31.10.13

Os Impérios Mesopotâmicos



O principal rei das dinastias amorritas foi Hamurabi, que unificou as cidades mesopotâmicas sob forte centralização e expandiu seu domínio, ocupando uma região semelhante à aquela que pertencera aos acádios. Formou-se o Primeiro Império Babilônico, caracterizado pelo despotismo teocrático, tendo Marduque como deus mais importante.
Durante o reinado de Hamurabi (2067 -- 2025 a.C.) o comércio, a vida urbana e a organização do Estado conheceram grande desenvolvimento, destacando-se a elaboração de complexo código de leis, o mais antigo código conhecido, e onde encontramos dispositivos relativos a todos os aspectos da vida social. Uma das características que mais chamam a atenção é a relação entre delito e pena, baseada na Lei de Talião "Olho por olho, dente por dente", porém variando sua aplicação para indivíduos de camadas sociais distintas.





Denomina-se assírios os povos que viviam ao norte da Mesopotâmia, próximos a cidade de Assur. Esses povos praticavam uma pequena agricultura, dedicavam-se à criação de animais e à caça. Essa região próxima as montanhas, possuía jazidas de cobre e ferro, possibilitando aos Assírios o desenvolvimento de armas e o início de uma política de conquistas, a partir do século VIII a.C.. As conquistas permitiram o desenvolvimento de uma aristocracia militar e de um grupo de sacerdotes, que controlavam as terras e os escravos. A escravização de parte dos povos dominados, a cobrança tributária e o saque, possibilitaram a constante transformação do camponês assírio em soldado, fortalecendo o exército, responsável por novas conquistas.
O Império Assírio englobava a Síria, Palestina e no século VII a.C., o Egito, quando atingiu sua máxima extensão.
Uma das características mais destacadas em relação aos assírios é a violência empregada em relação aos povos conquistados. A tortura era utilizada como tática de dominação, na tentativa de inibir a revolta dos povos conquistados. O Império chegou ao fim em 612 a.C. devido as revoltas internas e às invasões externas de povos nômades da Ásia central. Destaca-se a aliança entre Nabopalasar da Babilônia e Ciáxares, rei da Média.

Mapas retirados do cd-rom Atlas de História Geral, da Editora Ática

Fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=84