20.7.11

Michelangelo e a Sistina

Magoado com o papa, o artista não queria pintar o teto da capela.


O conjunto de afrescos pintados no teto da Capela Sistina, no Vaticano, forma uma das mais belas e importantes obras-primas da história. No entanto, Michelangelo jamais aceitou de bom grado a encomenda do papa Júlio II para realizar a pintura, em 1506. Tanto que começou o trabalho só dois anos depois.
A recusa de Michelangelo tem uma explicação. Ele passara o ano de 1505 envolvido com a construção do túmulo do papa. Estava tão obstinado que ficou oito meses em Carrara cavando mármores e enviando a Roma. Quando a praça de São Pedro já acumulava centenas de blocos de mármore, outro escultor, Bramante (1444-1514), persuadiu o papa não só a construir um túmulo para si mas também a reconstruir toda a praça – trabalho que seria feito por ele. O pontífice embarcou na idéia e abandonou o projeto de Michelangelo, que ficou cheio de dívidas. E de rancor.
Assim, a encomenda do papa para a pintura da Sistina chegou como uma ofensa aos ouvidos de Michelangelo, que fazia questão de afirmar-se como escultor e considerava a pintura uma arte menor. Ele resistiu até 1508, quando a insistência de Júlio II se transformou em uma ordem. Ascanio Condivi, discípulo e biógrafo de Michelangelo, escreveu que foram os inimigos do artista que convenceram o papa a chamá-lo para fazer a abóbada. Esperavam que ele fracassasse em pintar a imensa superfície de 680 metros quadrados. Consciente de que sua carreira estava em jogo a partir daquele trabalho, Michelangelo decidiu mostrar ao papa – e ao mundo – o que o escultor era capaz de fazer.

Trabalho árduo
A pintura começou em 1508 e foi concluída apenas em 1512
Cenas bíblicas
Depois de alguns estudos, Michelangelo decidiu conceber a obra como uma composição única com cenas do Antigo Testamento da Bíblia, como a criação de Adão, a expulsão do Paraíso e o dilúvio. Os traços vão além de imitações de formas naturais e idealizam a busca de um modelo de beleza clássica.
Linhas certas
O afresco é a técnica de pintura mural mais antiga e resistente. A pintura é feita sobre argamassa de cal queimada e areia úmida – ou fresca, daí o nome. Como seca muito rápido, o pintor tem de ter uma idéia precisa do trabalho e executá-lo rapidamente.
Céu estrelado
A Sistina tem pinturas de outros artistas, como Sandro Botticelli, Cosimo Rosseli e Domenico Ghirlandaio. Todas foram feitas entre 1481 e 1483. Quando começou sua obra, Michelangelo encontrou um grande céu estrelado pintado por Pier Matteo D’Almelia no teto onde executaria seus afrescos.
Serviço insalubre
Por mais de quatro anos, com breves intervalos, Michelangelo trabalhou em pé com a cabeça virada para cima. Tanto que, meses depois de terminada a obra, tinha que colocar acima da cabeça tudo o que precisava ler. Por vezes, para driblar a fadiga, o artista trabalhava deitado.
Me deixem só
Outra tarefa que o artista delegou aos assistentes foi a montagem dos andaimes, a limpeza dos pincéis e o preparo dos pigmentos e da argamassa. Ele rejeitou ajuda até mesmo de gente trazida de Florença pelo amigo Grannacci, como Giuliano Bugiardini e Aristotele de Sangallo.
Tamanho GG
Embora pudesse contar com vários artistas e aprendizes, Michelangelo decidiu trabalhar sozinho na pintura. Aos poucos assistentes que aceitou, sobravam tarefas como ampliar os originais do mestre que vinham em escalas menores.