Replica - Maquina de Thomas Saint Barthelemy Thimmonier Elias Howe Primeira Maquina Singer Maquina de Costura Reta Industrial Eletronica
29.6.11
História da Maquina de Costura
O mundo da moda é fascinante, mas muitas vezes não vemos o que esta por traz da roupa em si. Como a peça foi confeccionada, por quem. Às vezes dão mais importância para aquele desenvolve do que aquele faz a peça e que não deixa de ser o criador como a costureira ou operador de maquina.
A maquina de costura é sem duvidas uma invenção fantástica que por meio dela as roupas podem ser confeccionadas mais rápidas e terem costuras mais firmes e seguras. Ela cria uma cadeia de laçadas de linha interligada numa pequena seção de tecido, através do seu sistema de formação de ponto, assim ela unir e prender partes de tecidos ou outros materiais.
Londres, 1790 Thomas Saint, foi o primeiro a criar a costura feita a maquina, no qual ele costurava cabedal (parte superior do calçado). Com o passar dos anos tiveram diversos melhoramentos. Mas foi Josef Madersperger um alfaiate de Kufstein, que fez em 1814 a primeira maquina de costura.
Já em 1830, um alfaiate francês chamado de Barthelemy Thimmonier, foi o primeiro a produzir máquinas de costura em quantidades comerciais e colocá-las em uso prático. Em decorrência disso houve uma manifestação de vários alfaiates, que se sentiram ameaçados com o novo invento e atearam fogo na fabrica. Depois do ocorrido Thimmonier quase foi linchado depois ele que estava confeccionando o fardamento para o Exercito Francês de forma mais rápida, o alfaiate fugiu para a Inglaterra e acabou voltando para a França sem muito sucesso.
Em 1846, Elias Howe pateteou um modelo com laçadeira sincronizada com a agulha que teve por base o modelo de Walter Hunt de 1834.
As revoluções surgirão mesmo em 1850, quando um americano chamado Isaac Merrit Singer, observava algumas maquinas de costura em uma oficina da cidade de Boston, Ele propôs substituir a agulha curva por uma reta e fazer a laçadeira mover-se em vai-e-vem (e não em círculos), além disso, ele adaptou pedal nas maquinas. Outra grande vantagem da máquina de Isaac Singer era permitir costuras em qualquer sentido, não só em linha reta. Em poucos dias e com baixo custo, estava pronta a primeira máquina de costura que era realmente eficiente para uso doméstico.
Singer solicitou uma patente em 1851 e continuou a melhorar sua máquina até sua morte em 1875 aos 63 anos. Isaac Singer fundou então a Singer, empresa que lançou o sistema de venda a prestações e deu visibilidade mundial a esta máquina. Em 1910, iniciou a fabricação em série de máquinas elétricas de costura, que passaram a dominar o mercado.
Atualmente tanto as maquinas domesticas como as industriais ganharam inovações como a lubrificação automática (industriais), o uso de servo motor que diminui o barulho em até 30% e o consumo de energia em até 70% com relação às maquinas tradicionais, o uso de controlador eletro-eletrônico que passaram a ser programadas e desta forma ganham mais produtividade podendo programar, por exemplo, a posição da agulha quando termina a costura, posição do calcador, quantidade de ponto, velocidade da maquina sem controlar pelo pedal, acionar o retrocesso com apenas um toque, corte de linha, etc.
Com o passar do tempo criaram maquinas especificas como: botoneiras, caseadeira, elastiqueira, pespontadeira, travete, zig-zag, interloque, overloque, maquinas de braço, uma variedade para cada fim.
A maquina de costura contribuiu para um melhor custo beneficio, pois as peças naquela época eram costuradas a mão, o que fazia as peças serem muito caras e sem contar com o cansaço físico e mental, para se fazer a costura.
"Depois do arado, esta máquina de costura é talvez o instrumento mais abençoado da humanidade", Lois Antoine Godey, em 1856.
"Ela é uma das poucas coisas úteis já inventadas", Mahatma Gandhi, o líder hindu.
Fonte: http://confeccaoevestuario.blogspot.com/2011/01/o-mundo-da-moda-e-fascinante-mas-muitas.html