3.8.11

2 de agosto de 1945 - Termina a Conferência de Potsdam

Reunidos em conferência na cidade alemã de Potsdam, próxima a Berlim e antiga capital prussiana, os “Três Grandes” – Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética – aprovaram o Acordo de Potsdam, que estabeleceu a desmilitarização, desnazificação, democratização e descentralização da Alemanha, bem como a desanexação dos territórios conquistados pelo país durante a II Guerra Mundial. A Alemanha ainda teve seu território e sua capital, Berlim, dividos em quatro áreas de ocupação - de domínio dos EUA, Reino Unido, URSS e França -, e duas zonas de influência, uma capitalista e outra socialista. O acordo também criou o Conselho de Ministros das Relações Exteriores, cujo objetivo foi estabelecer a paz com a Itália, Romênia, Bulgária, Hungria e Finlândia e propor soluções nas disputas territoriais entre países na Europa.

A Conferência de Potsdam teve início no dia de 17 de julho e contou com a participação dos principais representantes dos países aliados vitoriosos da II Guerra Mundial: Harry S. Truman, presidente dos Estados Unidos; Winston Churchill, primeiro-ministro britânico – substituído durante a conferência por Clement Attle, em virtude da vitória eleitoral do Partido Trabalista; e Josef Stalin, secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética. Participaram também da conferência embaixadores, ministros do exterior e secretários de estado dos três países.

A reunião, que durou 17 dias, teve como principais metas estabelecer novas diretrizes político-econômicas para Alemanha, determinar uma nova ordem mundial, elaborar tratados de paz e mitigar as consequências da guerra.
Para muitos historiadores, as divisões e anexações de territórios estabelecidas ao final da conferência transparecem o início da tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética, o que mais tarde se transformaria na Guerra Fria.
Fonte:Jblog