)

Em 27 de Abril, as forças norte-vietnamitas estavam perto o suficiente para lançar foguetes em Saigon.Condições em Saigon deteriorou-se em 28 de abril, quando as aeronaves norte-vietnamita bombardeou o aeroporto de Tan Son Nhut. As pistas logo tornou-se inundado com aeronaves e as pessoas, e pela manhã cedo em 29 de abril, o uso de aeronaves de asa fixa para evacuações terminou. Os civis continuaram a ser evacuado de helicóptero para navios militares nas proximidades. Até ao final de Abril, o Gabinete Adido de Defesa em Saigon tinha processado mais de 40.000 pessoas evacuadas, incluindo os mais de 3000 órfãos da "Operação Babylift."





Um grupo de ex-órfãos vietnamitas posar para fotografias durante as cerimônias de comemoração do 40º aniversário da Operação Babylift do Vietnã, 24 de abril de 2015, em Holmdel, NJ (Foto: Mel Evans / AP)

Fonte: Gerald Ford Museum e KUOW 

Tradução Google