31.10.13

O Império Russo



A RÚSSIA NA ÉPOCA DA REVOLUÇÃO

Império Russo é uma denominação usada desde que Pedro I, o Grande, adotou este título em 1721. Pedro I é considerado o primeiro Romanov a se destacar, responsável pela expansão territorial a sul, oeste e leste e pela ocidentalização do país. Foi durante seu reinado que foi fundada a cidade de São Petesburgo, transformada em capital em 1712.
Durante o reinado de Catarina II (1762-1796) ocorreu um novo processo de expansão territorial, com a conquista do litoral norte do Mar Negro, da Criméia e a ampliação de seus domínios para além dos Urais e ao longo do Mar Cáspio.


Império Russo



O movimento revolucionário comandado pelos bolcheviques em 1917 teve grande expressão nas regiões centrais da Rússia, onde havia maior organização operária e sindical, como Moscou e outras cidades da região. A Revolução foi seguida de uma Guerra Civil, que estendeu-se até 1921e durante a qual várias regiões obtiveram sua independência, como a Polônia e a Finlândia. Também a Ucrania tornou-se independente, porém passaria a integrar a URSS quando de sua formação em 1922.





Oficialmente a URSS foi formada em 30 de dezembro de 1922, como uma Federação de Estados Socialistas, porém com um poder centralizado. Essa centralização consolidou-se durante o período que se seguiu a morte de Lênin, quando Stálin assumiu o poder e implantou um regime de força, expurgando e perseguindo todos os opositores de seu governo.





Mapas retirados do cd-rom Atlas de História Geral, da Editora Ática