Inúmeros portugueses ,da metrópole ou da própria colônia, tão logo souberam da descoberta do ouro, dirigiram-se para o local das jazidas com intenção de apoderar-se delas. Os paulistas sentiam-se injustiçados com a ambição portuguesa, e isso provocou violentos conflitos entre os dois grupos.
Os portugueses eram conhecidos como emboabas, palavra de origem tupi que servia para designar os que não haviam nascido na região, os forasteiros. O principal chefe dos emboabas Manuel Nunes Viana, que liderou tropas contra os paulistas, vencendo-os nas regiões de Sabará e Cachoeira do Campo. Em 1709, ocorreu uma sangrenta matança de diversos paulistas, no chamado Capão da traição, por um exercito de emboabas de 1000 homens, comandados por Bento do Amaral Coutinho.
Procurando acabar com o conflito, a cora portuguesa interveio na região e passou a exercer austero controle econômico das minas. Em julho 1711, D. João V elevou São Paulo à categoria de cidade, separando-a administrativamente das regiões das minas.
O final da guerra dos Emboabas foi desfavorável aos paulistas e fez com que se lançassem à procura de novas jazidas de ouro em outras regiões do Brasil . Isso teve como conseqüência a descoberta de ouro na região Centro-Oeste, em Goiás e em Mato Grosso.
Fonte: http://www.geocities.com/Baja/Mesa/7068/minera_emboab.html