31.10.13

29 de outubro de 1929: Começa a Grande Depressão

por: Lucyanne Mano

Cinco dias após a brusca queda do preço das ações da bolsa de Valores de Nova Yorque, a bancarrota adquiriu enormes proporções e a crise econômica estendeu-se em nível mundial, desencadeando um período de turbulência financeira jamais visto da história. O impacto seria projetado no alto índice de falências bancárias e de desemprego, principalmente no setor industrial. O fôlego econômico só seria retomado 12 anos mais tarde, a partir da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão provocou o avanço de políticos extremistas ao governo em vários países, como no caso da Alemanha com a chegada de Adolf Hittler e do Partido Nazista ao poder.

A Bolsa de Valores de Nova Yorque sofreu a maior queda de toda a sua história, causando a ruína de muitos investidores americanos que especulavam em Wall Street, ganhando fortunas da noite para o dia. Em apenas um dia, US$ 15 bilhões em ações desapareceram como fumaça. A tragédia vinha sendo anunciada há tempos e o último alerta foi dado no dia 24 de outubro, quando os banqueiros entraram em ação para comprar papéis e impedir a quebra da Bolsa. Desta vez, eles nada fizeram e os corretores, desesperados, tentavam vender ações a qualquer preço.

Desde a guerra na Europa, quando assumiram o papel de principal potência econômica do mundo, os Estados Unidos viviam em prosperidade. A Bolsa de Valores começou a dar lucros fáceis e rápidos e atraiu tanto investidores quanto trabalhadores comuns, que nela aplicavam seu salário na esperança de ter algum dinheiro a mais no fim do mês. Com a quebra, a expectativa dos analistas financeiros é de que muitas empresas peçam falência e, com isso, gerem uma onda de desemprego jamais vista. Assim que souberam da quebra da Bolsa, 10 mil pessoas correram para a frente do edifício. O tumulto foi grande, com carros virados, muito quebraquebra, e registros recordes de suicídios. Era o prenúncio a crise que percorreria toda a década seguinte...


Fonte: Jblog