12.7.08

Os dez reis mais malucos do mundo

Os dez reis mais malucos do mundoNão existe um ranking oficial a respeito, por isso tivemos que fuçar vários livros de história para selecionar os monarcas mais estranhos de todos os tempos. E olha que achamos muitos candidatos à coroa. Ou melhor, à camisa-de-força! Não há absolutamente nada de científico na lista, mas, as loucuras cometidas pelos reis, são relatadas em livros de história e, documentos da época.


10. Ibrahim I, o Louco 1616-1648 Império Otomano











Levava uma vida de luxos e orgias. Era aficionado sexualmente por vacas. Mandou seccionar a vagina de uma vaca e enviou emissários pelo Império com a missão de encontrar mulheres cujas vaginas se parecessem com a de uma vaca. Após longas buscas a vencedora foi Sechir Para: uma mulher de 150 quilos, que passou a viver no palácio, e gozava da confiança do imperador. Sechir Para, com o intuito de renovar o harém, contou ao imperador que uma das suas 280 concubinas o havia traído. Como ela não lhe disse o nome, Ibrahim mandou pôr as 280 mulheres em sacos cheios de pedras e jogá-las no mar.

09. Carlos VI, o Louco 1368-1422 França












Com o aposto de Louco, Carlos manteve a tradição familiar: seus ascendentes foram Clovis II, o Inútil, e Childerico III, o Idiota. Ele tinha acessos de fúria e dores de cabeça terríveis. Aos 24 anos, matou quatro servos durante uma crise. Para aliviar a pressão que sentia na cabeça, os médicos reais decidiram furar-lhe o crânio. A dor não passou e Carlos mandou matá-los. Em 1405, Carlos decidiu que não mais tomaria banho e determinou que ninguém poderia tocar nele pois seu corpo era de vidro e poderia quebrar.


08. Gian de Médici 1671-1737 Florença










Sempre foi depressivo: ficava meses sem sair da cama. Casou-se, mas o casamento não durou. Após a separação, assumiu a sua homossexualidade e mandava trazer a sua cama, de onde não saia, jovens rapazes. Ficava meses na cama. Seu pai piorou as coisas ao lhe arrumar uma mulher feia de doer. Mantinha um harém de cerca de 400 jovens para servi-lo sexualmente.Os mesmo eram mantidos no estábulo do palácio, pois ele os imaginava como se fossem cavalos. No final, era na sua grande cama que ele fazia tudo: até defecar e vomitar...

7. GEORGE III 1738-1820 INGLATERRA









Aos 50 anos,George III começou a ter violentos delírios. Agitado, suava em bicas e tirava as roupas onde estivesse. Após ir para um hospício, ele até se recuperou, reinando por mais 20 anos antes de ficar doente de novo. Nos últimos momentos de vida, conversou sozinho durante 58 horas até o coma final! Maior loucura Certo dia, George se aproximou de uma árvore e lhe deu um vigoroso 'aperto de mão'. Quando perguntaram se ele estava bem, ele disse: 'Não me interrompa! Estou conversando com o rei da Prússia'...


6. IVAN, O TERRÍVEL 1530-1584 RÚSSIA










Desde pequeno, Ivan já mostrava sua natureza 'dócil', atirando cães e gatos das muralhas do Kremlin... Quando sua mulher morreu, Ivan achou que ela tinha sido envenenada e passou a matar nobres russos. Seu tesoureiro foi cozido num caldeirão! Depois das crueldades, Ivan batia a cabeça no chão em penitência... Maior loucura Um dia, Ivan espancou sua nora porque não gostou das roupas dela. Seu único filho vivo discutiu com o psicopata. Péssima idéia! O velho maluco bateu com um cetro de ferro na cabeça do coitado e o matou!


5.Nadir Shah 1688-1747 Pérsia (Irã)










Nadir foi um vitorioso general que depôs o rei para assumir o poder. Sofreu uma tentativa de assassinato. Desconfiou do filho: reuniu os nobres no palácio e cegou o filho na frente deles. Daí em diante via conspirações por onde andava.Em todas as localidades que acampava, reunia a nobreza e torturava para que confessassem as conspirações. Quando não obtinha confissões matava e amontoava as cabeças dos mortos em praça pública.Acabou sendo assassinado pela nobreza, que decidiu matá-lo antes que ele matasse a todos.


4. MUSTAFÁ I 1592-1639 IMPÉRIO OTOMANO











Para evitar uma disputa pelo trono enquanto seu irmão governava, Mustafá ficou 14 anos preso numa ala sem janelas do palácio real. Só podia ficar lelé... Quando o irmão morreu, Mustafá assumiu o poder e logo nomeou dois servos como governadores! Prenderam o cara outra vez... Conspiração vai, conspiração vem, decidiram soltar Mustafá de novo. Seis meses depois, ninguém agüentava mais o maluco. Mustafá foi trancafiado pela última vez e morreu 16 anos depois. Maior loucura Mustafá se divertia jogando o tesouro real pela janela. Ele adorava ver o povo se matando para pegar as coisas...


3. VLAD III 1431-1476 VALÁQUIA (NA ATUAL ROMÊNIA)










Vlad III viveu numa época dura. Nobres revoltosos cegaram os olhos de seu irmão mais velho com ferro quente (ahhh!) e depois o enterraram vivo! Assim, quando subiu ao poder, a primeira coisa que Vlad fez foi se vingar do que havia rolado com sua família. Ele mandou empalar – ou seja, atravessar com uma estaca – boa parte dos nobres, incluindo as crianças! Maior loucura Quando, em 1462, os otomanos resolveram invadir o reino de Vlad, deram de cara com um 'cartão de boas-vindas': 20 mil soldados empalados pelo caminho! O conquistador otomano Mehmet II resolveu dar meia-volta. Bram Stocker inspirou-se em Vlad III para criar o seu personagem Drácula.


2. FREDERICO I 1657-1713 PRÚSSIA










Frederico I era totalmente obsessivo. Certa vez, resolveu detalhar como os funcionários públicos deveriam se comportar. Resultado: escreveu um calhamaço com 35 capítulos e 297 parágrafos de regras rígidas de comportamento! O código determinava, por exemplo, que os funcionários fossem acordados às 6 da manhã ao som de canhões. Acabaram sobrando regras rígidas até para seu filho. Desde os 6 anos, o coitado era acordado às 6 da matina ao som de canhões! Só para acostumar com a guerra! Maior loucura Frederico amava a sua guarda imperial, formada só por caras acima de 1,80 m. A França quase declarou guerra à Prússia após Frederico mandar seqüestrar uns franceses altos para compor a sua guarda pessoal.



01. NABONIDUS SÉCULO 6 A.C.BABILÔNIA











Nabonidus levou ao fundo do poço a poderosa civilização da Babilônia, que teve seu auge entre os séculos 18 a.C. e 6 a.C. Esquisitão, ele vivia escondido num oásis na Arábia enquanto seu filho administrava o reino. Para horror dos súditos, desprezava o culto a Marduk, o deus mais popular. Em vez disso, construiu um templo para si próprio, onde rolavam cerimônias comandadas por duas sacerdotisas: sua mãe e sua irmã – Freud explica...! Maior loucura Trechos dos Pergaminhos do Mar Morto – achados em Israel a partir de 1947 – relatam que Nabonidus achava que era um bode e às vezes saía andando de quatro e comendo grama!
Fonte: Mundo Estranho
Abril.com