Clique na imagem para ampliá-la.
Foto de Nicolau Copérnico
Em 1510 Nicolau Copérnico rompe com mais de dez séculos de domínio do geocentrismo. No livroCommentariolus diz pela primeira vez que a Terra não é o centro do Universo e sim um entre outros tantos planetas que giram em torno do Sol. Enfrenta a oposição da Igreja Católica, que adotara o sistema aristotélico como dogma e faz da física um campo de estudoespecífico.
Para muitos historiadores, a revolução copernicana se consolida apenas um século depois com as descobertas telescópicas e a mecânica de Galileu Galilei (1564-1642) e as leis de movimentos dos planetasde Joannes Kepler (1571-1630).
Heliocentrismo
"O centro da Terra não é o centro do mundo (Universo) e sim o Sol." Este é o princípio do heliocentrismo (que tem o Sol - do grego hélio - como centro), formulado por Nicolau Copérnico e marco da concepção moderna de Universo. Segundo o heliocentrismo, todos os planetas, entre eles a Terra, giram em torno do Sol descrevendo órbitas circulares órbitas circulares.
Nicolau Copérnico (1473-1543)
Nasce em Torum, na Polônia. Estuda matemática, os clássicos gregos, direito canônico (em Bolonha, na Itália) e medicina (em Pádua, Itália) e só depois se dedica exclusivamente à área que realmente lhe interessava: a astronomia. Em 1513 constrói um observatório e começa a estudar o movimento dos corpos celestes. A partir dessas observações, escreve Das revoluções dos corpos celestes com os princípios do heliocentrismo. Copérnico revoluciona a idéia que o homem tinha de si mesmo (visto como imagem de Deus e por isso centro de tudo) e dá novo impulso a todas as ciências ao colocar a observação e a experiência acima da autoridade e dos dogmas.
Fonte:
http://www.thamazer.hpg.ig.com.br/rcopernicana.html