19.5.20

Conheça a mãe de todas as feministas, filósofa Mary Astell



Por Sienna Lee-Coughlin



Através de seus tratados afiados e escritos filosóficos, a autodidata Mary Astell galvanizou o movimento Sufrágio.



Domínio públicoO Estudo de Joshua Reynolds para o Retrato de uma Jovem, freqüentemente citado (embora muitos digam incorretamente) como sendo um retrato de Mary Astell.

Antes de Gloria Steinem, havia Mary Wollstonecraft, e antes de Mary Wollstonecraft, havia Mary Astell. Embora amplamente desconhecida hoje em dia, Mary Astell é creditada por muitos historiadores como a “primeira feminista inglesa” - ou protofeminista, para ser mais preciso - colocar a caneta no papel.

Astell escreveu com um humor feroz e um profundo entendimento da posição social desfavorecida das mulheres em seu tempo, principalmente devido à falta de educação. Ela levou uma vida perigosamente independente para uma mulher que, como o "sexo mais justo", normalmente seria pastoreada por seu pai ou marido.

Mary Astell, no entanto, se tornaria uma respeitada filósofa, panfletária e polemista por direito próprio, e criou um nome para si mesma como pioneira do pensamento feminista .

Então, continue lendo para uma breve visão geral da vida de Mary Astell, uma mulher cuja influência é tudo menos isso.
A realização de uma feminista, Mary Astell

Mary Astell nasceu em Newcastle upon Tyne, na Inglaterra, em 12 de novembro de 1666, em uma família de comerciantes de carvão da classe média.

Ela nunca recebeu uma educação formal, que era o triste destino de muitas meninas da época de Astell. Felizmente, no entanto, ela foi instruída quando jovem por seu tio clérigo, Ralph Astell, que freqüentou a Universidade de Cambridge durante o importante movimento filosófico conhecido como platonismo de Cambridge, uma influência claramente vista nos trabalhos posteriores de Astell.

A vida de Astell sofreu uma reviravolta quando seu pai morreu em 1678, aos 12 anos, deixando-a sem dote e forçando-a a viver com sua mãe e tia. Então, seu tio faleceu apenas um ano depois, deixando-a encarregada de sua própria educação, que ela buscava com atenção lendo qualquer coisa em que pudesse pôr as mãos.

A bióloga póstuma de Astell, 1986, Ruth Perry, sugeriu que perder essas figuras masculinas e atingir a maioridade em uma pequena comunidade de mulheres poderia ter sido um fator crucial em sua visão feminista.
A mudança de Mary Astell para Londres

Aos 20 anos, sua mãe e tia haviam falecido e Astell, um espírito órfão e independente, sem perspectivas de casamento, partiu para Londres aos 22 anos. Essa era uma decisão que certamente era incomum para uma jovem de sua época.

Se ela fosse homem, possuindo a fé e a inteligência que Astell possuía, provavelmente teria seguido o ensino superior, seria ordenada como sacerdote e publicado volumes de sermões. Mas, como mulher, não era assim tão simples.


Wikimedia CommonsLady Catherine Jones, retratada aqui como a mulher de azul, foi uma das padroeiras de Mary Astell em Chelsea que ajudou as obras da feminista a se concretizarem.

Logo depois de Astell chegar a Londres, ela se mudou para o subúrbio de Chelsea, que abriga artistas, intelectuais e famílias ricas que procuram uma pausa no centro de Londres. Ela fez amizade com um círculo interno de estudiosos da literatura, principalmente uma mulher chamada Lady Catherine Jones, cuja família ela se juntou mais tarde.

As duas mulheres permaneceram próximas até a morte de Astell. Um historiador descreve essa amizade como sendo "íntima, até apaixonada, mas aparentemente não sempre feliz".
Carreira literária florescente de Astell

Depois que Astell chegou a Londres, ela escreveu corajosamente a William Sancroft, o arcebispo de Canterbury, anexando dois volumes de sua poesia. Ela recebeu alguma ajuda dele e, em 1689, dedicou sua primeira obra, A Collection of Poems , a ele.

Enquanto mulheres de uma era anterior que escreveram para consumo público "perderam suas reputações" e foram rejeitadas como excêntricas, sexualmente soltas ou socialmente inaceitáveis, Astell participou ativamente do ambiente intelectual florescente do início da Era do Iluminismo e conquistou seguidores entre mulheres aristocráticas .

Então, em 1693, quando Astell tinha 27 anos, ela escreveu para um importante platonista de Cambridge chamado John Norris, criticando uma de suas teorias.

Suas conversas quentes terminaram com o estimado platonista que considerou os pensamentos de Astell em seu trabalho tão impressionantes que ele não apenas alterou seus argumentos, mas também publicou sua correspondência em 1695.

Astell manteve a prática de criticar importantes pensadores do sexo masculino ao longo de sua carreira de escritor. Ela se envolveu e desafiou filósofos políticos de sua época, como Thomas Hobbes, John Locke, conde de Shaftesbury, Daniel Defoe e Charles D'Avenant.
Criando sua Canon literária


Wikimedia CommonsPágina de rosto da terceira edição de Uma proposta séria de 1693 .

Embora seus desafios políticos e filosóficos fossem celebrados, seriam as reflexões de Astell sobre o feminismo que cimentaram seu lugar na história da literatura.

Ela finalmente escreveu seis livros e dois panfletos bastante longos discutindo educação, política e religião - todos com uma agenda feminista subjacente e condenando o triste estado da educação das mulheres e a resultante ignorância de seu sexo.

Ela se referiu ao papel da educação na vida de uma mulher contemporânea como reduzi-la a meras "tulipas em um jardim", cuja utilidade se estendia apenas até o ponto de "fazer uma bela exibição e não servir para nada".

Talvez seu trabalho mais importante seja o impressionante livro de duas partes, Uma proposta séria para as mulheres, para o avanço de seu verdadeiro e maior interesse por um amante de seu sexo , publicado em 1694 e 1697.

Em sua Proposta Séria , Astell defendeu uma comunidade religiosa e intelectual feminina que proporcionasse às mulheres um ensino superior e que substituísse o convento, que havia sido perdido para as mulheres na Inglaterra após a Reforma e Dissolução Protestantes dos Mosteiros na década de 1530.

Apesar de ser anglicana firme, Mary Astell foi ridicularizada por sugerir algo que soou como um "convento protestante".

A princípio, a princesa Anne (a futura rainha Anne I) ficou intrigada com a noção de uma utopia educacional feminina e considerou doar dinheiro para apoiar seu estabelecimento. Mas para uma Inglaterra profundamente alérgica ao "papai", essa idéia cheirava muito ao catolicismo e nunca foi implementada na época de Astell.

Enquanto ela estava viva, no entanto, Astell liderou uma carreira literária prolífica. Em seu livro de 1700, Algumas reflexões sobre o casamento , Astell pediu às mulheres que escolhessem um parceiro mais racionalmente.

“Uma mulher não tem grandes obrigações para com o homem que faz amor com ela”, argumentou Astell, “ela não tem motivos para gostar de ser uma esposa ou para considerá-la um pedaço de preferência quando é considerada uma mulher superior. -Servo; não há vantagem para ela neste mundo; se gerenciado corretamente, pode ser um para o próximo. ”

Em 1703 Uma investigação imparcial sobre a causa da rebelião e da guerra civil neste reino , ela abordou o clima político complexo e controverso de seu tempo, e em 1705 A religião cristã, como professada por uma filha da Igreja da Inglaterra , ela defendeu brilhantemente sua amada igreja anglicana e argumentou que o direito de uma mulher à liberdade e à racionalidade lhes foi concedido por Deus.

Talvez mais famoso, Astell escreveu:


“Se todos os homens nascem livres, como é que as mulheres nascem escravas? Como devem ser, se o ser submetido à inconstante, incerta, desconhecida e arbitrária vontade dos homens for a perfeita condição de escravidão?
Seus anos finais


Wikimedia CommonsJohn Locke, um dos pensadores masculinos de destaque da época de Mary Astell, dos quais a feminista teve muitas críticas.

Nos seus últimos anos, Mary Astell se aposentou da escrita e uniu forças com sua boa amiga Lady Catherine e várias outras mulheres para fundar uma escola de caridade para meninas em Chelsea em 1709.

A combinação da escola das meninas, seus próprios estudos e sua fé a mantiveram ocupada até os dias finais. Em maio de 1731, Astell morreu de câncer de mama, depois de sofrer uma mastectomia dolorosa. Ela teria passado seus últimos dias em isolamento voluntário em uma sala ao lado de seu próprio caixão.

Após sua morte, Mary Astell foi celebrada por suas realizações literárias. Ela era bem conhecida entre os círculos políticos e filosóficos da época e foi lida por importantes figuras masculinas que tinham a posição de perpetuar suas obras.

Alguns estudiosos chegaram ao ponto de dizer que ela influenciou a obra-prima literária de Samuel Richardson, Clarissa . Suas ideologias feministas tiveram repercussões particularmente fortes entre as mulheres que aplaudiram e imitaram Astell em seus próprios escritos pelas próximas gerações.

Seu nome escapa amplamente ao radar a favor de escritores feministas mais modernas, e aqueles que estudam a obra de Astell nos dias de hoje muitas vezes perdem de vista o contexto histórico em que ela existia e entendem sua fé zelosa e posições políticas conservadoras como antitéticas ao feminismo.



No entanto, seus escritos continuam sendo importantes no estudo dos direitos das mulheres, da filosofia do Iluminismo e do pensamento religioso e político moderno. Mary Astell merece reconhecimento por seu trabalho em defender o direito dado pelas mulheres à educação e liberdade.