26.7.11

Legião Romana

Por Fernando Rebouças
O exército romano tinha como divisão fundamental a “legião romana” formada por um número de 1.000 a 8.000 soldados, essa quantidade variava conforme as baixas ocorridas nas batalhas. A legião também era composta, além dos soldados, por servos, escravos e seguidores.

Segundo a história antiga, durante a campanha na Gália, a legião romana de Júlio César era formada por mais de 3.000 homens. As legiões teriam surgido ainda no início do estado romano, quando a região travava conflitos com os etruscos, samnitas, vênetos entre outros. Nessa fase, as tropas eram formadas, na maioria das situações, por homens de diferentes profissões e lugares.

Quando surge o grande Império Romano, principalmente no século 1 a.C, surge também a necessidade por um exército fixo e profissional pronto para qualquer campanha e batalha. No início, o exército romano era formado pelos homens capturados das regiões dominadas. Porém, para receber a cidadania romana, era necessário que o indivíduo lutasse e permanecesse vivo.

Os legionários andavam munidos de lança, espada pequena, punhal, armadura e escudo. Não era o tempo das armas de fogo, mas os soldados legionários desenvolviam técnicas de movimentos rápidos e flexibilidade com as armas manuais. Em muitos casos, mudavam a direção da rota de campanha para surpreender os inimigos.

O deslocamento das tropas era efetuado por um sistema de sinalizações regido por estandartes e flâmulas. O termo “legião” provém da palavra latina “legio” que significa conjunto. As tropas legionárias apresentavam limitações em terrenos de floresta densa, pois os troncos das árvores dificultavam a movimentação dos soldados e a mira de suas lanças.

Em determinados períodos do Império Romano, cada general ou alto magistrado possuía uma ou mais tropas de legionários que o obedeciam e o protegiam. No período da República romana, cada cônsul era responsável por sua própria legião.

A legião era disposta em infantaria pesada, soldados que lutavam a pé. Sua organização era desenhada em forma de xadrez, com intercalação de tropas. A linha de frente era composta pelos mais jovens, conhecidos como ‘hasti”, a segunda linha era composta por homens mais fortes, referidos como “príncipes”, na terceira linha, iam os mais experientes.

Nos registros históricos, as legiões romanas conseguiram vencer as tropas gregas, cartaginesas, gaulesas, bretões, sírias, egípcias, hispânicas e lusitanas. Os grupos de legião conseguiram dominar dez mil quilômetros de fronteiras, tendo seu auge ainda no século 1 a.C.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_romana
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-lutava-uma-legiao-romana
Ilustração: http://civilianmilitaryintelligencegroup.com/?p=6018