A Teoria dos Dois Campos é lançada em Szklarska Poreba, na Polônia, por ocasião da constituição do Kominform (Birô de Informação Comunista), a 22 de setembro de 1947, sendo uma réplica frontal ao Plano Marshall de auxílio à Europa. Tal teoria servia assim, a dois propoósitos, sendo o primeiro o de manter toda a população soviética unida em torno da doutrina stalinista, abafando de modo eficaz qualquer tipo de revolta contra o governo, e por outro lado, servia para demonizar o outro lado, o dos norte-americanos, tornando-os inimigos a serem batidos pelo bem da sociedade proletária, facilitando a união dos comunistas espalhados pelo mundo em torno da URSS . Bibliografia:Por Emerson Santiago
SCHILLING, Voltaire . Zdanov e a Teoria dos Dois Campos . Disponível emhttp://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2008/02/19/000.htm . Acesso em 20/06/2011.
29.6.11
Teoria dos dois campos
É conhecida como “Teoria dos dois campos” a fórmula geopolítica idealizada por Andrei Zdanov, político soviético e ideólogo do stalinismo, que foi utilizada como pretexto para que o Partido Comunista Soviético dinamizasse sua influência ante os países do Leste Europeu, tornando-os assim “satélites” soviéticos. Consistia tal teoria ainda numa resposta à política norte-americana pós-guerra de distanciamento e hostilidade aos comunistas, especialmente após o discurso de Winston Churchill em Fulton, Missouri, Estados Unidos (de onde surgiu a famosa expressão “Cortina de Ferro”) além da iniciativa do Plano Marshall, que acabou deixando de fora os países do bloco socialista, adicionando-se a tal conjuntura as ideias da chamada “Doutrina Truman”, que claramente esboçavam uma política de isolamento em relação à crescente influência soviética na Europa e no extremo oriente.