18.1.14

1983: O roubo da taça Jules Rimet

por: Ana Paula Amorim

Quase 14 anos depois de ter sido definitivamente conquistada pelo Brasil, a taça Jules Rimet foi roubada da sede da CBF, no Rio de Janeiro. Além da taça, os ladrões levaram os troféus Jarrito de Ouro, lembrança da conquista do torneio de futebol do Pan-Americano de 1976, a Taça Independência, conquistada em 1972 por ocasião do sesquicentenário da Independência do Brasil; e a Taça Eqüitativa, que lembrava o vice-campeonato na Copa do Mundo de 1950.

Foi para maior segurança da Taça Jules Rimet que Giulite Coutinho, presidente da CBF, fez uma cópia banhada em ouro em 1981, usada em exposições - que ficava guardada junto com outros troféus, na sala do cofre. Uma parte deste cofre era aberto como vitrine que compunha a decoração da sala da reunião da diretoria.

O vigia João Batista Maia contou que ele foi rendido por dois homens, um deles armado. De posse das chaves das salas, os assaltantes tentaram quebrar o vidro que protegia a taça. Como o vidor era à prova de balas, não quebrou, mas os ladrões conseguiram retirá-lo da moldura de madeira da câmara de aço em que estava apoiado.

O que mais chamou a atenção dos policiais foi o fato dos ladrões conhecerem bem o prédio da CBF.



O técnico Zagalo ficou chocado com o roubo. Pelé culpou as autoridades e o problema social do país. O roubo sensibilizou a Itália onde foi notícia de destaque em todos os jornais, rádio e TV.

Em janeiro de 1984, todos os suspeitos e presos pelo roubo já estavam soltos. O resultado das investigações não coincidiram com as pistas levantadas pelo delegado. A taça nunca mais foi encontrada e acredita-se que tenha sido derretida.

A simbologia da Taça Jules Rimet

Com apenas 30 centímetros de altura e 1.8 kg de ouro, a Taça Jules Rimet sempre teve para a Fifa um significado especial. Disputada desde 1930, representava uma águia segurando nos braços erguidos a taça octogonal cercada de louros. A taça foi roubada 1966 na Inglaterra e mobilizou toda a Scotland Yard. Por acaso um cão vira-lata, Pickles, quando passeava com seu dono, encontrou um embrulho de jornal com a taça que toda a polícia procurava. Pickes virou herói da Inglaterra e sua fotografia foi estampada em todos os jornais. Quatro anos mais tarde, viria para Brasil, mas aqui foi roubada para sempre.

Fonte: http://jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=6412
INTERCEPTOR G5
GOL G5 PRETO RODA 17 + GOPRO

Clique na imagem do Youtube abaixo para ir direto ao canal.
Inscreva-se: 


Inscreva-se direto na página.