Rádio:
- Agilidade
- Sensorialidade
- O inventor do rádio foi Gugelmino Marconi
- No começo o rádio era usado para divulgar poemas e anúncios sem fins publicitários
- Os norte-americanos inventaram a linha comercial do rádio(1910) ao contrário dos Europeus.
- Roquete Pinto fundou a primeira rádio no Brasil
- A época de Ouro do rádio aconteceu quando todas as empresas investiram pesado no rádio, época em que não havia outra mídia tão poderosa.
- Vargas cria a Voz do Brasil
Década de 20 – IMPLANTAÇÃO
- Primeira emissora oficial. Rádio Sociedade do Rio, rádio de cunho educativo voltada a elite.
- Alto custo do receptor(aparelho)
- Não divulgava anúncios, somente óperas, concertos, palestras e etc.
Década de 30 – CONSOLIDAÇÃO
- Primeiro Documento sobre Radiodifusão em 1931
- As rádios começam a divulgar anúncios e se estruturar como empresas
- Preocupação com a audiência
- Passa do cultural/erudito para o popular/lazer e diversão
- Surgem os primeiros profissionais, os programistas
- Os programas passam a Ter horários fixos
- Vargas, em 1934 cria a Voz do Brasil
- Rádio Kosmos cria o primeiro auditório em 1935
- Rádio Jornal do Brasil, voltada a informação é criada em 1935
- Em 1936 é criada a rádio Nacional, considerada um marco da transformação do rádio no Brasil
- 1940 a rádio Nacional é emcampada por Getúlio
- A partir de 1936: Época de Ouro do rádio, toda a publicidade passa a ser destinada ao rádio.
Década de 40 – Época de Ouro
- Concorrência se acirra e a programação desce ao popularesco e ao baixo nível.
- Surgem as primeiras Radionovelas
- O Radiojornalismo começa a se estruturar surgindo os primeiros jornais que marcaram o gênero: Repórter Esso e Grande Jornal Falado na Tupi.
- Repórter esso chega ao Brasil em 1941 depois de estar consolidado em outros países na América Latina.Com ele chegam as grandes agências de publicidade como J.W. Tompson e Mc. Cann Erickson.Ficou 18 anos no ar, sendo transmitido por 5 emissoras brasileiras em 5 edições diárias.
- Em 1942 surge o IBOPE
Década de 50 – Decadência
- O rádio começa a perder verbas para a TV e busca uma nova linha de linguagem
- Começa a regionalização da programação
- O radiojornalismo ganha força com a rádio Bandeirantes SP, que inicia programação em notícias a cada 15 minutos
- Inventado o transistor que revoluciona o rádio, dando agilidade com a possibilidade de leva-lo para qualquer lugar
- As reportagens passam a ser transmitidas diretamente da rua, dando agilidade ao veículo.
- Começam a ser utilizadas as unidades móveis
Década de 60 – NOVOS RUMOS
- Aperfeiçoamentos eletrônicos diminuem o tamanho dos equipamentos e o rádio ganha agilidade e melhora a qualidade das transmissões
- Radiojornalismo torna-se mais atuante
- Em 1959, a rádio jornal do Brasil lança serviços de utilidade pública. A idéia é copiada por emissoras de todo o Brasil
- Rádio Panamericana instala serviço de meteorologia
- Surge o conceito de rádio tocando exclusivamente música com a Tamoco e a Excelsior
- Entram no ar as emissoras FM
- Surgem os primeiros programas populares com a participação do público
- Em 1969 é criada a rádio mulher
Década de 70 - SEGMENTAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO
- Identificação com faixas socio-econômicas-culturais, buscando a própia linguagem das classes que desejam atingir
- Emissoras lutam pelo público
- Emissoras voltadas para a informação aumentam seus serviços com a participação do repórter ao vivo
- 1976 é criada a RadioBrás – empresa brasileira de RadioFusão
- Surgem as agências de produção radiofônica
Década de 80 – Novas Tecnologias
- Surgem redes de rádios AM/FM via Satélite
- Utilização de CDS.
- Proliferação das rádios piratas
Década de 90 – Modernização
- Diferencial nos métodos de gerenciamento das emissoras
- Programação via satélite digital
- Internet
- Rádio a cabo