17.9.21

Caim e Abel



Caim e Abel são os primeiros dois filhos de Adão e Eva depois que foram expulsos do Jardim do Éden no livro bíblico do Gênesis. De acordo com a história bíblica, Caim matou Abel porque Deus aceitou o sacrifício de Abel, mas rejeitou o de Caim. Com esse ato de ciúme, Caim se tornou o primeiro assassino.


Caim Matando Abel
Peter Paul Rubens (domínio público)



Os Sacrifícios de Caim e Abel


Adão fez amor com sua esposa Eva, e ela ficou grávida e deu à luz Caim. Ela disse: "Com a ajuda do Senhor, criei um homem." Mais tarde, ela deu à luz seu irmão Abel. Agora Abel criava rebanhos e Caim trabalhava na terra. Com o passar do tempo, Caim trouxe alguns dos frutos da terra como oferta ao Senhor. E Abel também trouxe uma oferta - porções gordas de alguns dos primogênitos de seu rebanho. O Senhor olhou com favor para Abel e sua oferta, mas para Caim e sua oferta ele não olhou com favor. (Gênesis 4: 1-5)
UM ANTIGO TEXTO SUMÉRIO DESCREVEU O CONFLITO ENTRE NÔMADES E OS PRIMEIROS FAZENDEIROS ASSENTADOS E PODE TER INFLUENCIADO A HISTÓRIA DE CAIM E ABEL.

Ler os capítulos iniciais do Gênesis pode ser problemático porque as histórias foram derivadas tanto de antigas tradições orais quanto de material editado posteriormente ao longo dos séculos. Os estudiosos bíblicos modernos continuam a tentar separar as tradições e fontes e a localizá-las em seus contextos históricos. No entanto, como modernos, estamos muito mais interessados ​​na tentativa de determinar o que realmente aconteceu e tentar dar sentido lógico aos detalhes. Os antigos não faziam isso; eles sabiam como apreciar uma história como uma história, não deixando que os fatos atrapalhassem.

O problema começou quando os irmãos decidiram fazer sacrifícios a Deus de cada um de seus produtos, mas Deus só aceitou o de Abel. Como os primeiros dois homens na terra souberam fazer sacrifícios a Deus? A Lei de Moisés , que detalha os sacrifícios, ainda não havia sido introduzida. E ainda mais problemático, por que Deus rejeitou o sacrifício de Caim? O texto não forneceu motivo. No entanto, um antigo texto sumério descreveu o conflito entre nômades e os primeiros fazendeiros assentados e pode ter influenciado a história.
O primeiro assassinato


Então Caim ficou muito zangado e seu rosto estava abatido. Então o Senhor disse a Caim: “Por que você está com raiva? Por que seu rosto está abatido? Se você fizer o que é certo, não será aceito? Mas se você não fizer o que é certo, o pecado está se agachando à sua porta; ele deseja ter você, mas você deve governá-lo. Agora Caim disse a seu irmão Abel: “Vamos para o campo”. Enquanto eles estavam no campo, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Então o Senhor disse a Caim: "Onde está seu irmão Abel?" "Não sei", respondeu ele. "Eu sou o guardião do meu irmão?" O Senhor disse: "O que você fez? Ouça! O sangue do seu irmão clama a mim do chão. Agora você está sob uma maldição e foi expulso do chão, que abriu sua boca para receber o sangue do seu irmão de sua mão. Quando você trabalhe no chão, ele não produzirá mais suas safras para você. Você será um andarilho inquieto pela terra. "Caim disse ao Senhor:" Meu castigo é maior do que posso suportar. Hoje você está me expulsando da terra e estarei escondido de sua presença; Serei um andarilho inquieto pela terra, e quem me encontrar me matará. "Mas o Senhor lhe disse:" Não; quem matar Caim sofrerá vingança sete vezes. "Então o Senhor colocou ummarque em Caim para que ninguém que o encontrasse o matasse. (Gênesis 4: 5-15)

"Eu sou o guardião do meu irmão?" é uma pergunta retórica em que a resposta óbvia é sim. É uma metáfora moderna para o conceito de que os humanos devem sempre cuidar uns dos outros. Quanto à "marca sobre Caim", não há nenhuma pista no texto. Algumas visões cristãs tradicionais o conectam a 666, o "número da besta" no livro do Apocalipse (13:18).


Sacrifícios de Caim e Abel
Nick Thompson (CC BY-NC-SA)



Caim na Terra de Nod


Então Caim saiu da presença do Senhor e viveu na terra de Nod, a leste do Éden. Caim fez amor com sua esposa, e ela engravidou e deu à luz Enoque . Caim estava construindo uma cidade e deu-lhe o nome de seu filho Enoque. (Gênesis 4: 16-18)

O que sempre frustrou os comentaristas nesta passagem foi quando Caim se casou com uma mulher da terra de Nod. De onde veio essa mulher? Neste ponto da narrativa, existem apenas três pessoas na terra - Adão, Eva e Caim. É quando precisamos entender o que os escritores deste texto estavam preocupados em realizar. Os detalhes são problemáticos para nós, mas os escritores tinham questões maiores a resolver. Em outras palavras, eles estão considerando o panorama geral.

“Frutifique e multiplique” (Gênesis 9: 1) é o primeiro mandamento para o homem após sua criação por Deus. Mas como isso poderia ser alcançado? Só existe uma mulher na terra, Eva. Considerado literalmente, para cumprir o mandamento, um dos filhos de Eva teria que cometer incesto com sua mãe. Os escritores nunca permitiriam isso; não há incesto na primeira família. Portanto, eles literalmente criaram uma mulher de Nod e a inseriram na narrativa para resolver o problema.


A Família de Caim
Peter Oliver (direitos autorais)




Este é o mesmo motivo pelo qual Deus rejeitou o sacrifício de Caim. Não importa o porquê; em termos da estrutura do enredo narrativo, o assassinato de seu irmão por Caim derrama o primeiro sangue na terra e prepara o cenário para a introdução do mal e da corrupção da terra, de modo que Deus enviou o dilúvio.

Gênesis 4: 17-26 descreve os descendentes de Caim. É quando os humanos desenvolvem as artes da civilização na evolução das cidades , música e metalurgia ( cunhagem e armas). A violência de Caim é herdada na próxima geração. Em seguida, Gênesis 5 faz uma lista de descendentes por meio de Adão, destacando a linha mais nobre, por meio do nascimento de seu terceiro filho, Sete. Concluiu com a introdução de Noé , que foi considerado justo aos olhos de Deus (da linhagem de Adão).
Caim e Abel na tradição judaica e cristã
NO NOVO TESTAMENTO, O SACRIFÍCIO DE JESUS É COMPARADO AO DE ABEL.

Em seus comentários sobre a Torá (os livros de Moisés), os rabinos ensinaram contra a rivalidade entre irmãos de todos os humanos (onde há várias histórias sobre isso no Gênesis). Em sua interpretação, Abel, como pastor, tinha uma ocupação melhor como proporcionou tempo e isolamento para refletir sobre Deus. Eles também afirmaram que Abel era humilde diante de Deus, mas Caim não tinha essa humildade. Caim está ligado ao tema do exílio da terra de Israel , a punição pelo pecado enfatizada nos livros dos Profetas.

Em uma passagem do evangelho de Mateus, Jesus Cristo condenou os escribas e fariseus e previu o sofrimento de seus seguidores:


E assim sobre você virá todo o sangue justo que foi derramado na terra, desde o sangue do justo Abel até o sangue de Zacarias, filho de Berequias, a quem você assassinou entre o templo e o altar. (23:35).

Na época em que os evangelhos foram escritos no primeiro século EC, afirmava-se que todos os profetas de Israel haviam sido martirizados. Na carta aos Hebreus no Novo Testamento, o sacrifício de Jesus é comparado ao de Abel. O texto afirmava que Abel e Jesus compartilhavam o mesmo conceito de fé em Deus, que aparentemente faltava a Caim (Hebreus 12:24).
Caim e Abel no Islã

No Alcorão, a história de Caim e Abel foi utilizada para ensinar contra o assassinato e seus resultados.

[Profeta], conte a eles a verdade sobre a história dos dois filhos de Adão: cada um deles ofereceu um sacrifício e foi aceito de um e não do outro. Um disse: "Eu vou te matar", mas o outro disse: "Deus só aceita o sacrifício daqueles que se lembram dele. Se você levantar sua mão para me matar, eu não levantarei a minha para matá-lo. Eu temo a Deus , o Senhor de todos os mundos, e eu preferia que você carregasse os meus pecados, bem como os seus, e se tornasse um habitante do Fogo: tal é a recompensa dos malfeitores. " Mas sua alma o levou a matar seu irmão: ele o matou e se tornou um dos perdedores. Deus enviou um corvo para arranhar o chão e mostrar a ele como cobrir o cadáver de seu irmão e ele disse: "Ai de mim! Eu não poderia ter sido como este corvo e coberto o corpo do meu irmão? ' Ele ficou com remorso. "


Representação Islâmica de Caim e Abel
Artista desconhecido (domínio público)




Tradições posteriores no Islã afirmavam que foi o Diabo quem motivou Caim e o ensinou a matar. Outra tradição relatou que os irmãos brigaram para ver quem se casaria com uma filha de Adão e Eva.
Em Arte e Literatura

Caim e Abel foram retratados nas obras de Ticiano , Peter Paul Rubens e William Blake. No Hamlet de William Shakespeare (c. 1600), Cláudio e Hamlet representam Caim e Abel, disputando o governo. East of Eden (1952), de John Steinbeck, tornou-se um filme de grande sucesso. O romance se passa entre a Guerra Civil Americana (1861-1865) e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com duas gerações de irmãos, a segunda como gêmeos, Aron e Caleb, Cain e Abel respectivamente.

A história de Caim e Abel continua a ser utilizada na exploração das origens da violência religiosa. Isso é particularmente pertinente no modelo de rivalidade entre irmãos. O modelo é conhecido como "Blessing Rivalry". Se apenas um filho (Caim ou Abel, Isaque ou Ismael, Esaú ou Jacó, ou simbolicamente, Jesus como “o filho de Deus”) pode ser abençoado e ter legitimidade, como os descendentes de ambos podem viver juntos em plena aceitação?


Fonte: https://www.worldhistory.org/article/1831/cain--abel/