Assim como colonialismo, a palavra imperialismo não é algo novo na história, mas ganhou um significado especial dado por Lênin no início do século XX. O conceito de imperialismo foi ligado ao desenvolvimento do capitalismo. Na fase superior do capitalismo (1947) Lenin previu que os países ocidentais dominariam países não-industrializados para sustentar seu crescimento e, oportunamente, o resto do mundo seria absorvido pelos capitalistas europeus. Este estágio do desenvolvimento capitalista e esta forma global de dominação poderia ser chamado de imperialismo.
Na Inglaterra, a fase imperial estava vinculada à todos os tipos de ideologia cultural. A ideologia racial foi crucial para o estabelecimento do império. O imperialismo neste caso estava ligado à idéia de uma missão civilizadora, ao pressuposto da superioridade racial e, a diferença fundamental entre civilização e selvageria. Com isso, a missão civilizadora assumiu uma diferenciação básica entre as raças branca e não branca.
O imperialismo pode ser definido como um sistema econômico de penetração e controle de mercados sem necessariamente ter o controle político direto, como no caso do imperialismo americano o qual foi subjugando várias nações por uma quantidade de tempo considerada.
Agora, pensando em Pós-Colonialismo devemos ter em mente que definir o termo pós-colonial ou pós-colonialismo não é uma tarefa fácil, pois tem sido tema de um debate interminável. Estes termos têm sido contestados por muitos críticos.
O prefixo "pós", por exemplo, é contestado por seu significado, pois dá a idéia de vir depois ou suplantar. Para alguns críticos, se as conseqüências do colonialismo ainda estão presentes e visíveis, então é um exagero prematuro anunciar o fim do colonialismo.
Deve-se considerar que um país pode ser ao mesmo tempo politicamente independente, porém economicamente e culturalmente ser dependente. Tem-se sugerido que é mais útil pensar em pós-colonialismo não apenas como aquilo que vem depois do colonialismo (neste caso isso significaria o seu fim) mas sim de uma forma mais flexível, que englobaria a contestação da dominação colonial e os legados do colonialismo.
Fonte: www.africaessays.com
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/48631/1/Imperialismo-e-Pos-Colonialismo/pagina1.html#ixzz17TlZJJhC