Bernardo Arriaza/Divulgação
Múmia criada pelo antigo povo chinchorro, tido como o primeiro a adotar essa prática
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O processo de mumificação usado pelo povo chinchorro entre 7.000 e 4.400 anos atrás, na região entre o Chile e o Peru, foi inspirado na decomposição natural dos cadáveres na região.
Uma análise publicada no periódico "Proceedings of the National Academy of Sciences" sugere que a aridez da região não favorecia a decomposição dos cadáveres e levou à mumificação natural dos corpos com o tempo.
O resultado foi uma paisagem repleta de múmias que inspirou as práticas funerárias do povo.
O pesquisador Pablo Marquet e seus colegas usaram registros antigos do clima e modelos populacionais para chegar à origem da mumificação entre o povo chinchorro, caçadores-coletores que viviam na região do Atacama.
Segundo o estudo, a mumificação artificial apareceu num período de maior disponibilidade de recursos, o que resultou em aumento populacional e inovações tecnológicas, levando à prática, "copiada" da natureza.
Os chinchorros começaram a mumificar corpos 3.000 anos antes dos egípcios. Suas múmias são tidas como as primeiras da história.
A mais nova pesquisa, no entanto, não explica por que essa cultura começou a mumificar primeiro crianças e só depois passou a fazer o mesmo com adultos.
Isso indica que a prática não foi iniciada como culto aos ancestrais.
A mumificação entrou em declínio há 4.400 anos na região do Atacama, quando uma redução da disponibilidade de água levou os chinchorros à decadência.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/60667-processo-natural-inspirou-mumificacao-na-america.shtml