Mito Grego Que Explicar os Males do Mundo
A caixa de Pandora é um mito inventado na Grécia para explicar como os males atingiram o mundo. No entanto não existe apenas uma versão desta história, e não é possível saber qual entre tantas é a verdadeira versão. Na história grega a vinda da mulher ao mundo foi a responsável pelo período de desgraças que acometeria o homem e a humanidade como um todo, pois foi a mulher, Pandora, a responsável por abrir a caixa e assim libertar a maldade, violência e outros sentimentos e acontecimentos negativos.
Origem
Diferentes Histórias
Algumas histórias dizem que Pandora estava dentro da caixa e quando saiu dela trouxe consigo os males. Os estudiosos acham a história extremamente semelhante com a história contada pela Bíblia, na qual uma outra mulher, Eva, teria inaugurado um período de tristezas e sofrimento para os homens. As duas histórias refletem uma visão patriarcal do mundo, na qual as mulheres deveriam ser cuidadas para que não saíssem por ai “fazendo besteiras”. Conheça esse mito tão curioso, que tenta explicar os problemas do mundo:
Pandora
Mitos Curiosos
- O mundo antes da chegada do sexo feminino era um ambiente tranqüilo. Nele, só existiam deuses, Titãs e homens.No entanto, mesmo que fosse tranqüilo, o ambiente não era justo: os deuses possuíam regalias e os humanos, nem mesmo direito a utilizar o fogo possuíam. Foi então que um herói chamado Prometeu resolveu dar um jeito na situação, e roubou o fogo dos deuses para ofertá-lo à humanidade.
- Os deuses ficaram furiosos com isso, e Zeus decidiu se vingar do acontecimento. Foi então que teve a idéia de criar a primeira mulher, Pandora (que significa “presente de todos”) e enviá-la a um humano.
- Para que o presente fosse mais atrativo, cada deus deu um toque especial à Pandora (que também significa “dom de todos”, ou seja, o dom de todos os deuses reunidos em um único lugar). Afrodite lhe deu beleza e sedução, Atena foi responsável por dar-lhe adornos e Hefesto foi quem forjou a mulher.
A História de Pandora
- Depois que Pandora foi “finalizada”, os deuses a deram a Epimeteu. Embora ele já tivesse sido aconselhado a não aceitar presentes dos deuses, ele não resistiu e aceitou Pandora como esposa.
- Logo que a recebeu, Epimeteu a alertou sobre uma caixa que não deveria ser aberta nunca, mas não disse o que tinha na caixa. Curiosa, Pandora abriu a caixa, e descobriu da pior maneira possível que ali estavam reunidos todos os males do mundo. Uma outra versão diz que Epimeteu recebeu a caixa de presente, e não sabia o que tinha lá dentro. Curioso, resolveu abrir a caixa, e recebeu um presente uma desgraça: o presente foi a bela Pandora. A desgraça, todos os males do mundo que foram libertados e começaram a afligir os homens. O único ponto em comum nessa história toda, é que são sempre os curiosos que colocam tudo à perder…
Andressa Silva.
Fonte: http://www.culturamix.com/cultura/historia/a-historia-de-pandora