1.10.10

Revolta de Jacareacanga

Por Felipe Araújo
No mês de fevereiro de 1956 aconteceu a Revolta de Jacareacanga. Esta revolta foi uma rebelião organizada por militares que serviam a Aeronáutica e estavam em desacordo com o então Presidente da República Juscelino Kubitschek. Não havia nem 30 dias que Juscelino havia tomado posse quando dois graduadosda Aeronáutica desviam a rota de um avião da base militar do Rio de Janeiro para a base de Jacareacanga (Pará). Estava devidamente iniciado um golpe militar.

Tais militares estavam sob a liderança do major Haroldo Veloso e do capitão José Chaves Lameirão. Eles iniciaram o golpe partindo do Campo de Afonsos (RJ) e depois alcançaram a base aérea de Jacareacanga, onde se instalaram e montaram um quartel-general. Apesar da audácia do golpe, os organizadores da Revolta de Jacareacanga estavam com medo de uma represália como a ocorrida no dia 11 de novembro, na qual o Movimento do 11 de Novembro, liderado pelo general Henrique Teixeira Lott, derrubou o então presidente Carlos Luz.

Após dez dias do início do levante, os militares estavam com o controle das cercanias de Santarém, Itaituba, Aragarças e Belterra, cidades próximas ao local da rebelião. As populações da região endossaram o golpe, que ainda iria receber o apoio de mais um oficial da Aeronáutica: major Paulo Victor da Silva, um recém enviado de Belém para combatê-los que acabou aderindo à causa.

O governo brasileiro encontrou inúmeras dificuldades para combater a rebelião. Apesar de ter poucos adeptos, a Revolta de Jacareacanga tinha a força da presença dos oficiais. Um dos problemas enfrentados pelo governo era que alguns oficiais da Aeronáutica e outras corporações recusavam-se a reprimir os ex-companheiros. Entretanto, após aproximadamente 20 dias, o levante foi diluído pelas Tropas Legalistas. Haroldo Veloso, o principal líder da missão, acabou sendo preso. Os que conseguiram fugir acabaram indo para a Bolívia, onde obtiveram o benefício da “anistia ampla e irrestrita”, cedida por solicitação de Juscelino Kubitschek.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_de_Jacareacanga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Democr%C3%A1tica_Nacional
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Politica/Jacareacanga
http://www.militar.com.br/modules.php?name=Historia&file=display&jid=118