12.8.11

Tendência Psicológica

Temas Principais

  • conhecimento psíquico do aluno;
  • respeito pelas etapas de seu desenvolvimento psicofisiológico;
  • formas de bom relacionamento educador-educando;
  • técnicas de motivação da aprendizagem;
  • formação integral da personalidade do aluno, etc..

Escola Nova

Movimento pedagógico iniciado no começo do século XX com o objetivo de substituir a educação tradicional (autoritária, intelectualista e passiva ) por uma nova educação (liberal, ativa e democrática).

Dewey

Importante filósofo e pedagogo da Escola Nova. Adepto do pragmatismo. Em lugar da educação pela instrução, propôs a educação pela ação “o aprender fazendo”. Defendeu métodos de ensino abertos e dinâmicos. Pretendeu substituir o esforço na aprendizagem pelo interesse na aprendizagem e conciliar o respeito pelas potencialidades do aluno com as necessidades de prepará-lo para a vida social. Acreditava no poder da educação como instrumento de reconstrução da sociedade. Seu lema era: EDUCAÇÃO É VIDA; ESCOLA É SOCIEDADE.

Declory

Autor de um método educacional bastante utilizado na Escola Nova. Propunha a globalização do conteúdo do ensino por centros de interesse. Procurou organizar esses centros de interesse para fornecer ao aluno conhecimentos sobre si mesmo, bem como sobre o meio social e natural em que vive.

Montessori

Autora de um conhecido método educacional de larga utilização na pré-escola. O método enfatiza a auto-educação da criança por meio de materiais pedagógicos, cuja finalidade é o desenvolvimento sensorial e intelectual do aluno.

Jean Piaget e a Psicologia Genética

O desenvolvimento mental humano ocorre por meio de dois processos fundamentais – assimilação e acomodação. Assimilação: é a adaptação de novas percepções à estrutura cognitiva (esquema já existente no indivíduo). Acomodação: ampliação e elevação cognitiva da estrutura mental para acomodar novas percepções.

O desenvolvimento mental humano obedece a quatro estágios:

  1. sensório-motor;
  2. pré-operacional;
  3. operações concretas;
  4. operações formais.

A moralidade passa por três grandes fases:

  • anomalia (ausência de regras);
  • heteronomia (aquisição de normas não elaboradas pelo indivíduo);
  • autonomia (normas elaboradas pelo próprio indivíduo).

A Pedagogia Não-diretiva de Carl Rogers

A proposta básica consiste em desenvolver a educação centrada na pessoa do aluno. O educando vivenciar o processo de vida plena. O educador deve saber “ausentar-se” para abrir espaço ao livre crescimento do aluno. O único aprendizado significativo é o auto-apropriado, o auto-descobrimento. Abolição de avaliações autoritárias, substituídas pela auto-avaliação, realizada na medida de cada pessoa.

Escola de Summerhill

Escola fundada em 1921 pelo educador inglês A.S. Neill, com base em certos princípios de uma pedagogia não-diretiva. As crianças eram educadas para a felicidade pessoal.

Fonte:

http://www.cienciasdasaude.org/portal/?p=6619