25.5.20

Amelia Earhart concluiu o primeiro vôo solo transatlântico por uma mulher em 21 de maio de 1932



Amelia Earhart, a pioneira piloto feminina, alcançou fama duradoura com os muitos recordes de aviação que estabeleceu nas décadas de 1920 e 1930. No início de sua carreira, conseguiu um feito impressionante quando se tornou a primeira mulher a receber uma licença de piloto da distinta Associação Aeronáutica Nacional, em 16 de maio de 1923. Em 1928, tornou-se a primeira mulher a atravessar o Atlântico de avião quando voou. parte da tripulação (seu dever era manter o diário de bordo) com Wilmer Stultz e Louis Gordon.

Aquele voo de avião bem-sucedido obviamente despertou seu apetite pela aviação, e quatro anos depois Earhart fez uma ousada tentativa de voar pelo solo do Oceano Atlântico. Esse feito ousado de vôo só havia sido realizado uma vez antes, por Charles Lindbergh em 1927 .

Em 20 de maio de 1932, quinto aniversário do famoso voo de Lindberg, Earhart partiu da Terra Nova, Canadá, em seu Lockheed Vega de 600 cavalos para atravessar o vasto oceano com 420 galões de gasolina e um litro de sopa de galinha. Seu destino-objetivo era Paris, mas depois de 14 horas e 56 minutos lutando contra ventos fortes e alguns leves problemas mecânicos, ela decidiu pousar seu avião em Derry, na Irlanda do Norte. Ela fez isso - a primeira mulher a voar sozinha através do Atlântico! Por esse feito de 15 horas de resistência e coragem, ela se tornou a primeira mulher a receber a Distinguished Flying Cross, e o vôo consolidou sua fama.

Mais tarde, Earhart disse a repórteres: “Eu nunca estive na Irlanda antes, mas a visão das cabanas de colmo e a maravilhosa grama e árvores verdes não me deixaram dúvida de que eu realmente havia feito a Ilha Esmeralda. Eu ainda estava mais seguro quando ouvi o sotaque do meu amigo Dan McCallion.

Depois de passar o dia em Derry, Earhart viajou primeiro para a Inglaterra e depois para Paris, onde o governo francês a premiou com A Cruz da Legião de Honra. Quando ela voltou para a América, o Presidente Hoover concedeu a ela a Medalha Geográfica Nacional, e o Congresso concedeu a ela a Cruz Voadora.

Em 1937, Amelia Earhart assumiu o desafio de ser a primeira mulher a voar ao redor do mundo. Esse desafio, no entanto, seria muito grande e ela desapareceu após decolar de Lae Nova Guiné, com destino à Ilha Howland, no meio do Oceano Pacífico. Uma tentativa de resgate durou 17 dias e percorreu mais de 250.000 milhas quadradas de oceano, mas ela nunca foi encontrada.

O aviador continua sendo um nome familiar nos EUA, e um aeroporto em seu estado natal, Kansas, foi nomeado em sua homenagem.


























Fonte: https://www.vintage-everyday.com/2020/05/amelia-earhart-first-transatlantic-flight.html