20.2.19

A antiga biblioteca de Cincinnati antes de ser demolida, 1874-1955



Uma das grandes alcovas de livros de ferro fundido que cobriam o salão principal.

Construído em 1874 no local reservado para uma casa de ópera, a Old Cincinnati Library era uma maravilha. Com cinco níveis de prateleiras de ferro fundido, um foyer fabuloso, piso de mármore de tabuleiro de xadrez e um átrio iluminado por uma clarabóia, o lugar era de tirar o fôlego. Infelizmente esse labirinto magnífico de livros está agora perdido para sempre.


Patronos entraram na Vine Street sob bustos de William Shakespeare, John Milton e Benjamin Franklin. Um vestíbulo levava ao salão principal, semelhante a uma catedral, de quatro andares de altura, coberto por uma enorme clarabóia. O chão era de mármore xadrez. Cinco níveis de estantes encravaram as paredes. Os raios de sol cortavam as janelas para fornecer uma ampla iluminação. “O salão principal é um trabalho esplêndido”, relatou The Enquirer na abertura. - O quadrado oco dentro das colunas é iluminado por um telhado claro de vidro prismático em ferro, cuja luz é quebrada e suavizada por um teto de vidro ricamente revestido. Fica-se impressionado não só com a magnitude e a beleza do interior, mas com sua adaptação ao propósito que é servir ”.

O custo do lote e do prédio foi de US $ 383.594,53, cerca de US $ 7,7 milhões hoje. A Biblioteca Pública continha 60.000 volumes, com uma capacidade estimada de 300.000. Então, por que esse prédio foi demolido? As conversas para um novo prédio da biblioteca já haviam começado 30 anos antes, quando a coleção de livros começou a superar o prédio. Os livros estavam empilhados além do alcance. A ventilação era fraca, o ar abafado. A tinta estava descascando.


Em janeiro de 1955, uma nova biblioteca contemporânea foi inaugurada na 800 Vine Street. O antigo prédio foi vendido para a Leyman Corp por cerca de 100 mil dólares hoje, e em junho daquele ano, a magnífica biblioteca foi destruída. O site agora é uma garagem de estacionamento. As três cabeças que outrora guardavam a entrada principal da biblioteca eram as únicas características originais do edifício que foram salvas e colocadas no jardim da nova biblioteca.


O Velho Principal em uma foto antiga.


Um vislumbre do salão principal pode ser visto através do vestíbulo.


The Newspaper Room (foto por volta de 1899).


Pessoas lendo livros.


Outra vista do corredor.


Crianças dentro do Velho Principal.


Olhando para a área de leitura no salão principal.


Ao longo dos anos, a biblioteca não conseguiu acomodar todos os leitores.


A entrada principal da biblioteca.


O estande de boas-vindas


Esta foto do salão principal foi tirada cerca de um ano antes de o edifício ser fechado.


Leitores


O salão principal apresentava cinco fileiras de alcovas de ferro fundido que abrigavam mais de 200.000 livros.


Concluído em 1874, originalmente destinado a ser uma casa de ópera antes que o projeto fosse à falência, o edifício de tamanho modesto não fazia justiça à magnitude e beleza do interior projetado pelo arquiteto JW McLaughlin.


O lindo salão principal.


Jovens leitores.


Jovens leitores.

(Crédito da foto: Biblioteca Pública de Cincinnati e Hamilton County).


Fonte: https://rarehistoricalphotos.com/the-old-cincinnati-library-demolition-1874-1955/