A expansão territorial se deu basicamente de quatro formas: 1 – Compra de territórios – foi por este formato de expansão territorial que se deu os primeiros importantes avanços na linha fronteiriça norte-americana, com a compra da Luisiana 2 – Diplomacia – é exemplo deste formato de expansão a anexação do Óregon aos ingleses, em 1846, a partir de compensações de natureza diversas pelo direito de soberania ao território. 3 – Guerra 4 – Guerra contra as nações indígenas – em sua marcha para o Oeste, expandindo o território dos EUA, era imprescindível aos colonos que “pacificassem” os povos indígenas estabelecidos ao longo de todos os novos territórios, ocupando suas terras efetivamente. Provavelemente foram os povos indígenas aqueles que mais perderam com a filosofia do Destino Manifesto, sendo muitos deles exterminados, outros depararam-se com uma quase-extinção, outros acabaram assimilados aos dominadores. Os Estados Unidos continuariam sua expansão durante o século XX, mas agora adquirindo territórios ultramarinos, espécie de “neo-colônias”, como por exemplo Cuba, Porto Rico, Filipinas, a Samoa Americana ou as ilhas Marianas. Mapa: http://regentsprep.org/regents/ushisgov/themes/geography/historicalinfluences.cfm Fonte:Por Emerson Santiago
PAULO, José . A expansão territorial dos EUA no século XIX . Disponível em: http://zepauloblog.blogspot.com/2008/09/expanso-territorial-dos-eua-no-sculo.html Acesso em: 12 jul. 2011.
11.8.11
Expansão territorial dos EUA
Entende-se como a expansão territorial dos EUA aquele período que se estende praticamente durante todo o século XIX, onde o país aumenta de modo extraordinário as suas fronteiras, chegando ao fim do mesmo período com praticamente as dimensões continentais que hoje possui.