21.6.11

1970 - Brasil é tri no México

Jornal do Brasil: Segunda-feira, 22 de junho de 1970

A Copa do Mundo de Futebol de 1970 foi realizada no México entre os dias 31 de maio e 21 de junho. Contou com a participação de 16 seleções.

Dados da Copa do Mundo de Futebol de 1970

Seleções participantes: União Soviética, México, Belgica, El Salvador, Itália, Uruguai, Suécia, Israel, Brasil, Inglaterra, Romênia, Tchecoslováquia, Alemanha Ocidental, Peru, Bulgária, Marrocos.

Campeão da Copa de 70: Brasil (tri-campeão nesta copa)
Vice:
Itália

Jogos do Brasil:

1ª Fase: Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia / Brasil 1 x 0 Inglaterra / Brasil 3 x 2 Romênia

Quartas de Finais: Brasil 4 x 2 Peru

Semi Finais : Brasil 3 x 1 Uruguai

Final: Brasil 4 x 1 Itália (Gols do Brasil : Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto)
Escalação do Brasil na Final: Félix, Carlos Alberto, Brito e Piazza, Everaldo, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho e Tostão; Pelé e Rivelino

Campanha do Brasil: 6 jogos / 6 vitórias / 19 gols pró / 7 gols contra

Artilheiro da Copa de 1970: Muller (Alemanha Ocidental) com 10 gols

Curiosidade:

Juanito, mascote da Copa de 1970O mascote da Copa do Mundo de Futebol de 1970 foi um garoto mexicano, com sombreiro, chamado Juanito.


O Brasil consagrou a vitória, conquistando o tricampeonato mundial num jogo contra a Itália. A partida foi disputada no Estádio Azteca, na Cidade do México.

Quando Carlos Alberto ergueu aos céus a Taça Jules Rimet, 700 milhões de pessoas em 50 países comprovaram a supremacia do futebol brasileiro.

Aos 19 minutos, Rivelino centra para Pelé cabecear diante da defesa italiana, 1 a 0. Dois minutos depois, um empate. Aos 21 minutos do segundo tempo, Gerson, driblando dois italianos, desempata com um chute forte e cruzado. Jairzinho, o artilheiro do Brasil, consolidou a vitória aos 26 minutos, depois de receber um sensacional passe de cabeça de Pelé. Aos 43 minutos, a consagração. Pelé matou na coxa e abriu na direita para Carlos Aberto fulminar as esperanças dos italianos.
Jornal do Brasil: Segunda-feira, 22 de junho de 1970


A goleada de 4 a 1 sobre a Itália espelhou a superioridade de um time que venceu as 12 partidas disputadas na campanha da IX Copa do Mundo.
Jornal do Brasil: Segunda-feira, 22 de junho de 1970
Esta copa deu outra dimensão ao futebol defensivo, que na última copa foi considerado o único eficiente e vitorioso. Com jogadores no auge de sua técnica, comandados por um trio de preparadores físicos - Admildo Chirol, Claudio Coutinho e Carlos Alberto Parreira - a equipe tinha prazer em atacar.

Quando o juiz Rudi Glockner deu o jogo por encerrado, iniciou-se um dos maiores carnavais do país. Toda a população carioca saiu às ruas para comemorar o tricampeonato com alegria nacional: carros engalanados, janelas enfeitadas, ruas coloridas.

Associando-se ao sentimento do povo, o Presidente Garrastazu Médici divulgou uma mensagem de felicitações e agradecimentos à delegação brasileira.


O homem que dirige a seleção

Jornal do Brasil: Segunda-feira, 22 de junho de 1970
Sob o técnico recai, além da responsabilidade de vencer o jogo, a frustração pela sua impotência de depender da ação de seus jogadores. Nas eliminatórias a equipe foi dirigida por João Saldanha, que convocou o que havia de melhor no futebol brasileiro. Foi demitido por resistir a uma tentativa de interferência do então presidente da República, o general Emilio Garrastazu Medici.
O técnico Zagallo assumiu às vésperas do torneio, o qual aproveitou a base do time armado por Saldanha e fez algumas modificações, que resultaram fundamentais para a conquista do título.
Fonte: Jblog