14.1.13

1957 - Hollywood perde Bogart

por: Lucyanne Mano



"Ah, bobagem...
eu sou um ator.
Eu apenas faço
o que vem naturalmente".



O ator Humphrey Bogart morreu em Hollywood, na Califórnia, vítima de câncer na garganta, às vésperas de completar 58 anos.

Estava em casa, na companhia da sua esposa, a atriz Lauren Bacall, com quem estava casado desde 1945 e teve dois filhos.


Ícone do cinema, Humphrey DeForest Bogart nasceu em Nova York no Natal de 1899. Após servir na Marinha americana durante a I Guerra Mundial, iniciou a carreira artística no teatro. Estreou no cinema em 1930, mas, sem sucesso, voltou aos palcos. Tornou-se conhecido ao interpretar o bandidoDuke Mantee, da obra Floresta Petrificada, na Broadway, em 1935, e na tela, no ano seguinte.




Estrelou mais de 80 filmes ao longo da carreira, marcada por grandes desempenhos. Em Relíquia Macabra (1941), virou mito ao imortalizar o heróiSam Spade. Chegou ao auge de sua carreira como Rick Blaine, no clássico Casablanca (1942), contracenando com Ingrid Bergman uma das mais célebres cenas de despedidas da história do cinema. Mas o reconhecimento maior só chegaria com Charlie Allnut em Uma Aventura na África (1951), papel pelo qual foi premiado com o Oscar de Melhor Ator.

As interpretações de Bogart eram emolduradas por seu biotipo de traços rústicos e temperamento implacável. Uma combinação arrebatadora que lhe garantiu enorme sucesso junto ao público feminino, dentro e fora das telas.

Passados 51 anos de sua morte, a lembrança de Bogie de chapéu de abas, sobretudo de gabardine, quase sempre cigarro na boca de lábios acentuados e olhar destemido se mantém viva, como uma das imagens mais memoráveis de Hollywood em todos os tempos.


Fonte: Jblog