16.7.21

Como o navio de guerra nazista '' invencível 'Bismarck afundou apenas oito dias em sua missão inaugural


O encouraçado alemão Bismarck era o navio de guerra mais formidável da Europa. Mas, em 27 de maio de 1941, os efeitos combinados dos danos do torpedo e do afundamento o deixaram no fundo do Atlântico.


Arquivo Federal AlemãoO encouraçado alemão Bismarck era o navio mais poderoso da Europa quando foi lançado no início da Segunda Guerra Mundial.

Quando os nazistas terminaram sua construção, o encouraçado alemão Bismarck era o navio de guerra mais poderoso da Europa. Encomendado em 1940, o Bismarck imediatamente representou uma ameaça letal tanto para a navegação aliada quanto para a marinha britânica. Mas, oito dias depois do início da missão inaugural de Bismarck para interceptar suprimentos transportados para a Inglaterra, a marinha britânica o derrubou em uma missão que era em parte estratégia e em parte vingança.

Em seus primeiros dias de combate, Bismarck afundou o HMS Hood , a lendária nau capitânia da Inglaterra, fazendo com que os britânicos jogassem tudo o que tinham em seu novo inimigo alemão. A perseguição que se seguiu foi uma corrida contra o tempo para perseguir o navio alemão. A perseguição culminou em uma batalha épica entre o solitário Bismarck e todo o poder da Marinha do Atlântico Britânica.

Depois que os britânicos prevaleceram e o grande navio de guerra alemão afundou, demorou até 1989 para descobrir o naufrágio do Bismarck. Construído com uma força quase incomparável, o naufrágio estava tão bem preservado que as suásticas que os nazistas haviam pintado em seus conveses dianteiro e traseiro ainda eram claramente visíveis.

Mas não importa o quão bem construído fosse, isso não o impediu de entrar apenas uma semana em sua carreira de lutador. Esta é a história do KMS Bismarck .
A construção histórica do navio de guerra Bismarck


Arquivos Federais AlemãesBismarck em construção em uma doca seca de Hamburgo, 1939.

O KMS Bismarck foi o primeiro grande navio de guerra alemão construído após a Primeira Guerra Mundial. As primeiras peças do navio foram depositadas em 1 de julho de 1936, três anos antes do início da Segunda Guerra Mundial. Em 1939, estava em condições de navegar e foi oficialmente lançado em uma cerimônia com a presença de Adolf Hitler.

O trabalho nos conveses superiores não foi concluído por mais um ano, no entanto, e levou até 1940 para Bismarck começar os testes de mar e receber uma comissão oficial na Kriegsmarine nazista.

Hitler deu ao navio o nome de Otto von Bismarck, o famoso chanceler prussiano do século 19 que unificou a Alemanha. Junto com seu navio irmão, KMS Tirpitz , o Kriegsmarine Bismarck estava entre os maiores e mais rápidos navios de guerra do período.

E era mais poderoso do que qualquer navio da Marinha Real Britânica. Bismarck tinha 250 metros de comprimento, perto de três campos de futebol.

Bismarck estava protegido por uma armadura grossa. As maiores armas de artilharia tinham 15 polegadas de largura. Até quatro hidroaviões podem ser alojados e usados ​​para missões de reconhecimento. Mais de 2.000 marinheiros trabalharam e viveram no navio. Todos, exceto 118 deles, morreriam.

E pouco antes de Bismarck zarpar, os nazistas pintaram suásticas gigantes em seus conveses quase toda a largura do navio, restos das quais ainda eram visíveis no local do naufrágio do Bismarck a 400 milhas da costa da França quando Robert Ballard o descobriu em 1989.
O que o navio de guerra mais poderoso da Europa foi construído para fazer


Centro Histórico Naval dos EUATanto a Marinha britânica quanto a americana sabiam que Bismarck era uma ameaça formidável para as linhas de abastecimento no Atlântico.

Embora o KMS Bismarck fosse o navio de guerra mais poderoso da Europa em seu lançamento, a Grã-Bretanha ainda tinha a maior marinha , ultrapassando de longe a Alemanha em número de navios de guerra. O Grande Almirante nazista Erich Raeder compreendeu isso e traçou uma estratégia naval alemã em torno desse fato.

O submarino foi a principal arma da marinha alemã. Esses submarinos patrulhavam o Oceano Atlântico Norte, caçando navios inimigos trazendo suprimentos da América do Norte para a Grã-Bretanha. Quando os comboios aliados foram avistados, matilhas de U-boats invadiram a área, lançando um frenesi de torpedos - o objetivo era fazer a Grã-Bretanha se render por fome.

A primeira missão de Bismarck foi ajudar os submarinos. Em menor número, os alemães não queriam um combate aberto contra os navios de guerra britânicos. Em vez disso, o navio de guerra deveria ser implantado para ataques aos navios aliados. A estratégia era lançar ataques rápidos e então voltar ao anonimato do grande oceano.

Esse era o plano de jogo para a Operação Rheinübung, que começou em 18 de maio de 1941. O encouraçado Bismarck , acompanhado por um cruzador menor, Prinz Eugen , pousou pela primeira vez na Noruega ocupada pelos alemães. Após o reabastecimento, eles seguiram em direção à Islândia e, em seguida, para as águas abertas do Atlântico. No entanto, os dois navios foram localizados e a marinha britânica foi alertada.
A reação britânica ao encouraçado Bismarck


Biblioteca Estadual de VictoriaQuando o Bismarck foi lançado, seu desafiante mais sério era o HMS Hood de 20 anos , fotografado aqui em 1924.

A frota doméstica britânica reagiu rapidamente. Dois navios foram imediatamente despachados para enfrentar o KMS Bismarck , o HMS Hood e o HMS Prince of Wales .

O HMS Hood foi tombado durante a Primeira Guerra Mundial e concluído em 1920. Na época, o Hood era o maior navio da frota britânica e apelidado de "Mighty Hood".

Semelhante ao Bismarck , Hood tinha armas poderosas de 15 polegadas. Ele também pode acelerar até 30 nós. Quase 1.500 marinheiros trabalharam a bordo do navio.

Houve diferenças importantes entre os navios rivais, no entanto. Hood não era tecnicamente um navio de guerra, mas um cruzador de batalha. Para ganhar velocidade, uma armadura menos protetora foi construída sobre o deck de Hood . Embora os tamanhos das armas fossem semelhantes, o encouraçado Bismarck tinha armamento mais avançado.

O Bismarck era um navio moderno, enquanto Hood, com mais de 20 anos, mostrava sua idade. O companheiro de Hood , o Príncipe de Gales , era um navio de guerra moderno, mas muito menor.
A Batalha do Estreito da Dinamarca


Comando de Herança e História Naval dos EUA“Sinking of HMS Hood ” por JC Schmitz-Westerholt.

Sob o comando do almirante Günther Lütjens, o KMS Bismarck e Prinz Eugen navegaram pelo estreito da Dinamarca, entre a Islândia e a Groenlândia, a caminho do Atlântico. No início da manhã de 24 de maio, Hood e o Príncipe de Gales se aproximaram para interceptar.

A aproximadamente 13 milhas náuticas de distância e se aproximando, os dois navios britânicos abriram fogo pela primeira vez. Alguns projéteis conseguiram atingir Bismarck . Uma explosão do Príncipe de Gales explodiu um acesso aos tanques de combustível de Bismarck , fazendo com que o óleo começasse a vazar do navio nazista.

Aproximando-se de nove milhas náuticas, os alemães dispararam de volta. Um primeiro voleio causou pequenos danos a Hood . Os segundos tiros de Bismarck tiveram um impacto direto, perfurando o convés levemente blindado e detonando estoques de munição abaixo. Uma explosão gigante ocorreu, lançando chamas a centenas de metros no ar e partindo Hood ao meio.

Em poucos minutos, Hood estava debaixo d'água. Todos os marinheiros a bordo, exceto três, morreram. Um dos sobreviventes, o Marinheiro Capaz Bob Tilburn, se escondeu atrás de um lançador de projéteis enquanto as explosões destruíam o navio.

“Um marinheiro foi simplesmente explodido pela força da explosão, enquanto o outro foi estripado por uma lasca de granada ”, lembrou Tilburn . A batalha durou menos de meia hora.

O Príncipe de Gales também sofreu danos, mas conseguiu escapar da batalha. Enquanto isso, Bismarck havia perdido velocidade e estava deixando um rastro de óleo escorrendo em seu rastro. O almirante Lütjens ordenou que Bismarck corresse para o porto francês de Saint-Nazaire para reparos.

Prinz Eugen foi em outra direção para reabastecer. Foi a última vez que os navios se viram antes do naufrágio do encouraçado Bismarck .
A perseguição furiosa do navio de guerra Bismarck


Museus Imperiais da GuerraOs torpedeiros britânicos Swordfish atacaram Bismarck

Enquanto o KMS Bismarck celebrava a vitória sobre Hood e corria para a costa da França, os britânicos cambaleavam com a perda de seu navio principal. Eles fizeram esforços renovados para encontrar e afundar o encouraçado Bismarck e lançaram todos os navios de guerra disponíveis em sua perseguição.

Em um ponto, dois porta-aviões, oito navios de guerra, vários cruzadores e destróieres estavam procurando o navio alemão . Alguns navios de guerra usados ​​para proteger comboios de navios foram redirecionados para encontrar Bismarck .

Houve alguns avistamentos iniciais e ataques leves, mas Bismarck conseguiu fugir a cada vez. Em um ponto, as transmissões de rádio do almirante Lütjen para o alto comando alemão foram interceptadas pelos britânicos, mas o reconhecimento aéreo foi inicialmente incapaz de detectar qualquer vestígio do navio.

Finalmente, um barco voador Catalina avistou Bismarck do ar em 26 de maio. Bismarck estava a cerca de 700 milhas da costa francesa. Em mais um dia, cobertura aérea alemã poderia ser enviada da França para defender o encouraçado. A Grã-Bretanha teve que agir rapidamente.

O porta-aviões mais próximo foi o HMS Ark Royal . No convés do porta-aviões, havia biplanos torpedeiros lentos e obsoletos Swordfish que voavam a não mais de 160 quilômetros por hora.

E, no entanto, foi um único torpedo disparado de um desses aviões que acabaria levando ao naufrágio do encouraçado Bismarck .
Como o navio de guerra Bismarck foi finalmente afundado


YouTubeImagens do noticiário tiradas do HMS Renown mostraram os últimos momentos de Bismarck enquanto ele queimava e afundava em 27 de maio de 1941.

A primeira surtida Swordfish de Ark Royal em 26 de maio quase atacou um de seus próprios navios de guerra. Um segundo lançamento veio no final do dia. Os britânicos enviaram três ondas de biplanos. Estava nublado. Havia ventos fortes e as ondas do Atlântico subiram de 7 a 12 metros de altura.

As duas primeiras ondas de biplano acertaram em Bismarck, mas causaram danos mínimos. A última onda de cinco peixes-espada largou seus torpedos. Bismarck fez manobras evasivas, mas um torpedo atingiu o leme do navio, travando-o. Isso deixou Bismarck preso no oceano, incapaz de dirigir ou se mover.

Mais navios de guerra britânicos foram pegos na manhã de 27 de maio. Os navios de guerra King George V e Rodney , junto com o cruzador de batalha Renown , abriram fogo a 19 quilômetros de distância enquanto se aproximavam rapidamente.

As armas de Bismarck foram destruídas, deixando-o incapaz de responder ao fogo. Outros projéteis penetraram na armadura pesada do navio. Dentro de uma hora, o Bismarck foi severamente danificado, tombando duro para bombordo e pegando fogo.


RedditUma representação do naufrágio do encouraçado Bismarck por Ken Marschall.

Supostamente, para manter Bismarck fora do controle britânico, a tripulação sobrevivente afundou o navio. E embora as evidências físicas dos destroços não deixem claro se a tentativa foi bem-sucedida ou se as cargas que os alemães lançaram foram disparadas acidentalmente, o resultado foi o mesmo: Bismarck afundou.

Apenas 118 marinheiros alemães sobreviveram à batalha e mais tarde foram apanhados por navios britânicos.

Após o naufrágio do Bismarck , os alemães nunca mais usaram seus navios de guerra de superfície contra os navios aliados. Durante a guerra, apenas os submarinos permaneceram uma ameaça.

Em 1989, a exploração subaquática realizada por Robert Ballard descobriu o local do naufrágio do navio de guerra alemão Bismarck . Ballard e sua equipe encontraram os destroços do Bismarck no fundo do oceano Atlântico, a três milhas abaixo da superfície e a 400 milhas da costa da França.


Fonte: https://allthatsinteresting.com/bismarck-battleship

Novidades do Blog 

Grupo destinado a Força Expedicionária no Facebook

A Força Expedicionária Brasileira conta agora com mais um grupo no Facebook. É um grupo com postagens exclusivamente sobre a História da FEB. Para acessar clique na imagem abaixo ou neste link: https://www.facebook.com/groups/forcaexpedicionaria

Junte-se ao grupo. Conte sua história, publique, curta, compartilhe e comente. 


Links das postagens mais interessantes sobre a Força Expedicionária Brasileira do Blog

Segue abaixo os titulos e os links correspondentes a algumas das postagens mais interessantes sobre a Força Expedicionária Brasileira e os Pracinhas.


Clique no titulo escolhido para visualizar a postagem.

--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem:24.6.21
Titulo da postagem:Eu acredito - Imagens de 103 pracinhas da Força Expedicionária Brasileira. #pracinhas, #ex combatente, #feb, #força expedicionária, #brasil, #guerra na Itália.


Link da Postagem:http://hid0141.blogspot.com/2021/06/eu-acredito-imagens-de-103-pracinhas-da.html


Data da postagem: 19.6.21
Titulo da postagem: 221 imagens da Força Expedicionária Brasileira na Itália.

Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/06/221-imagens-da-forca-expedicionaria.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 17.6.21
Titulo da postagem: PRACINHAS DA FEB TOMBADOS EM SOLO ITALIANO


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/06/pracinhas-da-feb-tombados-em-solo.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 17.6.21
Titulo da postagem: LISTA DETALHADA DOS MORTOS DA F.E.B NA CAMPANHA DA ITÁLIA


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/06/lista-detalhada-dos-mortos-da-feb-na.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 28.5.21
Titulo da postagem: Honrar na paz os que lutaram pela liberdade acima de tudo. Fotos de 100 pracinhas da Força Expedicionária Brasileira.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/05/honrar-na-paz-os-que-lutaram-pela.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 6.4.21
Titulo da postagem: A história dos Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira. Fotos de 100 pracinhas da FEB.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/04/a-historia-dos-pracinhas-da-forca.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 2.3.21
Titulo da postagem: Relembrar, Heróis da Força Expedicionária, Expedicionários, Ex combatentes.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/03/relembrar-herois-da-forca.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 16.2.21
Titulo da postagem: M8 Greyhound - 6x6, Carro Blindado Leve da Força Expedicionária Brasileira na Itália.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/02/m8-greyhound-6x6-carro-blindado-leve-da.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 4.2.21
Titulo da postagem: MORTOS E EXTRAVIADOS DA FEB NA CAMPANHA DA ITÁLIA POR UNIDADES


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/02/mortos-e-extraviados-da-feb-na-campanha.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 3.2.21
Titulo da postagem: Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras, os Jeep da Força Expedicionária e seus nomes.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/02/esses-homens-maravilhosos-e-suas.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 29.1.21
Titulo da postagem: Missão dada, missão cumprida. Força Expedicionária Brasileira - Pracinhas - Ex combatentes - soldados da FEB


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/missao-dada-missao-cumprida.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 19.1.21
Titulo da postagem: O que é ser um Herói? Força Expedicionária Brasileira - F.E.B - Alguns Expedicionários.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/o-que-e-ser-um-heroi-forca.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 11.1.21
Titulo da postagem: Eles vieram de todas as partes do Brasil. Soldados do Brasil, Ex Combatentes, Libertadores, Expedicionários do Exercito Brasileiros, Pracinhas, mais algumas imagens.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/eles-vieram-de-todas-as-partes-do.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 7.1.21
Titulo da postagem: A Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial - Senta Pua


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/a-forca-aerea-brasileira-na-segunda.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 6.1.21
Titulo da postagem: Expedicionários da Força Expedicionária fazendo tiro ao alvo na Itália - Segunda Guerra - Força Expedicionária Brasileira.


Link Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/expedicionarios-da-forca-expedicionaria.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 5.1.21
Titulo da postagem: 441 Imagens da F.E.B - Força Expedicionária Brasileira - Algumas inéditas


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/441-imagens-da-feb-forca-expedicionaria.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 5.1.21
Titulo da postagem: Brasileiros da Força Expedicionária. F.E.B


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2021/01/brasileiros-da-forca-expedicionaria-feb.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 30.12.20
Titulo da postagem: Força Expedicionária Brasileira - Expedicionários - Pracinhas - Soldados da F.E.B


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/12/forca-expedicionaria-brasileira.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 13.12.20
Titulo da postagem: Os mortos da FEB na Segunda Guerra Mundial


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/12/os-mortos-da-feb-na-segunda-guerra.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 8.12.20
Titulo da postagem: CONFIRA 10 EXPRESSÕES QUE OS PRACINHAS FALAVAM NA II GUERRA


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/12/confira-10-expressoes-que-os-pracinhas.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 8.12.20
Titulo da postagem: 14 de Abril - Dia da Tomada de Montese


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/12/14-de-abril-dia-da-tomada-de-montese.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 9.11.20
Titulo da postagem: Laminas com uniformes da Feb (Força Expedicionária Brasileiria) usados durante o período da segunda guerra mundial.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/11/laminas-com-uniformes-da-feb-forca.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 24.10.20
Titulo da postagem: A Companhia de Fuzileiros na campanha da Itália


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/a-companhia-de-fuzileiros-na-campanha.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 23.10.20
Titulo da postagem: Herói da Fab. Senta Pua. Força Aérea Brasileira na segunda guerra. Ponte dell'Olio, Piacenza, Itália. P-47 Thunderbolt, pilotado pelo piloto Tenente Josino Maia de Assis.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/ponte-dellolio-piacenza-italia-p-47.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 23.10.20
Titulo da postagem: Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Linha Gótica


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/forca-expedicionaria-brasileira-feb-na.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 9.10.20
Titulo da postagem: Cronologia do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/cronologia-do-brasil-durante-segunda.html
--------------------------------------------------------------------------------------
Data da postagem: 3.10.20
Titulo da postagem: Força Expedicionária Brasileira (F.E.B) Eis aqui alguns expedicionários.


Link da Postagem: http://hid0141.blogspot.com/2020/10/forca-expedicionaria-brasileira-feb-eis.html
--------------------------------------------------------------------------------------

Para compartilhar as postagens escolhidas basta copiar os links